Como usar o Grafite

Para as pessoas que desejam aprender a fazer desenhos realistas, disponibilizo esse passo-a-passo detalhado. Mas o mesmo é apenas um modelo, com a prática cada um de vocês poderá adaptar cada etapa do desenho da forma que melhor lhe convier.

Gostaria de evidenciar que para ser um bom desenhista realista, além da vontade de ser um, é necessário ter muita disposição e praticar bastante. Não pense que terá um grande resultado já no primeiro desenho. Na verdade ele servirá como uma experiência para começar a se acostumar com esse estilo. E alem de disposição, muita paciência, considerando que para se ter um bom desenho realista em média gasta-se 15 hs de trabalho duro, dependendo da complexidade da imagem e é claro, do tamanho do desenho.

Então fica ai o desafio, exercite a técnica e se torne um desenhista realista.

Primeiramente, para se fazer um bom desenho, não podemos errar na escolha da imagem. Escolha uma que tenha uma boa resolução e que evidencie os pequenos detalhes. Geralmente nas propagandas de revistas existem fotos legais, tanto como na internet. Uma dica: Uma foto tem que ter um contraste marcante entre luz e sombra, para que o desenho fique mais valorizado.

O próximo passo e fazer  um esboço. O esboço, como você pode conferir na imagem abaixo é o contorno da imagem, os seus traços. Fazendo o esboço primeiro pode-se garantir uma proporcionalidade maior para o desenho, pois como os detalhes ainda não foram trabalhados, caso não esteja proporcional, você pode ir apagando e refazendo quantas vezes for preciso e não perderá muito trabalho com isso. Alguns desenhistas não fazem esboço, e em determinado momento percebem que o desenho não está proporcional, como por exemplo, um olho maior que o outro, boca muito pequena ou torta, enfim,  e terá que apagar algumas partes, perdendo algumas horas de trabalho, o que não é nada legal.

Fazendo um esboço proporcional, você fica livre na hora de fazer os detalhes, sombreamentos, pois seguirá os riscos já prontos. Obs: na hora de fazer o esboço, faça riscos leves, para que fique mais fácil de cobri-los na hora do sombreamento.

Caso você ainda não consiga fazer um esboço e queira partir direto para o sombreamento, que é o que vou ensinar aqui, vou deixar uma dica: Você pode, nesse caso, copiar uma foto colocando o papel por cima. Mas é claro que fazendo dessa forma você não vai aprender a criar seu próprio esboço proporcional, mas como ainda não fiz nenhum material ensinando como fazer um bom esboço, fique à vontade para escolher a forma de fazer. Mas existem algumas revistas que ensinam técnicas de como retirar um desenho de uma foto, por exemplo através do quadriculado, que consiste em dividir a foto/imagem a ser desenhada em vários quadros proporcionais e fazer a  mesma divisão  no papel onde vai desenhar, e depois, você passará o desenho para o papel observando  quadro por quadro, tendo assim, uma superfície menor para se preocupar, para cada quadrante.

Depois de feito o esboço, sugiro começar o sombreamento pelos olhos.

Dica: Mantenha os lápis sempre bem apontados, pois isso ajuda muito nos detalhes. Guarde num pequeno recipiente (frasco) o pó da grafite que solta quando se aponta o lápis, pois ele será útil no final do desenho.

banner-2

1º Passo

Fazendo os olhos

Fazendo o olho

Figura 1 – Fazendo o olho

Com o lápis na graduação de acordo com a cor do olho a ser desenhado (consultar materiais para desenho), pinte a iris do olho com o lápis, sem forçá-lo. Tente reproduzir ao máximo os tons que existem na iris do olho. Com o esfuminho,  friccione por cima da grafite, dando a tonalidade mais aproximada do real.

Fazendo o olho-2

Figura 2 – Fazendo o olho

O esfuminho ajuda a espalhar melhor a grafite e dar mais brilho. Não esqueça de deixar a “bolinha” branca que sempre tem refletindo no olho, pois ele é importantíssimo para dar um aspecto real no desenho.

Fazendo o olho-3

Figura 3 – Fazendo o olho

Com um lápis 4B por exemplo ( consulte Materiais para desenho), faça os últimos acabamentos. Tenha paciência, os olhos são uma das partes mais complicadas de se fazer, mas vale a pena delongar um pouco mais para se ter um bom resultado.

Finalizando a iris, falta terminar o restante do olho. Se o contorno dos olhos estiver com um risco muito forte, passe a borracha e apague até ele quase sumir, e com o lápis faça novamente mais suave e com cuidado para não passar do tom, e depois novamente com o esfuminho, espalhe o risco, formando a sombra dos cílios nos olhos. A parte branca do olho também tem sombras, leves, que devem ser feitas com muito cuidado, e para isso, e só passar o esfuminho com delicadeza nas extremidades dos olhos onde tiver sombras. Obs: uma das vantagens de se usar esfuminho é que o mesmo, ao ser friccionado na grafite, fica “sujo “, e pode ser usado para fazer sombras nos mais variados tons, usando apenas a sujeira da grafite que fica após ser friccionado na grafite.

Faça os cílios, com riscos de lápis bem finos e de leve, de forma que não apareça muito. Faça o mesmo procedimento no outro olho, e partiremos para o sombreamento nos contornos dos olhos.

Fazendo o olho-4

2º Passo

Contorno dos olhos

O sombreamento da pele é parte fundamental para um desenho realista. Aconselho a nunca ter pressa de terminar cada etapa e sempre tentando fazer o mais parecido possível com a foto, respeitando os tons para que a sombra dê um aspecto real ao desenho. Esse jogo de luz e sombra é que da a noção de profundidade no desenho, uma impressão 3D. Olhando na figura a baixo poderás ver que ao começar o sombreamento ao redor dos olhos, já se pode notar ondulações na pele, dando noção tridimensional no desenho.

Figura

Figura 5 – Iniciando o sombreamento

Enfim, para se fazer as sombras usamos o esfuminho, caso ele já esteja sujo de grafite, começamos a fricciona-lo diretamente no papel com cuidado até atingir a graduação certa. Mas caso precise de grafite, com um lápis de graduação clara (caso a pele seja clara) por exemplo o lápis 3B, faça o sombreamento com ângulo de mais ou menos 30º graus com o lápis em relação ao papel e com muita suavidade. Na parte superior ao olho temos uma dobra na sobrancelha, faça um risco nela com o lápis. Depois passe o esfuminho (o esfuminho geralmente escurece um pouco mais o tom que foi posto anteriormente com o lápis, então não exagere com o lápis) espalhando melhor a grafite deixado pelo lápis, tomando sempre o cuidado para que se alcance a graduação correta. Caso fique mais escuro, poderás tirar o excesso de grafite utilizando a borracha limpa-tipos (consultar materiais para desenhos). Após ter sombreado, deve fazer uma análise da área sombreada comparando com a foto, para isso deve afastar o desenho um pouco da sua visão de forma que possa enxergar melhor os detalhes. Caso constate que ficou muito forte a sombra, já sabes que pode usar a limpa-tipos, e caso achar que ficou fraco, passe mais uma camada de lápis, e depois espalhe com o esfuminho novamente.

3º Passo

Sobrancelha

Figura

Figura 6 – Contorno dos olhos

Quando a foto é bem nítida, a sobrancelha fica bastante rica em detalhes. Geralmente e possível ver o sentido do crescimento dos fios, e é isso que temos que reproduzir no desenho. Com um lápis bem apontado, faça os fios, da mesma forma que estão na foto e com a mesma intensidade, não tenha pressa, faça a sobrancelha com muito cuidado que dará um bom aspecto para o desenho. E essa parte não será difícil, uma vez que o seu esboço já foi feito, agora você só precisará preencher o seu interior com os riscos dos pelinhos. Importante: deve tomar cuidado com as margens da sobrancelha, pois nela os pelos são bem fraquinhos e fininhos, deve ser feito da mesma forma para não ficar muito forte e rústico. Depois de pronto, passe com força moderada o esfuminho em cima só para dar uma melhoradinha (para escurecer as frestas entre os riscos).

Figura

Figura 7 – Testa e sombrancelhas

4º Passo

Fazendo as sombras da Testa (Imagem à cima)

Na testa podemos encontrar um bom jogo de luz e sombra, e tome cuidado para não deixar passar esses detalhes. Dica: pinte primeiro a testa inteira na graduação mais fraca, depois você só precisara escurecer as demais regiões que necessitar. E caso escureça demasiadamente em algum ponto, lembre-se que poderás usar o limpa-tipos para clarear.

A forma de usar o esfuminho para fazer sombras é sempre igual, só muda a força empregada nele.

Figura

Figura 8 – Testa e sombrancelhas

Dica: só para lembrar, caso ele já esteja com a ponta suja de grafite, pode-se friccionar diretamente no papel sem precisar passar o lápis antes dando a graduação com a grafite. Mas pode acontecer muitas vezes de você usar o esfuminho diretamente e perceber que só ele não foi suficiente para dar o tom certo, aí nesse caso, é só passar o lápis aumentando a graduação, e depois novamente passar o esfuminho.

5º Passo

Fazendo o sombreamento do rosto no geral

Não há necessidade de me delongar explicando como fazer o sombreamento de todas as partes do rosto, pois isso vai depender mais do seu golpe de visão para detectar o detalhe na foto e reproduzir no desenho. Isso mesmo, eu disse REPRODUZIR TODOS OS DETALHES POSSÍVEIS DA FOTO NO DESENHO.

Figura

Figura 9 – Sombreando o rosto

Dica: para que você saiba localizar onde colocar os detalhes da foto no desenho, sempre procure pontos de referência. Exemplo: uma pinta em cima do olho, mais ou menos entre o olho e a sobrancelha… . Como os riscos do desenho já estão prontos, você só precisará de ter um pouco de noção de espaço para localizar proporcionalmente onde colocar, e o tamanho do detalhe a ser colocado, mas isso é mais complicado somente quando está se fazendo uma ampliação de uma foto.

6º Passo

Fazendo o Nariz

Repare que nos contornos do nariz a sombra é mais forte, más repare que eu disse sombra, e não risco. Jamais deve aparecer riscos no desenho realista, apenas sombras. Tome muito cuidado quanto a isso. E é claro, no orifício do nariz, existe uma sombra bem escura, que deverá ser feita com um lápis de graduação maior, por exemplo o lápis 6B.

Figura

Figura 10 – Fazendo o nariz

Continue todo o processo de sombreamento já descrito.

7º Passo

Fazendo a Boca

A boca é outra parte que exige um pouco mais de atenção. Principalmente se a pessoa estiver sorrindo, pois os dentes são outro desafio, que apanhei muito para aprender a fazê-los, mas vou poupá-los da dor de cabeça e ensinar como se pode ter um bom resultado.

A boca, principalmente das mulheres, reflete mais brilho do que o restante do rosto, e ao mesmo tempo é mais escura. Esses brilhos devem ser feitos. Eles são evidenciados deixando partes claras nos lábios — igualmente, estão nas fotos. Tenha bastante atenção para fazer os detalhes. Os pequenos sulcos que existem nos lábios podem ser evidenciados com pequenas luzes, que podem ser feitas com a limpa-tipos, moldando sua ponta como uma lâmina e passa-la no desenho, criando os sulcos.

Figura

Figura 11 – Fazendo a boca

Figura

Figura 12 – Fazendo a boca

Nos dentes as sombras devem ser bem sutis, e jamais cometa o erro de deixar riscos na divisão dos dentes aparecendo. Isso acaba com o desenho. A divisão dos dentes deve ser feita com o esfuminho, de forma bem suave, repare bem na imagem. As sombras dos dentes deve evidenciar a sua forma meio arredondada (ver desenho). E faça as sombras e reflexos que aparecem nas pontas da gengiva que aparece quando a foto tem sorriso. Os dentes dos cantos da boca devem ter uma sombra um pouco mais escura, demostrando que estão mais atrás.

Figura

Figura 13 – Fazendo os dentes

Entre os dentes de cima e de baixo geralmente tem uma sombra escura, que deve ser feita também. E como pode-se notar nitidamente nesse desenho, geralmente em volta da boca, tem um tom mais claro, dando enfoque a seu volume. Caso não fique assim, use o limpa-tipos para clarear. Um detalhe que não pode passar sem ser comentado também é a covinha que temos entre o nariz e a boca, que mistura um efeito de luz e sombra bem contrastante. Mas uma vez reforço, faça os detalhes com atenção para que fiquem no lugar certo e na proporção certa e principalmente na graduação certa. Para conferir, afaste-se do desenho até ter uma visão panorâmica e compare o desenho com a foto.

Figura

Figura 14 – Dentes: acabamento

Dica: caso esteja cansado, pare um pouco, descanse. O cansaço nos desanima a ser caprichosos.

8º Passo

Fazendo as orelhas

A orelha é outra parte rica em detalhes, cheia de ondas e curvas. Nela podemos ver como a luz e a sombra dá essa ideia de profundidade, e essa ondulação deve ser feita no desenho.

Figura

Figura 15 – Fazendo a orelha

Você pode começas a sombra com um lápis escurecendo o suficiente nas ondulações, não deixando riscos, mas sombras fortes, e depois com o esfuminho espalhar a sombra para o restante da orelha respeitando a graduação da foto. Nos pontos onde a luz é mais intensa, pode-se passar a limpa-tipos caso tenha escurecido com o esfuminho. Na orelha exitem pontos escuros, medianos e iluminados, e essa mistura de tons é que da um toque real no desenho.

9º Passo

Fazendo o Pescoço

pre-acabado

Figura 16 – Quase acabando…

Faça o pescoço com as técnicas de sombreamento que você já aprendeu, e com atenção pois nessa região as sombras são mais intensas do que na maior parte do desenho. Sempre em volta do colarinho da roupa tem uma sombra bem escura, que some gradativamente conforme se afasta da gola da roupa. E embaixo do queixo também existe uma sombra forte.

10º Passo

Fazendo a roupa

A roupa é uma parte fácil de desenhar, pois se você não quiser, não precisa fazer exatamente como está na foto. O mesmo se aplica as dobras, não precisando fazer exatamente igual. Não que não mereça capricho, mas não precisa se prender tanto aos detalhes como no rosto, pois ao contrário da roupa, no rosto se não estiver exatamente igual na foto, corre o risco de o desenho não parecer com a pessoa no final.

Você pode fazer as sombras com o lápis e depois passar o esfuminho para espalhar melhor. Para que as dobras da roupa fiquem evidentes é importante fazer todo o jogo de luz e sombra que já aprendemos. Pode-se clarear algumas partes da roupa para dar um aspecto mais real usando o limpa-tipos.

Figura

Figura 17 – Roupa

Para fazer texturas imitando camurça, ou pelúcia, o tratamento é diferente para que os pelos/fios fiquem mais reais, e irei demostrar no próximo passo usando a outra parte desse desenho.

11º Passo

Fazendo superfícies com pelúcia

Você vai precisar de uma lixa de unha e um bastão de grafite. Caso não tenha o bastão, pode usar um lápis mesmo.

Você terá que lixar o bastão ou a ponta do lápis para produzir grafite em pó. Ou caso tenha seguido minha dica no início desse artigo, você terá o pó de grafite guardado das sobras resultantes do apontar os lápis podendo usá-las agora.

Figura

Figura 18 – Pó de grafite

Com o dedo espalhar o pó de grafite em cima da superfície que será trabalhada, com cuidado para não deixar muito escuro. Passe em toda a superfície a ser trabalhada. Depois, lave bem os dedos, e com sua borracha Plastica (consultar Materiais recomendados) faça os fios.

Figura

Figura 19 – Sombreando

A borracha deve ter as arestas bem finas, caso já estejam arredondadas pelo uso, pegue um estilete e conte-as acertando-as.

Com as pontas da borracha, friccione no papel em cima da grafite já espalhado, fazendo movimentos curtos como se estivesse fazendo pequenos risquinhos. Observe o sentido dos pelos na foto e faça igualmente.Nas partes mais escuras, você pode escurecer mais passando mais grafite ou até mesmo com o lápis, mas com o grafite fica melhor, e depois de escurecido, passar a borracha novamente fazendo os pelinhos. Não faça “riscos” muito grandes com a borracha, pois perderá a aparência de pelúcia. E faça sempre com as pontas de baixo para cima em relação ao sentido dos pelos.

Figura

Figura 20 – Texturas: pelúcias

12º Passo

Fazendo o cabelo

O cabelo é uma das partes mais difíceis de se fazer um efeito realista. Se você simplesmente pegar um lápis de ponta fina e ir riscando os fios, dificilmente conseguira um resultado bom, a menos que já esteja bastante familiarizado com essa técnica e esteja disposto a passar várias horas nessa etapa do desenho. Eu faço de uma forma mais rápida, mas que também da um bom resultado. Só que em uns desenhos fica melhore do que em outros devido a forma do cabelo.

Para começar você deve passar a grafite em toda a região a ser trabalhada, conforme já tinha mencionado no 10º Passo.

Figura

Figura 21 – Cabelos

Passe a grafite no papel escurecendo onde, na foto, está mais escuro e deixando mais claro onde estiver mais claro, mais nunca muito claro ( se não a borracha não consegue fazer o efeito depois e você pode clarear com a borracha depois). Ver imagem.

Depois de espalhado a grafite, com a borracha plástica já com as arestas finas, deverá riscar o papel imitando o penteado da pessoa igual na foto. Você deve começar a trabalhar pelas pontas do cabelo primeiro e ir subindo até chegar a raiz, que deve ser a última parte, e o sentido do risco feito com a borracha fica melhor quando feito de cima para baixo.

Figura

Figura 22 – Cabelos

Onde, na foto, estiver clara a mecha de cabelo, você pode passar varias vezes a borracha até chegar no tom desejado, esse movimento com a borracha da um efeito de luz muito bonito no cabelo. Perceba que sempre tem uma mexa que está por cima de outras. Nesses casos, deve-se usar a lógica, trabalhando sempre nas mechas que estão por baixo e depois nas que passam por cima. Faça corretamente as curvas dos cabelos. Essa ondulação do cabelo é bem complexa, examine bem a foto e veja qual o comportamento dos fios, e depois de verificado, faça com a borracha tentando deixar o mais parecido possível. Alguns fios se sobressaem dos demais, e eles podem ser feitos com um lápis com ponta bem fina, inclusive aqueles fios que ficam fora as mexas, como se estivesse arrepiados.

Quando fizer a raiz, tem que ter cuidado para a borracha não borrar o rosto, e é aconselhável fazer um retoque com o lápis. Faça os fios mas com risco leves, e ficará muito bom.

13º Passo

Fazendo os acabamento

Esse passo é muito importante, pois agora você já tem um desenho quase pronto, e poderá avaliá-lo como um todo. Veja se alguma coisa não ficou como deveria, e corrija o melhor que puder. Nessas horas a borracha limpa-tipos é muito útil.

Se tiver manchado nas margens do papel, passando uma borracha limpar-se-á boa parte das manchas.

Figura

Figura 23 – Desenho pronto

Qualquer dúvidas, favor escrever um recado logo abaixo, e responderei o mais breve possível!

Ornam MMaia.

***DOWNLOAD***

Se gostou deste Tutorial, poderás baixar para o seu computador gratuitamente.


Obs. Caso o Link não esteja mais disponível, favor deixar um comentário avisando, que enviarei uma notificação no seu email quando disponibilizar.

199 comentários em “Como usar o Grafite

  1. Bom dia, O site/Blog demonstra ter um conteudo muito bom! mas está muito clean! as letras estao um pouco claras, dificulta a leitura. eu nao sei se é minha tela de computador ou se é mesmo o site.
    Mas eu me interessei muito pelos topicos do Site

    Curtir

  2. Gostei muito da sua técnica com cabelos, mas gostaria de saber como posso espalhar o grafite sem ser diretamente com os dedos,tenho sudorese intensa ,posso utilizar uma luva?ou vai afetar a textura ?

    Curtir

  3. Gostei muito de ver este processo artesanal e gostaria de oferecer um grande muro residencial feito em po de pedra com consistência e em uma rua em Niterói que seria bem visualizada, pois passam muitas pessoas e carros. Ofereço meu muro pois pinto e sempre esses pixadores SUJOs o pixam. Se alguém se interessar me liguem meu tel. é 971084561 e 997185429.

    Curtir

  4. Pingback: Como desenhar um rosto a lápis – a técnica do grafite | Informações Úteis – Notícias – Jornais – Revistas

  5. Pingback: Como desenhar um rosto a lápis – a técnica do grafite | Blog do Tony

  6. Ola!
    Bem, eu adoro desenhar. e comecei a descobrir isso depois de ter participado num Atelier de pintura e desenho.. Conheci uma banda norte – americana 30 seconds to mars .. e desde então sou grande fã deles. Eu via muitos fãs a desenhar os rostos do cantor, baterista e guitarrista.. e ficava muito triste pois eles viam os desenhos e achavam magnifico. pois desde pequena sempre disseram que tinha o bichinho das artes e dos desenhos. Há 1 ou 2 meses comecei a desenhar e desde ai tenho evoluido com a pratica! Por vezes sinto me irritada por nao conseguir aperfeiçoar melhor algumas partes do rosto como olhos e boca. Mas vi agora o seu site e fiquei encantada com os seus desenhos e muito feliz por ter encontardo uma equena ajuda para conseguir fazer melhor os meus desenhos. encontrei o material necessario que precisava e agora sim irei esforçar me ainda mais! Muito Obrigada 🙂 Tem um site maravilhoso. Nao sou do brasil mas sou portuguesa! Gosto muito .

    Curtir

  7. Olá Ornam, tudo bem??? Acabei de ver seu tutorial e gostei demais.. Parabéns!!!! Bom, quero saber quais os tipos de lápis que um desenhista qualificado precisa ter em seu material?? OBs: Tenho o staedtler HB, 2B…
    E a Borracha Plástica q vc me indica…é da Staedtler..ou da Faber-Castell ?(obs: eu tenho da 1opção)…
    Abçs!!!amigo e repito.. Parabéns!!!

    Curtir

  8. Olá! Parabéns pelo excelente trabalho e muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos! Sempre amei desenhar e seu blog tem me ajudado bastante! =) Ainda sim, como sou uma iniciante em fazer retratos realistas encontro dúvidas na hora do sombreamento, pois tenho medo de estragar o desenho… Por exemplo, meu modelo tem o cabelo bem preto e liso, mas não consigo dar o tom correto. O que faço? Uso lápis 9B? Desculpe abusar de sua boa vontade, desde já agradeço a atenção. Aqui está o link: http://media.news.de/resources/thumbs/1d/8f/855300513_800x600/2d9b23e0f464601bde58fd7173bc.jpg

    Curtir

  9. Bom eu dezenho a um bom tempo, digamos e meus dezenhos ja se enquadram na categoria de realista, mas eu tenho uma grande dificuldade des de quando comessei a dezenhar, eu nao consigo fazer o esboço, demoro muito para começar o dezenho por causa deste problema, e depois de um tempo vendo este site eu percebi melhoras na minha dificuldade, obrigado

    Curtir

  10. opa, muito obrigado mesmo, eu tenho 13 anos, desenho muito, mas eu tava olhando esses efeitos, tentava e n consegui, com esse tutorial meu desenho ficou muito realista, logo de primeira tive ótimos resultados, agora é só praticar, abraços.

    Curtir

  11. Ola Ornam! Meu nome e Flaisson tenho 11 anos,e a pouco tempo eu pratico o desenho realista,enfim,normalmente se trabalha o desenho realista copiando imagens já existantes ,portanto são desenhos por observação ,certo?eu gostaria que nos ajudasse com desenhos por iaginação, Obrigado!!!!!
    ps:Eu adoro suas dicas e me inspiro muito em voce!!!

    Curtir

  12. Muito legal, ajuda muito esse tutorial.. Mais eu desenho muito bem o rosto, os olhos, o nariz, a boca, e fica realista… Mais sempre no cabelo eu me perco, e to quase aprendendo graças a esse tutorial, acho que só falta treinar mais né?? Obgdo

    Curtir

  13. ola me chamo noemia e tenho 13 anos,gosto mtt de desenhar…eu vou seguindo as dicas e td fica bom mas eu tenho dificuldades para deixar o desenho parecido com a pessoa…tem alguma tecnica pra isso???

    Curtir

  14. Gostei muito do seu site, e como eu ainda estou aprendendo será beem util..
    mas tive dúvida em como fazer o cabelo, faz – se fio por fio dando o formato ou faz o contorno e depois só pintar?

    Curtir

  15. Gostaria de te enviar meus desednhos para q vc observasse e me desse algumas dicas, ainda sou iniciante e nunca fiz nenhum curso de desenho tenho preferencia em imagens humanas, mas tenho mt dicficuldade em fazer sobras e cabelo.
    Parabêns pelo site ….. Obrigado

    Curtir

  16. Nossa teus desenhos são bem bonitos mesmo! eu sempre que eu entro na net eu visito esse site, eu nao me canso de ver esses desenhos lindos que vc faz!
    ta de parabens…
    eu tbm tenho um blog se quiser ver e comentar é marianadesenhosrealistas/blogspot vai la!

    Curtir

  17. Aew mano mto boa esta atitude de estar ajudando os outros.Gostaria de saber se em todos os desenhos realistas temos que preencher totalmente o rosto com tonalidades.vlw abraço.

    Curtir

  18. muito bom cara muito bom mesmo eu gostaria de sabem sim da para fazer um desenho realista com o lapis dois b guantro b seis b sim mi ponder mi ajunda eu agradenco muito ou prencisa mais de algo lapis

    Curtir

  19. ola desde pequeña gostei muitos de dezenha ,as vezes faço algo,agora tento fazer un casal negro e um bebezinho ,estou tento dificuldade nas maos ,acontece que os dois estao abrazando o bebezinho as sonbras e luzes estao un poco conplicadas ,obrigada desde ja sem ajudam

    Curtir

  20. quieria que voce visse o me trabalho, que nao chega nem aos pes de voce, o trabalho se encontra em um blog que eu meus amigos criamos para postar o nossos trabalhos e de pessoas de fora…
    veja o blog e se não for pedir muito siga e passe para o seu amigo

    http://desenhistasdofuturo.blogspot.com/search/label/Desenhos%20R.C.F.

    ah! antes de ir eu queria lhe pedir mais uma coisa, que eh…
    me add no seu msm
    .
    renato.hiphop@hotmail.com
    .
    .
    .
    .
    .
    obrigada por sua atenção…
    tchau
    .
    .
    .

    Curtir

  21. Prezado Ornam,

    Eu sou um jovem Angolano, me deparei com seus trabalhos quando eu procurava algumas dicas sobre criação de desenhos artísticos para mais abertura nos meus trabalhos.
    Eu comecei a desenhar à muito tempo mesmo, mas as vezes eu fico 1 ano sem pegar em um lápis e fazer um traço, o que eu acho um defeito para mim deixar as coisas. Eu adoro desenhar principalmente desenhos reais como o retrato que eu acabei de encontrar feito por ti, mas a minha preocupação é o seguinte: Gostaria de enviar um dos meus trabalhos para que vc possa me ajudar em certos detalhes para tornar os meus traços mais acentes e terem um bom senso. Eu nunca frequentei uma escola de artes e nunca tive um orientador, razão pela qual, eu venho desenhando a usar um tipo de lápis para todo o desenho desde o esboço e sombreamento, o que não é positivo. Por favor como fazer para eu enviar o meu desenho?

    Atenciosamente.

    Wilson Kiala Agostinho Mantuidi

    Curtir

  22. Cara muito legal eu tbm pego fotos de pessoas e desenho mais não fica tão bom quanto o seu, e to pesando em fazer uma aula vlw OBG. te dou um conselho de dar umas aulinhas no youtube. Se for fazer me avisa blz flw vlw.

    Curtir

  23. Ola… Tava olhando aqui, me impressionei com seus desenhos, eu desenho desde que eu tinha 5 anos, mas os meus desenhos era aquilo de casa, uma arvore sabe, mas hoje eu tenho 11 anos e faço vários desenhos…
    E aqui veio uma pergunta :
    O que você acha sobre a pessoa desenhar muito tempo,e muito bem, e depois esquece que pode fazer isso ? Voce acha legal isso?

    Curtir

    • olha everton eu gosto de dezenha desde criança tenho hj 30 anos,quando paso muito tempo sem dezenha,esqueço um pouquinho sim,mas logo a memoria volta,e quando pasa isso venho aqui buscando ajuda,beijos

      Curtir

  24. Oi, você é um artista! Admiro dimais esse talento para desenhos ou pinturas artísticas.
    Estou fazendo um projeto na minha escola para a pintura de um muro com a arte do grafit. Gostaria muito de sua ajuda no sentido de indicar uma técnica mais apropriada para a faixa de idade deles (média 14 anos) e o material como tipo de tinta entre outros. Fico aguardando uma resposta. Parabéns pelo seu trabalho e muito sucesso.
    Um abraço.

    Curtir

  25. Gostei muito de suas explicações, difícil ver uma pessoa que goste de compartilhar conhecimento assim, com certeza você tem e ainda terá muito sucesso com sua arte e grande hulmidade com os aprendizes desmostrada através de seus ensinamentos!

    Grande abraçoe e Deus te abençoe sempre!

    Curtir

    • deculppe-me na vedade meu nome verdadeiro e joelton mais eu so sim defiçinte visual eu desenho desdos 4 anos de idade meu sonho e ser desenhistas profissional nao estou estudando pois sofri bullying na escola quando sentava na frente para escreve senpre levava um tapa porisso querro vensser na vida

      Curtir

  26. Olá meu caro muito obrigado pelas dicas, bom, eu tenho uma duvida a respeito de sombreamento: Quando for passar o esfuminho deve-se passar no sentido em que foi pintada a textura, ex: de cima para baixo, ou não ha nenhum problema e pode ser passado em outro sentido?

    Curtir

  27. Valeu!

    Gostei das dicas.
    Voce conhece a técnica de “LUZ DE MESA PARA DECALQUES”? ela faz com que o desenho demore mais de ser acabado?.

    Valeu se for possivél responder agradeço.

    Curtir

  28. SÃO FANTÁSTICO OS SEUS DESENHOS,E SUAS TECNICAS. DESENHO BEM, MAS QUANDO VOU SOMBREAR ESTRAGO O DESENHO PRINCIPALMENTE NA BOCA, NARIZ , ORELHA, DENTES E PRINCIPALMENTE OLHOS E SOMBRANCELHAS. NÃO SEI O MATERIAL ADEQUADO E ONDE APLICA-LOS.

    Curtir

  29. olá ornam, eu adorei os seus desenhos, bom eu estou começando a aprender a fazer desenhos realistas mas só com o lápis 2b, e nao está dando um bom resultada, como estou começando a aprender nao adquirir muita técnica, eu gostaia de saber se tem alguma graduação de lápis, que me ajude nesse aspectos, porque nao conheço direito as graduações nem para que cada um a dessas graduações serve.eu agradeceria muito se você pudesse me ajudar, obrigada

    Curtir

  30. Seu trabalho é muito bom, mas não concordo com o uso dos dedos para espelar o grafite, pois toda mão tem um óleo natural e de acordo com a temperatura climática pode liberar mais ou menos e quando mais pode estragar seu desenho, deixando borrões ou manchas, falo isso pq dou aulas de desenho já a muito anos!. Do resto, PARABÉNS!

    Curtir

  31. muito bacana mesmo!parabens!dicas valiosas…
    …desenvolvi uma técnica onde utilizo as mãos e um cartão telefonico dá uma olhada no meu blog artazukabrasil.blogspot.com para os amantes das belas artes.
    valeu irmão!

    Curtir

  32. olha cara achei muito legal seus desenhos, vc desenha pra caramba;;,, olha eu sei desenhar um pouco sou amador ainda, mas como que vc fez para fazer os riscos antes de começar a passar os lápis…eu acho que esta dica seria muito útil para mim…pois eu não sei desenhar rostos ainda…a minha especialidade é cavalos hehe, mas queria muito apreneder os riscos do rosto..e conseguir desenhar assim de uma foto para o papel…valew cara se conseguir me ajudar….

    Curtir

    • Torrichelles,
      Eu ainda não fiz nenhum tutorial ensinando a fazer um esboço, mas saiba que ele é uma parte simples no desenho realista.
      BAixe as vídeo aulas ensinando a desenhar o rosto, que acredito que você conseguira pegar uma boa noção de proporção.
      Está disponível na pagina de download deste site!

      Curtir

    • Olá Aleqza,
      que estanho, que tipo de lapíz você usa? Pois uso o steadler, que é um dos mais denços, e preciso de um 4b para conseguir um preto absoluto. O 2b aplicado com força apresenta um preto, mas é meio fosco, pelo fato de necessitar mais força na fricção, na minha opinião não fica muito bom! Mas como cada artista tem seus meios, legal saber que isso é possível!
      Obrigado pela contribuição!
      Adoraria conhecer seu trabalho!! Se quizer mandar uns para meu email ficaria agradecido!
      Obrigado!

      Curtir

    • Para não perder a proporção do desenho, você deve fazer um esboço antes, ou seja, traçar linhas delimitando as partes que pretende desenhar e sombrear. Assim, ao espalhar o grafite, você sabe até onde deve ir, e não perde a proporção. É claro que o esboço deve ser bem feito, e totalmente proporcional!

      Curtir

  33. PARABÉNS PELA INICIATIVA, MINHA ÁREA MESMO É ÓLEO SOBRE TELA, POR CONSEQUENCIA CURTO DESENHOS EM GRAFITE POIS É A BASE DE TUDO, PESQUISANDO PELA NET, PARA APRIMORAR MEUS DESENHOS ENCONTREI VC, COMO TRABALHO SURREAL NA PINTURA, O REALISMO ME É MUITO IMPORTANTE E FAZCINANTE O DESAFIO. ESTOU PROCURANDO O MESMO REALISMO QUE CONSIGO COM A TINTA, REALIZAR COM GRAFITE OU ATÉ MAIS SE POSSIVEL . ME ENVIA TEU EMAIL, TE MOSTRAR UM DESENHO E TO CURTINDO TEUS TOQUES. MUITO BOM.( EM DESENHO SOU AUTO DE DATA, APRENDI PRATICANDO, VOU FASER O MESMO COM TUAS SUGESTÕES E OPINIÃO SOBRE MEU DESENHO)

    Curtir

  34. VOCÊ É UM GÊNIO! E NO MAIS UM GRANDE DESENHISTA E PROFESSOR DE DESENHO.ESTOU APRENDENDO MUITO COM SEUS ENCINAMENTOS.COMO É BOM VER UMA PESSOA AJUDANDO A OUTRA. QUE DEUS DE ABENÇÕE SEUS TRABALHOS,E QUE CONTINUE ENCINANDO AS PESSOAS A GOSTAR DE DESENHAR .E MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO!

    Curtir

  35. Eu estou enfrentando um momento difícil e vai ser através do desenho em grafite que eu tenho esperança de curar minha depressão..Voce tem um dom divino, e como voce ja disse vamos por este povo pra desenhar rsrsrsrsrs!!!! Abraços e aguardo sua resposta

    Curtir

  36. Olá Ornam meu nome é Karina resido em Arapongas-Pr, ameeeeiiiiiii de coração os seus grafites, eu comecei na semana passada um curso aqui em Arapongas-Pr, ainda estou desenhando casarões, expressões de olhares humanos, claro que vou me dedicar ao máximi, será que eu poderia te enviar alguns dos meus deseinhos? mas não vai rir hein (risos), eu ainda estou aprendendo, mas falando sério eu vou te mandar umas fotos dos meus primeiros desenhos..Tomara Deus que eu consiga desenhar algum dia como voce desenha…Abraços meu e-mail: karina.faria6@gmail.com

    Curtir

    • Olá Karina,
      claro que você pode enviar seus desenhos se quizer! Desenhos de casarões são muito interessantes, eu aprecio muito!
      continue se esforçando que você verá a superação a cada desenho!

      Curtir

  37. tutorial muito, Mtu bom mesmo.. !
    Mas usar dedo em desenho realistico.. é mtu perigoso.. se o dedo tiver um pouco suado.. pode mancha o desenho, q nem uma borracha apaga.. pois o suor em contato com o grafite.. irá se tornar uma espécie de tinta e danificará seu desenho.. assim.. em minha concepção não aceito usar o dedo.. principalmente para aqueles q suam bastante, como eu… Já tive experiencias mtu ruim qnto a isso..kk’

    postando uma critica construtiva..
    Ornam, admiro mtu teu trabalho.. com os desenhos e com este site..
    parabens.

    Curtir

    • Olá Bruno, concordo perfeitamente com você!
      Aquele tutorial está precisando de um Upgrade!
      Valeu pela idéia, e obrigado pela consideração!

      Curtir

  38. Desde já agradeço por fazer um blog que para mim e muitas outars pessoas é especial,afinal uma pessoa que compartilha sua arte merece tudo de bom!!!!Gostaria que me ajudasse numa duvida.Gostaria de saber como faz barba e cabelos grisalhos aquele que predomina o tom escuro e poucos grisalhos…Obrigada pois já me ajudou muito em meus desenhos!valeu
    Dessiner diz:

    Oi Letícia,
    Muito obrigado pela consideração!
    Sobre sua dúvida, na verdade isso é o que a maioria das pessoas querem saber!!srsr
    Na verdade principalmente eu procuro melhorar muito nessa área.
    Tenho o objetivo de preparar mais materiais ensinando a fazer todo tipo de cabelo, barba… entre outros! Mas esse ano para mim está complicado.
    Bom, mas acredito que uma técnica que utilízo lhe será útil para fazer os detalhes do cabelo grisalho, e está na pagina cabelo a grafite no meu site!
    https://dessiner.wordpress.com/como-usar-o-grafite/cabelos/

    Dá uma boa lida que vai te ajudar bastante!!

    Curtir

  39. oi tudo bem ?!!?!?!?!!?
    achei esse tutorial dez e gostaria de parabenizar voce pela aula………………

    Desiner diz:
    que bom que gostou! Se ainda não fez, você pode baixar uma versão completa no meu site, na pagina dowload!

    Curtir

  40. olá’ muito bom a dica do cabelo vou procurar desenvolvê-lo com bastante delicadeza e atenção e depois deixar algum algum comentário sobre o resultado
    Dessiner diz:
    Beleza Gabriel, vou querer ver o resultado em!! Bom trabalho

    Curtir

  41. Meu caro amigo, em primeiro lugar parabéns pela disponibilidade de tempo em compartilhar o caminho onde as flores são mais coloridas, onde as aves cantam um canto mais harmonico, onde o o ar tem cheiro de água fresca da fonte e onde o tempo é um mero espectador.
    É com boa vontade e um pouquinho de tempo por dia doados que o mundo teria um tratamento homeopático, porém eficaz, para a chaga do egoismo que aumente cada vez mais. Matando com o tempo a cultura e a arte.
    Tirei proveitasa lição das suas dicas.
    Acredito que a maio dificuldade ainda seja cabelos.
    Tente colocar outros tipos de cabelos.Crespos, ondulados etc.
    visite o meu blog. http://www.moacirbarros.blogspot.com
    Um grade abraço e fique na PAZ
    Que Deus o abençoe com saúde e sabedoria.
    Moacir Barros
    Dessiner diz:

    Vejo que além de artista és poeta também! Muito obrigado pelas considerações!
    Viseitei seu blog. Parabéns por seu trabalho que faz a felicidade e a magia na vida das crianças.
    Vou disponibilizar mais material sim, mas por enquanto ta meio difícil encontrar tempo, ultimo ano da faculdade, TCC, então fica difícil…

    Curtir

  42. Dessiner, existe alguma maneira de fazer um esfuminho com manual?
    Postei um novo desenho em meu blog, uma encomenda, e por falta de material usei como esfuminho, algodão, que gerou um efeito muito parecido com o esfuminho original!
    Estou me dedicando a cada desenhos seguindo sua dica: Se concentrar mais no desenho, e desenhar sem estar cansado!
    Logo vou postar um trabalho que acredito estar um pouco mais perto do seu nível!
    Abraços, de desenhista pra desenhista!

    Dessiner diz:
    Existe sim como fazer um esfuminho manual, mas não fica muito bom não, poís é preciso que o mesmo seja compacto, coisa que manualmente não é possível fazer. Pois ele precisa ter uma rijo, para aguentar a pressão que é necessária ao longo de um desenho.
    Usar o algodão, ou guardanapo é muito bom, chega a ser melhor que o esfuminho, mas para partes sem muitos detalhes. Para partes com detalhes minuciosos, somente com um esfuminho de ponta fina, de preferência nº 2.
    Visitei seu site, vejo que está sim experimentando um crescimento à cada arte!

    Curtir

  43. vou passar esse site para os meus camaradas, vou divulgar.
    abraço cara
    Dessiner diz:
    Valeu, faz esse favor, quanto mais divulgação do site, melhor!

    Curtir

  44. Caro Ornam ,
    o meu amigo Ulisses que me indicou sobre o Top Dez (concurso) cara e vendo todas as dicas gostei muito, vc ta de parabéns…
    sempre gostei de desenhar, mas agora que me interessei mesmo por fazer desenhos, que sempre foi a minha paixão.
    O Ulisses ele fez o curso Nelves acho que vc já ouviu falar, aí ele olhando os meus desenhos gostou muito, e sempre me dá umas dicas, enfim PARABÉNS.
    Dessiner diz:
    Que bom que gostou das dicas, você pode acessar o site sempre, pois meu objetivo é estar colocando coisas novas constantemente. Sobre o concurso, estou esperando seu desenho para participar.
    Conheco o Curso Nelves sim, não fiz, mas já ouvi falar e já tive a oportunidade de trocar algumas palavras com o próprio.

    Curtir

  45. Grandiosa atitude, Ornan.

    A dica que eu deixo para o pessoal é quanto à utilização dos dedos para sombrear. Tem que tomar bastante cuidado porque, como você falou, os dedos possuem umidade ( acrescento também, gordura), e isso pode deixar o trabalho, geralmente, numa situação irreversível. Quando eu não possuía o esfuminho, utilizava um contonete( os efeitos até que saíam legais).
    Ah, o cabelo da loira ficou excelente. O meu problema maior fica ao desenhar cabelos( a maioria fica chapado), mas estou utilizando uma técnica que é semelhante a mencionada. Consiste em aplicar um pó de grafite levemente nas partes mais claras e um pouquinho mais forte sobre a parte mais escura( de acordo a necessidade), em seguida pego um corte de uma borracha plástica e lápis borracha e vou fazendo fio a fio como se estivesse apagando o desenho, assim faço por exemplo um cabelo loiro ou iluminado.
    Dessiner diz:
    Bem lembrado Oziel, já estraguei desenhos por sombrear com o dedo e não perceber que estava úmido , e não teve concerto.
    sobre as técnicas de cabelo, o que mencionou está corretíssimo!
    Participe também do concurso top 10, veja ma página inícial desse blog.

    Curtir

  46. Bem que você podia ensinar a desenhar mãos. Eu tenho a maior dificuldade de desenhar o formato em diferentes posições..
    Dessiner:
    Pode deixar Letisgo, estarei fazendo um tutorial em fevereiro sobre mãos! Estou terminando algumas encomendas de desenho, assim que sobrar um tempinho, vou trabalhar nisso!

    Curtir

  47. Obrigada pela paciência de explicar-nos passo a passo sua tecnica! Parabéns! Foi de mta utilidade suas dicas! Abraços…
    Dessiner:
    obrigado Bruna! aparece mais vezes!

    Curtir

  48. A explicação passo-a-passo esta bem fácil de entender…e pra qm tá começando a desenhar (como eu) eh bem legal poder saber por onde começar o desenho e principalmente, saber como fazer os detalhes, que fazem toda a diferença qndo vc acaba o desenho…

    parabéns!!!!
    Dessiner:
    Isso ai Michelle, se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar!

    Curtir

  49. cara o seu blog é muiiiito util para mim e acho q para varias pessoas q passam por aqi desde de ja eu te parabeniso,pelo seu trabalho e cotinue assim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Desiner:
    é muito gratificante saber que está sendo útil essas dicas! na verdade a razão de existir desse blog é esse: DISSEMINAR A ARTE DO DESENHO!

    Curtir

  50. Oi

    Parabéns!!! Seus desenhos dão ótimos!!!!!!!!!!!!!!!!

    Mas será que você poderia dar mais dicas de como desenhar cabelos loiros? Pois eu tenho muita dificuldade nesta área.

    Desde já agradeço

    Um Abraço
    Dessiner:
    Ola Mariana, poderia sim, mas antes gostaria de saber qual a sua maior dificuldade? qual parte não consegue?
    No geral o cabelo loiro é o mais dificil de fazer, mas o basico é ter controle ao espalhar o pó de grafite, conforme explicado nesse tuturial.

    Curtir

  51. foi o melhor blog que encontrei,pois é repleto de tecnicas com seus respectivos exemplos e diga-se de passagem am(bas);(bos) bem detalha(das);(dos),bonito traço Ornam!

    Dessiner:
    Muito obrigado washington, obrigado pelas observações!

    Curtir

  52. ola…. agradeço por teres mi respondido meu último comentário…
    mas fica a dúvida… tipo.. eu faço os desenhos todos com o grafite… eu deixo as partes fortes do sombreamento e as fracas com o lápis… e por fim eu passo o dedo para espalhar o grafite… o efeito no final ainda não é agradável.. não fica tão real como nos teus… mas queria saber se pode melhorar.. se dessa maneira ki faço pode vir a ficar como o realismo ki nem o teu… abraço!!

    Dessiner: Então, talvez o efeito não estaja ficando legal porque a borracha que vc está usando para fazer os traços do cabelo após espalhar o grafite com os dedos não seja boa. Use a borracha plastica da FAber, essa é boa. FAça uma ponta fina e passe a porracha com traços rápidos por sima do grafite espalhado … Com um pouco de prática vc aperfeiçoa essa parte!

    Curtir

  53. vlw muito pelas suas dicas
    só que eu naum sei ainda fazer aqueles brilhos da claridade
    que ficam no rosto das pessoas

    será q vc poderia min ajudar
    eu preciso muito disso !! vlwwwwwwwww!! 😉

    Dessiner:
    Thacio,
    Da uma olhadinha nesse Tutorial “Como usar o Grafite”, na parte fazendo as sombras, pois lá explica exatamento como fazer isso, pois na verdade, a claridade é simplesmente a ausencia de sombras! Aprenda a controlar as sombras e saberas evidenciar uma claridade nos seus desenhos!

    Curtir

  54. Olá meu caro, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela sua arte: seus desenhos são excelentes, fico surpreso e grato pela sua humildade e tranparência na hora de divulgar suas técnicas e, por conseguinte, amparando demais desenhistas na hora de melhorarem suas tecnicas.
    Eu sempre gostei de desenhar, no entanto nunca tive sucesso.. tentei mangá ( devido a paixão pelo desenho Dragon Ball rsrsrsr) mas nunca cheguei perto dos desenhos de meus amigos .. Eu sempre tive a vontade de reproduzir rostos.. achava o máximo desenhar rostos reais.. dando a imprensão de realismo… E de uns tempos pra cá venhu praticando… no começo os desenhus ficavam medonhos.. muito ruins.. mas fui pela insistência e veles vêm melhorando… Eu desenho apenas rostos femininos.. decidi aperfeiçoar-me nisso! mas , como estou começando tenhu uma série de dúvidas e com certeza devo cometer uma porção de erros ao desenhar..
    por exemplo, eu nunca faço o esboço inicial… começo logo pelos olhos da pessoa e por isso acabo errando nas proporções e a pesoa não fika muito parecida… já tentei começar pelo esboço do rodto.. mas não tive sucesso (gostaria ki mi ajudasse quanto a isso).. outro problema é na questão do sombreamento… eu uso apenas o dedo pra fazê-lo.. eu ‘pinto’ a parte escura com p lápis e vou espalhando com o dedo.. variando a intensidade para dar imprensão de profundidade .. não tenhu esfuminho.. nas poucas papelarias ki procurei não tive sucesso e me diceram que não sabia do que se tratava… Os cabelos é a pior parte pra mim… não consigo obter realismo.. eu tento fazer com o lápis.. com riscos longos, como se fosse fazer fio por fio.. mas não fica legal.. gostaria de uma ajuda nesse ponto!!… era isso….se tu puderes mi ajudar eu seria muito grato… gostaria de saber como eu posso te enviar um desenhu meu pra voce analizar e ver no que eu estou pecando.. outra coisa.. se fores responder , gostaria ki mi mandasse diretamente para o meu e-mail.. se tiveres orkut, meus desenhos estão lá….—>[ michel domingues ] tenho um álbum só de desenhos..
    obrigado por tudu e parabéns!! abraços!
    Dessiner:Ola Michel,
    Se vc quer se aprofundar em desenhar rostos femininos, vc vai conceguir, pois a unica coisa que precisa é treinar bastante. E considerando que desenhar rostos femininos é muito gostoso, vc não vai ter nenhum problema, basta escolher uma mulher bem bonita, que o desenho passa a ser uma diversão.
    Quando as dicas de profundidade, cabelos, e formas de fazer sombra, de modo geral, o que eu sei está bem explicado no turorial “Como usar um grafite”, nele vc encontra todos os passos. para encontrar o esfuminho não é facil mesmo, mas em papelarias grades vc vai encontrar, e principalmente em papelarias especializadas em materiais artisticos.
    Analizando o “Como usar o grafite”, ainda assim, restar alguma dúvida, não exite em questionar. Poderas dizer assim: “-Não entendi como fazer …(determinado ponto do tutorial) ou ainda, tentei fazer mas tive determinada dificuldade…!
    No mais, espero ter ajudado e estamos a disposição.

    Curtir

  55. GRAFITE EM PÓ É UMA TÉCNICA USADAS POR JAPONEZES QUE DESENHAM NAS PRAÇAS DE SÃO PAULO.
    POR ISSO É CHAMADO DE PÓ JAPONES. MAIS AQUI PARA AS PESSOAS QUE NÃO CONHECEM A TÉCNICA , É CHAMADO SIMPLESMENTE DE GRAFITE EM PÓ.
    SÓ É ACHADO EM CASA DO ARTÍSTA. LUGARES QUE EU SEI QUE VENDEM EM SÃO PAULO E NA PAPELARIA MATERIAS EXPECÍFICOS PARA ARTÍSTAS PLÁSTICOS. CIDADE DE ATIBAIA-SP PRÓXIMO AO RESTAURANTE DA VÓ, APROVEITEM E PASSEM PARA SABOREAR A COMIDA CASEIRA. NÃO VÃO SE ARREPENDER.
    E BOM DESENHO!!!!
    ABRAÇO DO CHRISTIANO SÁ MENDES.

