Se vai Sombrear, faça essa sombra direito Poohh!!!

Uma coisa que eu não gosto, é de ver um sombreado mal feito. As vezes vemos que a pessoa tem capacidade de fazer um trabalho melhor, mais por pura preguiça faz uma machinha ali, outra aqui, que mais parecem borrões e acha que o trabalho já está pronto. É diferente de quando ainda estamos aprendendo a sombrear, que apesar de o resultado não ficar 100%, você percebe que o artista se esforçou em fazer o sombreamento certinho…

Então pessoal, vamos caprichar nos nossos sombreamentos. Neste tutorial irei demonstrar diferentes formas de sombreamento para seus respectivos fins. (Este tutuorial e imagens são originalmente do artista Bryan  Duey, eu apenas o traduzi e tornei o texto mais prático conforme meu ponto de vista).

O sombreamento adequado é importante no desenho realista. Escolher o tom certo e caprichar no sombreamento pode valorizar muito o seu trabalho. Esfumar e sombrear são os métodos de texturizar mais  popular entre os artistas do lápis.

O grafite é um material maravilhoso. Você pode riscar em grafite e depois esfumá-lo com um esfuminho, algodão… . Ou seja, basicamente você faria alguns rabiscos no papel (Figura 1) e posteriormente passaria o esfuminho ou algodão para misturá-lo, ou esfumar (Figura 2). Você pode tentar esfumar seu grafite com materiais diferentes, como tecido, borracha plástica, esfuminho, com objetivo de encontrar texturas diferentes e com diferentes tonalidades. Uma dica, para fazer o sombreamento do rosto seria usar pedaços de tecido, eles dão um efeito muito suave, parecidos com a pele.
image image

image
O Circulismo é um método muito popular entre os artistas de sombreamento. Consiste em desenhar círculos bem pequenos que se sobrepõem e se entrelaçam. Circular até atingir o tom desejado até pode ser entediante, mas os resultados valem a pena. Este método é grande valia para reproduzir uma textura de pele realista (Imagem de sombreamento misturado). Use um toque leve e vai aumentando a preção aos poucos até chegar no desejado.

image
Com um esfuminho, misturamos o grafite demonstrado na figura 4, e o resultado fica uma textura mais lisa (Figura 5), e uniforme, mas não totalmente lisa (E não deve mesmo ser totalmente liso, pois a pele tem os poros, e o objetivo e tentar reproduzi-los também)!
image

 

 

(Circulismo misturado como exemplo)

shading tutorial - circulism

Sombreamento Dark

Os sombreamentos Dark, ou seja, aqueles bem negros, são aqueles que muitas pessoas têm dificuldade para obter essa cor  escura. Honestamente, o preto não é realmente uma cor fácil com de fazer com Lápis  grafite. Se você quiser pretos escuros, tente usar o carvão vegetal. Mas para quem não abre mão de um lápis como eu, para esses tons escuros, tente usar o lápis grafite 7B. Pressionando bastante  e com a técnica do circulismo ao aplicar o grafite no papel.

Quando se desenha com lápis tons escuros, o grafite fica com um brilho, o que prejudica a visão dependendo do anglo que se olha. Então fica uma dica: você pode diminuir o brilho se passar um fixador de verniz fosco (spray), quando o desenho for concluído.
shading tutorial - black
shading tutorial - blacks (Exemplo sombreado preto)

Sombreamento em cruz (Rachurado)

Você talvez em algum momento já usou esse método de sombreamento. É simples, mas é eficaz. Eu acho que é muito artístico também! Na verdade admiro muito desenhos em rachuras!

A idéia básica é de cruzar vários riscos como uma sobreposição de linhas. Comece desenhando um conjunto de linhas diagonais lado a lado. Em seguida, gire 90 graus o seu desenho e risque linhas diagonais que se sobrepõem as primeiras. Isto pode ser repetido várias vezes para construir o tom. O Sombreado pode ser  forte ou solto, dependerá do seu objetivo. (Futuramente farei um post completo ensinando de forma bem prática como usar esse método de sombreamento muito elegante!)
shading tutorial - crosshatch image

Rachuras apertadas

Essa técnica de sombreamento é semelhante a de Cruz acima, só que nessa, todo o espaço e preenchido com trações paralelos e perpendiculares. Ao contrario do circulismo, nessa técnica, pretende-se preencher todo o espaço com riscos retos que se cruzam formando um angulo de 90º. Esta técnica pode ser utilizada para fazer textura de pelos de animais, por exemplo.
shading tutorial - crosshatch
shading tutorial - crosshatch

Sombreamento com Lápis de Cor

Sombrear com lápis de cor  pode ser bastante frustrante. Consegui um resultado melhor quando apliquei a técnica do circulismo. Ela realmente ajudou no trabalho com lápis de cor.

shading tutorial - colored pencil
shading tutorial - colored pencil

Sombreamento com Pastel

Sombrear com pastel  é bastante fácil. Uma vez que eles são bastante suaves, misturá-los não é um problema. Pelo menos acho que não. Rabisco alguns pigmentos de pastel sobre o papel e depois o espanho, usando um pedaço de tecido, por exemplo.

shading tutorial - pastel shading tutorial - pastel

shading tutorial - pastel

.

