image171.png

Tutorial – Como desenhar um Olho Realista

Eu estou publicando este tutorial demonstrando como desenhar um olho realista em 15 Passos. Este método servirá como uma referencia, não como uma regra! Existem vários métodos diferentes, caberá a cada um adaptar a sua forma de trabalhar.

Lembre-se, o olho é uma das partes mais demoras de se desenhar, então está parte será como um teste de paciência para ver se você vai suportar terminar seus desenhos!

(Ornam MMaia)

15 Passos Para se desenhar um olho Realista:

Bom este olho que vamos desenhar é nada mais, nada menos que o olho do melhor desenhista realista da atualidade: Armim Mesmman.

imageLeia e pratique este tutorial a seguir, nele você encontrará os 15 passos para se fazer um olho realista.

Continue Lendo este Post...

image


d image

Passo 1 – Para começar, devemos fazer o contorno dos olhos, ou seja, o esboço. Faça seu esboço da forma que você achar melhor, aconselho fazer utilizando a técnica do quadriculado, para conseguir manter uma proporção perfeita. No esboço, é importante não esquecer de marcar onde começa e termina os cílios, as linhas de expressão, a sobrancelha. Procure deixar marcado no esboço o máximo de detalhes possível.

Passo 2 – Primeiramente pinte as partes mais escuras do olho. Não tenha medo, nestas partes você pode escurecer bastante. Essa parte mais escura é que vai dar um efeito de contraste legal no desenho ao final. Eu usei um lápis 3B para estas áreas e coloquei bastante pressão, mas não muito forte pois pode afundar muito o papel.

imageimage

Passo 3 – Depois pode começar a sombrear a região das pálpebras. Neste momento eu apenas risquei com o lápis fazendo o sombreamento, mas sem me preocupar muito com a aparência, pois após isso irei passar o esfuminho para misturar o grafite. Estas áreas foram sombreadas com o 3B com pouca pressão.

Passo 4 – Aqui eu utilizei o esfuminho para misturar o grafite que apliquei no passo anterior. Tenha bastante cuidado e dedicação ao passar o esfuminho. Procure deixar para cada parte o tom adequado. Para escurecer uma parte, basta aplicar mais grafite com o lápis e passar o esfuminho novamente. Se você quiser utilizar a Técnica do Circulismo também fica legal. Estes traços abaixo do olho também passo um esfuminho para deixar mais real as rugas.
image image

Passo 5 – Agora começo a fazer a parte “Branda” do olho. Perceba bem, o brando do olho não é totalmente branco! Ele recebe um sombreamento também! Para fazer o sombreamento do “brando” do olho, utilizo apenas o esfuminho passando levemente. A “sujeira” que vai estar na ponta do esfuminho é o suficiente para dar o tom necessário. É importante fazer bem feito o sombreamento do globo ocular, pois vai depender deste sombreamento a sensação da dimensão esférica. Faça com um lápis de ponta fina os detalhes em volta das pálpebras.

Passo 6 – Neste passo começo a trabalhar na íris do olho. Está parte precisa de muita paciência e observação. Cada olho é tão diferente que não existe uma maneira universal de abordar esta etapa. Você tem que se atentar aos mínimos detalhes e diferenças de tons que existem em uma ires e procurar reproduzir!

image image

Passo 7 – Aqui temos a Iris feita parcialmente, um pouco mais da metade, se observar a idéia é a mesma, so passe para o papel conforme a imagem fonte (veja passo 8).

Passo 8 – A íris foi feito neste momento e podemos ver perfeitamente o realce que os olhos receberam. A maioria dos olhos tem um ponto reflexivo de luz. Este é o maior segredo ao se desenhar um olho! Você não pode ignorar o ponto de reflexo de luz! Este é um dos pouquíssimos lugares em um desenho que recebe o branco absoluto. Em geral ele é uma parte minúscula, mas é a parte mais clara em um desenho. Já a sua volta deve ser sombreado para formar o contraste. Quanto mais escuro você fizer em torno do ponto brando do olho, mas reflexivo ficará o olho.

Lembrando: Os olhos, no geral tem um aspecto meio úmido, o que o torna uma parte brilhosa! Esse brilho só é possível representar com o grafite através do contraste entre os tons claros e escuros aplicados. Nesta parte você pode utilizar o esfuminho, mas vai ser muito importante fazer o acabamento com pelo menos dois ou três lápis de graduações diferentes com a ponta bem fina, fina o suficiente para poder fazer os mínimos detalhes do olho (Se você quer fazer um desenho realista, tem que ser religioso quanto a isso!).

image image

Passo 9 – Faça um sombreamento em volta destacando. Fazendo isso o brilho do olho fica mais evidente.

Passo 10 – Sobrancelhas tem de todos os tipos: ralas, densas, claras, escuras… . Está por exemplo é grossa e escura. Escolha por onde começar e faças os pelos. Eu particularmente gosto de fazer observando o sentido dos fios, da raiz para as pontas, da parte de dentro do olho para as pontas da parte de fora. Nas partes mais escuras, pode caprichar no tom, buscando sempre criar um bom contraste.  Para ajudar nesta parte você pode primeiramente apenas riscar, sombrear a sobrancelha, com tons escuros nas partes mais escuras e claros nas partes mais claras. Após feito este sombreamento, comece a fazer os pelos da sobrancelha aleatoriamente, mas mantendo a textura da imagem original.

image image

Passo 11 – Alguns pêlos mais claros que eu negligenciei foram adicionados aqui também usando uma lasca ou beradinha pontuda de borracha plástica. Passando a ponta da borracha, os pelos claros ou brancos são formados. Aqui também comecei o sombreamento da pele abaixo da sobrancelha.

Passo 12 – Quando ficar satisfeito com a sobrancelha, passe adiante. Debaixo do olho é utilizadas as mesmas técnicas de sombreamento de antes. Lembre-se sempre de observar a graduação dos tons, fazendo as transições do tom claro para o escuro . Se passar o esfuminho em cima dos vincos/dobras e elas ficarem meio apagadas, você pode reforçá-las com um lápis novamente.

image image

Passo 13 – Aqui foi aperfeiçoado os detalhes, como as pequenas rugas acima do olho e os cílios que se destacam.

Passo 14 – Quase pronto agora. Apenas continuei sombreando e finalmente…
image

Passo 15 – Este é ultimo passo. É basicamente apenas para limpar o desenho e adicionando pequenos detalhes, se desejar.Eu adicionei um monte de pontos em todo o desenho para sugerir alguns poros e imperfeições na pele. Eu também escureci algumas partes para destacar outras.

Espero que este tutorial tenha ajudado você de alguma forma ou de outra. Eu posso explicar como eu faço as coisas todos os dias, mas a idéia básica do desenho é apenas para entender como funcionam os tons de fluxo e para treinar o olho para ver o que os outros não vêem.

FONTE: Este artigo foi baseado na obra de Brian Duey. Totas as imágens são de sua autoria. Aqui adaptei o texto com minhas próprias interpretações, e adicionei mais instruções com o intuito de torná-lo mais didático.

Siga-me nas minhas redes Sociais:

FacebookOrkutTwitter

++ vEjA mAiS ReLAcIonAdOs

>>Tutorial – Como desenhar Nariz<<

>>Desenhando Pelos de animais – Dicas de MJ Sibley<<

++ vEjA mAiS diVErsOs

>>Seja Assinante desse Site Gratuitamente<<

>>Agora você já pode encomendar seu Desenho Realista<<

70 comentários em “Tutorial – Como desenhar um Olho Realista

  1. Nossa, parabéns … vc é muito talentoso . mais eu olho vários tutoriais e não consigo desenhar os olhos. tenho 13 anos e me interesso por desenhos . como faço pra pintar com o lapis preto os olhos e dar akele brilho, a sombra ? pode me ajudar ?
    Ficarei muito agradecida ! bj

    Curtir

  2. Pingback: Tutorial: Como fazer um desenho Realista usando Pastel « A EXPRESSÃO DA ARTE

  3. Pingback: Tutorial – Como desenhar superfícies Metálicas « A EXPRESSÃO DA ARTE

  4. Pingback: Tutorial – Como desenhar uma boca e como desenhar os dentes a Grafite « A EXPRESSÃO DA ARTE

  5. como é bom saber que existem pessoas dispostas voluntariamente a ajudar aqueles que querem aprender e,que infelismente não podem bancar um curso. PARABENS!!!

    Curtir

    • Olá Leticia, grande artista!
      Sem problemas…. srsr
      Eu estou sempre aparecendo no seu blog!! Acontece que você tem tantos, que eu nem sei qual é o que você mais entra e atualiza… srs
      Mas vc sabe que tbm é sempre bem vinda né!!
      Té…

      Curtir

    • então Leticia,
      Na verdade estas informações estão salvas no perfil que você cadastrou no seu prófile! Você deve ter uma conta no wordpress, e escreveu isto no seu perfil! Não somos nós que escrevemos o que vai aparecer no perfil dos usuários, e sim aparece o que eles escrevem.
      abraços..

      Curtir

  6. Caro colega, as vêzes em alguns desenhos nos apegamos a certos pontos que achamos cruciais na realizacão do mesmo e deixamos de lado as expressões que caracterizam e aperfeicoam realmente o desenho.Esse fato acontece exatamente naquilo que você acaba de expressar “A PACIÊNCIA”. A observacão flui com maior intensidade dentro de um estado de espírito sereno, que é “A PACIÊNCIA “.
    Gratidão !!!
    Bom trabalho sempre.
    Benedito.

    Curtir

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s