Desenho Realista é Arte? Porque os modernistas não aceitam?

Durante as primeiras décadas, a arte moderna foi um fenômeno exclusivamente europeu. As primeiras sementes de idéias modernas vieram dos artistas do romantismo, como Charles Baudelaire, e do realismo. Em seguida, representantes do impressionismo e pós-impressionismo experimentaram começando com as maneiras novas de representar a luz e o espaço através da cor e da pintura. Nos anos pré-I Guerra Mundial do século XX, uma explosão criativa ocorreu com fauvismo,cubismo, expressionismo e futurismo.

I Guerra Mundial trouxe um fim a esta fase, mas indicou o começo de um número de movimentos anti-arte, como dada e o trabalho de Marcel Duchamp, e do surrealismo.

Fonte: wikipedia

Muito se discute entre alguns artistas adeptos das modalidades do modernismo, e até do pós-modernismo (arte contemporânea), se os desenhos realistas podem ser considerados como arte ou não.

As alegações principais dos que questionam se o desenho realista é arte, seria dizer que o desenho não tem nenhuma contribuição a mais para a sociedade. Que o desenhista não fez nada além de copiar a foto, e que não passa nenhuma mensagem… . Ou seja, que é um trabalho cujo único propósito que se pode alcançar é a mimese.

Por outro lado, quem defende a o desenho realista como Arte, diz que os desenhistas realistas tem um senso crítico muito apurado, e o usam esse bom senso a todo momento para alterar tons, luz, aumentar ou diminuir o contraste, de forma a alcançar o objetivo esperado. Essa manifestação da artista, é que difere ele de uma simples máquina de copiar. Tudo que é feito pelo desenhista é feito com muita dedicação.

Outro ponto interessante, é que cada desenhista, tem suas características, seus traços. Se pedir para 10 artistas diferentes fazerem um desenho da mesma foto, os 10 desenhos terão características diferentes, e aos que conhecem o trabalho dos artistas, conseguiram identificar em cada desenho, o seu autor.

O desenhista realista, da o melhor de si, usa do mais alto grau da capacidade humana para reproduzir, que é possível ver a emoção contida no desenho.

Algumas pessoas ao verem meus desenhos falam: A moça desse desenho tem olhos verde não é? digo que sim! Ai eles falam:

-Como é que eu sei que os olhos dela são verdes se o desenho é preto e branco?

-Como você consegue passar isso para o desenho? (Ornam MMaia)

Enfim, teria vários outros pontos que poderiam ser colocados aqui, demonstrando que o desenho realista é uma arte, e principalmente destacando seu papel fundamental para o mundo clássico e contemporâneo, na produção de mídias e principalmente na industra cinematografica, mas não vou fazer isso, porque estou convicto que quem está contra, dificilmente vai se convencer a favor, e vice-versa (digo isso, pois participel de um debate muito extenso, onde não houve nenhum progresso, por mais que varios pontos relevantes foram levantados)!

Mas para aqueles que acham que o desenho realista não traz nenhuma mensagem, deixo esse ultimo desenho que fiz, para que eles possam refletir no seu significado: Título: O Confronto: Realismo x IrrealismoDSC01992 Ornam Matos da Maia

E-mail: ornammm@gmail.com

Siga-me:

Facebook
Orkut
Twitter

Se gostou, deixe seu comentário!

Anúncios

3 comentários em “Desenho Realista é Arte? Porque os modernistas não aceitam?

  1. Acho que está mais do que explicado. Desenho realista é arte, mas nunca será uma obra de arte. Para se fazer valer da arte através do desenho é necessário saber, ou melhor, ter a capacidade de plasmar o que está na mente do desenhista.
    Defini-se como arte tudo aquilo que através da criação possa transmitir uma mensagem. A arte é mais do que o objeto artístico, e sim a sintonia, o diálogo que ocorre entre o autor e o observador. Aquilo que é feito para que seja belo, e não transmite um sentimento, não há diálogo, isso chama-se arte pela arte. Você pode consultar estas informações em um livro muito bom da autora Cristina Costa, que se não estou enganado chama-se Conceitos de arte.
    Este questionamento que você realizou aqui foi o assunto debatido em várias aulas no curso de Design do Centro Universitário Franciscano. E em todos os debates, os argumentos demonstraram que é sim uma cópia. Ainda questionei sobre este fato. Pois o desenho que é feito, mesmo sendo ele tal qual a foto em sua perfeição, é a maneira como o desenhista vê a imagem, interpreta-a e a transcreve. Ou seja, o que ele desenha não é o que vê, mas sim a interpretação do seu cérebro.
    Sou um apaixonado por desenhos realistas, mas ainda assim acredito que um desenho desta categoria seja uma obra de arte. Mas não deixa de ser arte.

    Curtir

  2. Pingback: Lhes Apresento: Valéria Ferdades, amante do desenho Realista « A EXPRESSÃO DA ARTE

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s