.

.

.

.

.

Créditos:

FONTE: Este artigo foi baseado na obra de Brian Duey. Aqui adaptei o texto com minhas próprias interpretações, com o intuito de torná-lo mais didático.

Se gostou desta dica, deixe seu comentário!

 

++ vEjA mAiS ReLAcIonAdOs

>>DESENHANDO GRAMA E CAPIM – “Desenho Negativo”<<

>>Desenhando Pelos de animais – Dicas de MJ Sibley<<

>>Tecnica do Circulismo<<

++ vEjA mAiS diVErsOs

>>Seja Assinante desse Site Gratuitamente<<

>>Me siga, Me adicione nas maiores Redes Sociais<<

Anúncios

32 comentários em “Se vai Sombrear, faça essa sombra direito Poohh!!!

  1. Nossa estou amando os post,apesar de eu anda não ter muitas técnicas,eu me esforço para melhorar a cada dia.Encontrei aqui o lugar perfeito para aprender..Muitos obrigado sua forma de explicar é simples de entender,e isso facilita muito.Parabéns pelo trabalho!!!

    Curtir

  2. UAU, meus parabéns!!! Seu blog é uma das melhores coisas que já vi, muito obrigada por compartilhar esse talento todo conosco! Tudo o que puder postar sobre sombreamento vai ser de imensa ajuda para uma leiga como eu, que sonha em fazer desenhos realistas, mais uma vez parabéns! Abraço! *-*

    Curtir

  3. Pingback: Tutorial – Como desenhar um Rosto Passo a Passo | A EXPRESSÃO DA ARTE

  4. Eu adorei essas dicas, eu desenho, e a parte que eu mais gosto é o sombreamento no desenho, jà estou bem conhecido no meu bairro eu desenho seus rosto.. E eu adoro passar o jeito do desenho como se fosse sua ft!… Eu amo as imagem que fasso.
    Vlw…. Adorei as dicas… Brigad

    Curtir

  5. E INCRIVEL ATE NO JEITO DA CRITICA QUE VOCE FAZ,AGENTE CONSSEGUE APRENDER,,CARAMBA MUITO BOM MESMO.PRIMEIRO VOU LER E RELER TODU O ARQUIVO.EM SEGUNDU LUGAR ,PREPARAR MEU AMBIENTE DE TRABALHU E EM TERÇEIRO COMESSAR UM TRABALHU..

    Curtir

  6. ei como faço pa resolver meu problema” kerer logo q o desenho fike pronto” isso me faz errar o cabelo os olhos…tudooo….ai o desenho só tem um tom de igualdade….mas nunca é oq eu kero pa ser….!!!! ????

    Curtir

  7. Pingback: Tutorial – Como desenhar um Rosto Passo a Passo « A EXPRESSÃO DA ARTE

  8. Legal! Gostei da idéia do tecido para sombrear pastel. Eu uso esfuminho, mas às vezes marca muito. Aliás, parabéns pelas dicas e tutoriais. Super didáticos!

    Curtir

  9. A empresa Joaninha & Cia agradece a sua atenção Sr. Ornam MMaia. Gostamos muito de seu trabalho e gostariamos de estar contratando o Senhor para trablhar em nossa empresa. Achamos o trabalho e criatividade do Senhor muito legal. Se o Senhor se entereçar entre em contato com nossa empresa.

    Curtir

  10. Pingback: Desenhando Elipses « A EXPRESSÃO DA ARTE

  11. Verdadeiramente, a paciência e fundamental, quando começamos a correr com o desenho e usar o lado racional para executar os detalhes perdemos o foco, é necessário uma pausa um descanso e somente depois voltar com tudo.

    Curtir

    • É isso ai, falou tudo agora!!
      Mas sendo realista da minha parte, eu tenho muita dificuldade em deixar minha imaginação solta e não deixar que o racional fique mandando no meu desenho! Essa parte ainda tenho que exercitar muito!!!

      Curtir

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s