Técnica do Pincel Seco

Técnica muito parecida com a de desenho com grafite, a pintura do pincel seco ou Drybrush, é descrita pelo artista plastico Igor Kazarin, como sendo uma tecnica moderna do seculo XX, e com efeito agradavel da tecnica de percepção do desenho. A sua experiencia são de 20 anos em retratos e tem como média de 4 a 6 horas de tempo de execução de cada trabalho.

Para quem deseja começar a se aventurar nesta nova técnica, ele diz que quem já tem habilidade com o grafite terá menos dificuldade em aprender o ‘Pincel Seco’.
Dados da tecnica:

  • Nome: Drybrush
  • Origem: Moscou, Russia
  • Data: meados do século 20
  • Tema: Retrato
  • Pré-requisito: noções de desenho de retrato e técnicas secas.

Material para tecnica pincel seco:

  • tinta a óleo cor preta;
  • óleo de maquina de costura (lubrificante interno);
  • pincéis de cerdas sintéticas;
  • tela ou papel Fabriano;
  • lápis HB para esboço;
  • borracha.

Modo de pintar:
Realize com lapis HB o esboço do retatro com base de uma foto, depois prepare a sua paleta: “…em uma paleta de qualquer tinta de óleo preta é espremido uma pequena quantidade de tinta, se desejar pode adicionar umas duas ou três gostas de óleo de maquina como solvente. O segredo está em molhar o pincel na tinta o menos possível, e esfrega-lo bastante na paleta antes de ir para o papel, de forma que o pincel esteja bem seco e homogêneo.

Para compreendemos exatamente, nada melhor que assistir o vídeo do artista Igor realizando o retrato de Johnny Depp:


Pastel Seco colorido

 

Embreve estarei postando um tutorial completo sobre está técnica…, aguardem!!

Anúncios

34 comentários em “Técnica do Pincel Seco

  1. realmente mto show esta tecnica mais segundo o próprio igor relata q naum é fácil desenvolver a mesma com tanta facilidade pelo jeito vou pastar um pouco até pegar o jeito com mais desinvoltura ,abraços e obg……

    Curtir

  2. Foi malz, dizer que copiou, rs…foi só uma impressão, eu até posso ter visto esse blog aqui mesmo, e pensei ter visto a mesma matéria no seu, foi mal incomodar…
    até.

    Curtir

  3. Legal, só esqueceu de informar que temos ali uma espécie de ”estilete”, eu uso um bisturi, mas a mesma serve para abrir pontos de luz em áreas mais escuras…e o óleo não pode ser de linhaça,mas legal ter iniciado no assunto…apesar de ter copiado um outro blog…

    Curtir

  4. Olá Ornam…Muito legal essa tecnica…estou disposto a aprender, ficarei esperando você postar passos para aprendizagem desta tecnica..Agradeço..

    Curtir

  5. A ORNAM TO PONDO A TINTA PRETA NA PALHETA COM UMA OU DUAS GOTAS DE OLEO DE MAQUINA(COMO SOLVENTE) ESFREGO O PINCEL NA PALETA ATE O PINCEL FICAR SECO…MAS NA HORA DE PASSAR NO DESENHO A PINTURA NÃO FICA BEM UNIFORME COM UNS FIAPOS DE TINTA PRETA MAIS ESCURA…COMO CORRIGIR ISTO…COMO OBTER OS TONS DE CINZA COM MAIS FACILIDADE…ME DISSERAM PARA MOLHAR O PINCEL NO OLEO DE LINHAÇA…POR FAVOR ME DE UM HELP…

    Curtir

    • Marcão, eu não tive tempo de praticar essa tecnica ainda, fiz apenas um teste uma vez e tive o mesmo problema que você. Acredito que a resposta está na escolha dos pinceis e no qual secos você o está deixando antes de aplicar no papel…
      olhando no video parece tão facil, não é mesmo… hehe

      Curtir

  6. sou uma fã do seu trabalho Ornam, MEUS traços já foram muito bons , mas com o tempo e a falta de prática, hoje sinto muito mais dificuldade em desenhar……as vezes pego um papel, e fico olhando pra ele pensando o que desenhar..e logo desisto..rsrsrsrs “da uma raiva”… se vc tiver alguma dica eu agradeceria..pois sempre fui muito fã de desenhos mas sinto tanta dificuldade, que quase todas as vezes desisto….obrigada….e continue assim..rsrrs ESPERO ANSIOSAMENTE A TUTORIAL DA TECNICA DO PINCEL A SECO…..

    Curtir

  7. A COM A TINTA OLEO COR PRETA ELE DA TODOS OS TONS DE CINZA…MUITO LOUCO…PARABENS POR DIVULGAR ESTA TECNICA…MUITO SHOW…QUE REALISMO…NÃO VEJO A HORA DE VC POSTAR O TUTORAL E DAR SUAS DICAS…

    Curtir

  8. ORNAM BELEZA ….QUE TECNICA FANTASTICA ESSA DO PINCEL SECO…POR FAVOR ME PASSA A LISTA DE MATERIAS QUE EU PRECISO….TEM DICAS E TUTORAIS A RESPEITO DESSA TECNICA….MUITO OBRIGADO…

    Curtir

  9. Ameeeei essa técnica… Aguardarei ansiosamente o seu passo a passo! Depois que comecei a seguir seus ensinamentos, sinto por mim mesma e pelos comentários que recebo, que melhorei cerca de 80% meus desenhos… Agora essa técnica, fiquei muito interessada… Não demore por favor!!!!

    Curtir

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s