Técnica de Sombreamento em Circulos

1.2.

Para sombrear seus desenhos, cada artista tem sua forma distinta e peculiar de fazer. Na verdade, é isto que torna possível reconhecer a personalidade do artista em sua obra.

Estou publicando a técnica do “Circulismo”, pois na minha opinião, é a melhor forma de se obter uma boa definição da textura da pele, de paredes, ou qualquer superfície porosa.

Sombreamento em círculos é uma técnica que muitos artistas usam para atingir uma textura de pele realista no desenho. Os rostos das pessoas não são perfeitas e não devem ser prestados assim. Circulismo, como é mais conhecido, consiste em pequenos círculos sobrepostos/entrelaçando-se no tom correto formando a textura da superfície.

Os círculos não precisam ser perfeitos para conseguir esse efeito. A figura 1 ilustra simplesmente círculos que se sobrepõem e entrelaçam. São apenas um exemplo,  mas na pratica eles não precisam ser certinhos. A grande questão dos círculos é que a superfície sombreada não fica lisa (e não deve ficar mesmo), e pequenas diferenças de tons que formam nos círculos imitam a aparência dos poros.  Na figura 2, tem um rápido exemplo de como circulismo ficara em um desenho. Nele foi aplicado grafite 3B e misturado em um movimento circular com um esfuminho. A técnica circulismo também pode ser utilizada sem a finalização com o esfuminho, conforme sua preferência. Mas se for escolher entre fazer o sombreamento com riscos paralelos (ricando prá-la e prá-cá…), ou sombreamento em círculos…, Por Favor, escolha sombreamento em círculos

Valeu amigos, Se gostaram dessa dica, não deixem de comentar!

FONTE: Este artigo foi baseado na obra de Brian Duey. Aqui adaptei o texto com minhas próprias interpretações, com o intuito de torná-lo mais didático.

++ vEjA mAiS:

>>Veja mais Técnicas de desenho<<

>>Tecnicas de Grafite – Tutorial Completo<<

43 comentários em “Técnica de Sombreamento em Circulos

  1. Gostei muita da tecnica de sombreamento circulismo pela primeira vez depois de muita procura consegui encontrar a solução dos meus desenhos com esta tecnica poderei obter mais resultados bons. Gostei muuuuuuiito valeu

    Curtir

  2. Que site maravilhoso, tenho um atelie, onde dou cursos de desenho e pintura para crianças, você tem apostilado este material?
    Adorei !!!
    Obrigada!!!
    Tania

    Curtir

  3. Parceiro, tem como explicar melhor esse esfuminho? Estou praticando sombras a dedo, e não fica tão bom.. Desculpe a ignorância, ainda sou meio leigo no assunto, mas é algum tipo de ferramenta isso??

    Curtir

  4. Pingback: Tutorial – Como desenhar um Rosto Passo a Passo | A EXPRESSÃO DA ARTE

  5. Gostei! Já desenho um pouco, meu objetivo é usar o desenho como uma ferramenta e não como fim, tipo profissional. sou cabeleireiro e faço o desenho dos cortes de cabelo…. resumindo, estou procurando algo que me dê uma base boa para esse projeto, de fácil consulta e prátrico. Acho que aqui vou encontrar. Valeu.

    Curtir

  6. REALMENTE TO SURPRESU COM CADA ESPLICAÇAO,VOU SEGUIR A RISCO.NAO TENHU PRESSA ,QUERO APRENDER TUDO QUE EU PUDER ..VOCE E UM GRANDE PROFESSOR, CONTINUI SEMPRE ASSIM.

    Curtir

  7. na minha opiniao e uma das melhore tecnicas pos nao deicha marcas ja fiz e achei muito bom recomendo a todos!!! ja os de linhas e mas pra desenhos de mangá pra faz ranchuras ou efeitos.
    muito boas as esplicaçoes tiraram muito minhas duvidas sobre isso!!!
    VLW^^

    Curtir

  8. Muito bom seus desenhos e parabéns pela iniciativa de divulgar as técnicas gratuitamente….
    já posso até lhe chamar de “amigão”!

    Parabéns pelo seu trabalho!

    Curtir

  9. Pingback: Tutorial – Como desenhar um Rosto Passo a Passo « A EXPRESSÃO DA ARTE

  10. Pingback: Tutorial – Como desenhar uma boca e como desenhar os dentes a Grafite « A EXPRESSÃO DA ARTE

  11. Pingback: Desenhando Elipses « A EXPRESSÃO DA ARTE

  12. Pingback: Se vai Sombrear, faça essa sombra direito Poohh!!! « A EXPRESSÃO DA ARTE

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio