Tutorial: Como fazer um desenho Realista usando Pastel

(Farol Grand Haven)

pastel drawing

Olá amigos, Primeiramente gostaria de desejar um Feliz 2011 para todos!

Nesta virada de ano, resolvi publicar um tutorial diferente, voltado para um desenho realista usando giz de pastel. Quem saiba um desafio para os desenhistas realistas para esse novo ano! Eu mesmo sempre tive vontade de aprender essa técnica…

Estarei de férias esse mês, então possivelmente nos voltarei a publicar outro tutorial apenas em fevereiro, mas os recados estarei respondendo…

Eu estou usando a Faber-Castell Lápis Pastel Pitt para este tutorial. O papel que estou usando é um Canson cinza.

ATENÇÃO: Este post ainda não acabou, Continue Lento Clicando no Link abaixo!

Passo 1 – O primeiro passo é esboçar uma gravura inicial no papel. Eu faço isso com lápis grafite. Outros preferem fazer o esboço usando um lápis de pastel mesmo. Os Contornos podem ser feitos usando o quadriculado, ou feito à mão livre se for bom para tirar imagens. Tendo o esboço você ja pode estabelecer algumas cores. Uma dica: “A maioria dos horizontes são mais escuros na parte superior da imagem e  vai ficando mais leve conforme se aproxima da linha do horizonte. Aplique o bastão de pastel para começar a colorir certificando de não passar cor em cima da parte onde serão as nuvens. Em seguida, comece a colorir nas nuvens com um bastão branco de pastel. Nas nuvens, aproveito um pouco do cinza do papel, adiciono também alguns tons mais frios de cinza e com esses tons sobre tons, as nuvens vão tomando sua forma.

tutorial drawing
Passo 2 – Começo agora a colorir no alto do farol com um lápis “Indian Red”. É importante prestar atenção à direção da fonte de luz, para assim definir corretamente as sombras. Para adicionar os destaques, usamos um lápis branco e para as sombras usar um  marrom  e um escuro sépia. Para as janelas pode-se usar um “cinza frio”.
pastel drawing
Passo 3 – Capriche nos detalhes das nuvens e do farol. Certifique-se que as bordas do farol estão limpas e retas, pois é o principal ponto focal deste desenho. Além disso, repare que estou fazendo as nuvens um pouco mais escura à medida que se aproxima do horizonte. No geral, a maioria dos objetos são mais escuros conforme se distanciam.
pastel drawing
Passo 4 – Agora eu começo a fazer a água. Este acredito ser o maior desafio! Para ficar legal, é interessante colocar um contraste em relação ao ceu, tornando a costa do mar diferente do céu, e para isso, podemos deixar a cor do mar um pouco mais esverdeada. Na água usamos a mistura de várias cores, e principalmente, vários tons de verde e branco para acentuar as pequenas ondas. Sempre digo, e volto a repetir: “Aprenda a observar a imagem, e procure reproduzir o que ver!” Um bom resultado não depende de mágica, mas sim de atenção e capricho!

Em seguida eu começo na casa no final do cais. Nela deve ser aplicada uma cor mais escura, pois está posicionada mais no fundo da imagem. Presta atenção na dica: É este tom mais escuro que da essa sensação de profundidade no desenho. Pode se usar o “vermelho índio” misturado com “sepia escuro” para a casa. Na grade uso um cinza bem escuro. É muito difícil para desenhar linhas retas com lápis pastel, e por isso, depois e bom fazer uma correção com um velho e amigo lápis de grafite
pastel drawing
Passo 5 – Eu começo a coloração na margem esquerda do cais e no concreto da calçada. Pode-se usar um “cinza frio” para a calçada. As vigas de sustentação nas costas tem que ser muito limpo e direto.
pastel drawing
Passo 6 – Observe que a agua, do outro lado do cais, está com as mesmas cores, porem um pouco mais escuras. Para não ficar um concreto muito frio, coloque sutilmente um tom de alaranjado em parte das sombras. pastel drawing
Passo 7 – Aplicar mais cinza  para as áreas concretas.  Uma vez que o concreto é feito, eu fazer os ajustes finais e o desenho é feito. É assim fácil como parece, porem delicado como deve ser. Apenas vá com calma e preste atenção aos detalhes.
pastel drawing
Passo 8 – Concluído. A razão que o final fica um pouco diferente do que as fotografias é que o produto acabado é uma varredura dos tons possíveis com os bastões que temos em mãos… e é essa limitação e superação que torna um trabalho artistico mais valorizado que uma fotografia.

Espero que este tutorial tenha ajudado você de alguma forma ou de outra. Eu posso explicar como eu faço as coisas todos os dias, mas a idéia básica do desenho é apenas para entender como fluem os tons e fluxos, e para que você possa treinar o olho para ver o que os outros não vêem. Não se restrinja apenas a usar as cores que eu já mencionei. Você pode alterar o humor ou a sensação do desenho usando cores diferentes.

FONTE: Este artigo foi baseado na obra de Brian Duey. Totas as imágens são de sua autoria. Aqui adaptei o texto com minhas próprias interpretações, e adicionei mais instruções com o intuito de torná-lo mais didático.

Siga-me nas minhas redes Sociais:

FacebookOrkutTwitter

..

++ vEjA mAiS ReLAcIonAdOs
>>Tutorial – Como desenhar uma boca e como desenhar os dentes a Grafite<<

>>Tutorial – Como desenhar um Olho Realista<<

>>Tutorial – Como desenhar Nariz<<

++ vEjA mAiS diVErsOs

>>Seja Assinante desse Site Gratuitamente<<

>>Agora você já pode encomendar seu Desenho Realista<<

Replubique isto, nas suas redes sociais abaixo.image

5 comentários em “Tutorial: Como fazer um desenho Realista usando Pastel

  1. Olá, Ornam Flw pelo tuturial, estou começando agora a desenhar utilizando o pastel e tenho algumas dificuldade mas com esse tuturial aposto que vai me ajudar bastante. flw amigão
    ABRAÇOS AMIGO..

    Curtir

  2. Olá amigo,, parabens pelo excelente resultado que obteve com pastel. Quando eu estiver mais familiarizado com o lápis grafite, concerteza, irei me aventurar com o pastel. Forte abraço e Feliz 2011.
    Erasmo Araujo

    Curtir

    • Obrigado Erasmo,
      Na verdade, esse tutorial foi feito por outro artista, eu apenas traduzi e acrescentei mais detalhes no testo! Mas as telas não foram feitas por mim… infelizmente ainda não tive esse prazer! Mas é uma arte que eu adimiro muito, e logo estarei praticando ela… tomara!! sr
      Falow amigo, forte abraço!

      Curtir

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio

