Técnicas

Sandra Bullock em detalhes…

Está págna tem o objetivo de demostrar de forma simplificada os pequenos detalhes que fazem a diferença ao se fazer um desenho. E caso vc tenha alguma contribuição, deixa registrada para que nossos leitores tambem tenham acesso a sua sugestão. Não quero aqui dar uma aula de desenho, mas simplesmente dar digas de aperfeiçoamento. Se tiver alguma duvida, fique a vontade para questionar.

O primeiro passo a ser feito em um desenho deve ser um esboço dos traços da pessoa. Eles têm que estar proporcionais, pois são o “esqueleto” do desenho. Com o esboço, fica mais fácil o sombreamento, pois não precisará se preocupar tanto com proporções…

Esboço: traços iniciais

Os olhos, ao meu ver, são a parte mais importante no desenho, pois neles são revelados uma expressão muito forte. Deve-se tomar muito cuidado para não se perder no desenho. Vale lembrar que o reflexo e os sílios devem ser reproduzidos, pois eles dão um aspecto ainda mais real.

Sombras

Sombras

Para se dar um efeito mais real ao se fazer o sombreamento, gosto de usar o esfuminho, passando primeiramente o lápis na graduação correta, friccionando o grafite com cuidado, sempre prestando atenção à graduação. Vale lembrar que uma borracha limpa-tipos* ajuda  muito caso o desenho tenha ficado com uma graduação mais forte do que o esperado! O segredo é não deixar os traços do espoço aparecerem, eles dever ficar ocultos nas curvas que o efeito luz/sobra faz no desenho. Os riscos tiram grande parte do realismo dos desenhos.cuidados com a graduação

O reflexo da luz nos lábios pode ser feito usando a borracha limpa-tipos*. Para isso, molde uma ponta da borracha no tamanho desejado para se fazer os reflexos, mas muito cuidado para não exagerar. As partes do desenho onde a sombra é mais forte, como exemplo a linha que divide os lábios, requer um lápis de graduação maior. Recomendo o 4b ou 6b.

Os cabelos costumo sempre deixar por último, pois, por ser onde concentra muito grafite, no decorrer do desenho, pode começar a borrar (o grafite tem esse problema). Para fazer os efeitos do cabelo, como luz, ondas dos fios, uso uma borracha plástica com uma ponta. Primeiramente, faço a os riscos com o lapis, ou, ainda, espalho pó de grafite com um algodão (tomando cuidado para manter uma graduação semenhante a imagem), e em seguida, com a ponta da borracha, ir “riscando”.  geralemente de baixo para cima, formando as ondas do cabelo. Deve-se formar o “penteado” da pessoa no desenho, com isso, cada movimento do cabelo, deve ser feito com a borracha no desenho.Desenho concluido