    Curtir

  56. Vi as dicas e achei boas..bem explicadas.
    N SEI SE VCS CONHECEM O MÉTODODO DO PÓ JAPONES, mais conhecido como GRAFITE EM PÓ. com as mesmas numerações dos lápis usados para nossos desenhos.
    É melhor que usar os restos do grafite que saiem dos lápis ao apontar.
    E faz a luz do desenho ficar mais realistas.
    Dessiner:Cristiano sá,
    Não conhecia não, então agradeço muito essa dica, concerteza vou procurar e vou fazer uns experimentos, e acredito que vai acrecentar ainda mais nas minhas obras. Obrigado

    Curtir

  57. ola, nossa adorei gosto muito de desenhar rostos,mas tenho ainda dificuldades com as proporções, puxa gostei muito, bjs em seu coração.
    Dessiner:
    Obrigado Denise, vc é 10!!!

    Curtir

  58. Grande artista se um dia eu conseguir fazer um trabalho desse eu vivo só de desenhar.

    Parabens
    Dessiner:
    E acredite, se quizer, da para ganhar uma grana. Por um tempo meu trabalho era so desenhar…, mas atualmente o desenho é so um lazer.

    Curtir

  59. vlw msm velho eu jah to desenhando fts olhando !!

    mais jah estou treinando a desenhar pessoas ao vivo !!

    vlwwww!!! 😉
    Dessiner:
    Dessenhar pessoas ao vivo é bem mais dificil, mas é muito divertido. manda ver que vc vai gostar, a parte ruim é que não da para aplicar as tecnicas de realismo, pois torna o desenho muito demorado.

    Curtir

  60. Ornam

    Agradeço-lhe estes passos a passos que são de grande valia.
    Estou encantada não sómente com os seus desenhos mas também com a sua generosidade.Ela demonstra o grande homem que você é pois possui altos valores.Abraços

    Dessiner:
    Nossa Diva, fico encantado com sua generosidade!! Obrigado mesmo!
    E no que precisar, se estiver ao meu alcanse é só postar aqui…

    Curtir

  61. Queria pedir um super favor a você, que fizesse um tutorial igual a este, só que para desenhar animais. Tenho uma dificuldade muito grande em desenhar “pelos” fazer cachorros, gatos, a própria juba do Leão rsrs , eu sempre estrago meu desenho com ela. Espero que ajude. Abraço
    Dessiner:
    Nossa, esse é um pedido e tanto.
    Mas para falar a verdade, isso é algo que eu quero fazer, ja á algum tempo, mas por enquanto não estou tendo tempo para isso. Mas se der uma olhadinha na parte sobre texturas de pelucia, creio que ajudara já um pouquinho!

    Curtir

  62. Cara, eu estava à procura disso há muito tempo, não tenho condições de pagar cursos, e sempre aprendia na “raça” até que conseguia bons resultados. Com essas técnicas vou me aperfeiçoar MUITO mais. Obrigado.
    Vou divulgar seu blog

    Dessiner:
    Divulga mesmo, vamo por esse povo pra desenhar!!!srs

    Curtir

  63. sera q eu poderia de add no msn ? se vc tiver né

    só para eu saber quais os nomes dos lapis para cada função de realismo no desenho , pq eu só tenho o lapis 2b

    sera q vc pode ?
    Dessiner:
    Está add.
    Sobre os lápis, vc pode encontrar informações aqui!

    Nessa págna descrevo todos os materiais usados e quando usa-los.
    Dessiner

    Curtir

  64. e ae blz ja ta prestando para download?

    Dessiner:
    O cara, ainda não, mas to mandando no seu e-mail!
    to sem tempo para refaze-los.
    Se alguem mais quizer enquanto isso, só pedir que mando por e-mail, mas estare vendo isso o mais rápido possivel…

    Curtir

  65. Oi…….adorei suas dicas. Pois sou aluno de um professor de desenho aqui da minha cidade……TATUÍ.-SP
    Ele é um ótimo professor……
    obrigado pela dica.
    E parabéns!!

    fique com o site do meu professor: http://www.flickr.com\photos\deividdesenhos

    valeu…..abraços,!!!
    Dessiner:
    valeu… espero que possa aproveitar bem as dicas.

    Curtir

  66. Olá,
    Eu sempre gostei muito de desenhar, mas sempre tive dificuldades em fazer desenho de cunho mais realista, meus amigos vivem me falando que devo investir no talento que tenho, apesar de eu achar que não tenho tanto talento assim, meus pais também (é uma das poucas coisas que meus pais incentivam)!! Eu sempre tive vontade de fazer algum curso para aprimorar minhas técnicas, mas não conheço nenhum bom. Foi ai que, em uma comunidade do Orkut, vi um tópico falando sobre esta página, decidi olhar, e vi que suas dicas são muito boas!! Parabéns!!
    Abraços!!
    Dessiner:
    Legal!! Mas ô, não desista, mesmo que vc nao venha a um dia viver da arte, vai ser um valor agregado maravilhoso que vc incrementou na sua vida.
    Amo desenhar, sempre que tenho tempo, faço um, e a cada desenho percebo a evolução.
    Flw..

    Curtir

  67. Oi sou prof de artes e adoro desenho no grafite, sempre estou treinando, tenho muita dificuldades em fazer o cabelo, adorei suas dicas vou tentar dessa forma. abraços seu trabalho é maravilhoso parabéns.

    Dessiner:
    Opa, se vc é professor, divia é estar deixando algumas dicas para nós!!srsr
    Realmente, o cabelo é o mais complicado, mas não é um bixo de 7 cabeças tbm!!

    Curtir

  68. cara o link ara download nao ta prestando da erro

    Dessiner
    Valeu por avisar, verifiquei, é que ele tem um limite de donwload, e o mesmo ja foi atingido. Mas mando no seu e-mail, pode deixar.

    Curtir

  69. eu adorei, so iniciante em desenho, apesar de saber um pouco sobre desenhos, ainda so muito leigo, mais quando vejo algo que me impressiona fica adimirado…..
    parabens mesmo pelo hiper realismo 🙂
    eu ate add a pagina em meus favoritos…
    eu gostaria muito de sabe os intrumentos utilizado para o hiper realismo como pinceis boras pó de borrachas e algumas tecnicas ……

    Dessiner:
    Os materiais que eu uso, vc pode encontra-los em outro tutorial nesse site: “Materiais recomendados” .

    Curtir

  70. muito obrigado por estas dicas !! eu consiguir desenhar a ft da minha mãe ta identica . mas eu aperfeiçoei oq eu jah sabia com estas dicas !! vlwwww !!
    Dessiner:é isso ai, sempre buscando a perfeição!
    Um conselho: Nunca se contente com o resultado, procure sempre melhorar. É bom depois de acabado o desenho, fazer uma boa critica do que pode ser melhorado…

    Curtir

  71. Adorei as dicas sobre grafites. Estava aqui na hora procurando resolver em um desenho e me deu a luz, obrigado.
    Muito bom mesmo. Gde abraço.

    Dessiner:
    Blz, mas eu não dei luz a nada não em!!srsr ha8ah
    esse papo tá errado…srs

    Curtir

    • Oi eu não lembro seu nome, eu aprendi a fazer esposo em livro de mangas eu gosto muito realismo é novo para mim.meu amigo desenha realismo de uma outra forma e fica muito legal ele faz a sombra east luzes apagado coma borracha .Queria dar uma dica tenho vários livros de manga que ensina fazer a anatomia de qualquer coisa se vc saber desenhar manga realista posta aeroporto para gente
      Grato por sua gente leza por compartilhar suas dicas,tenho muita dificuldade em fazer o nariz e boca queria umas dicas rural compliendi com fazer?

      Curtir

  72. Muito bom seus desenhos, parabens!
    Adorei a dica do cabelo, Obrigado.
    Numa oportunidade posso te mandar meus desenhos pra vc da uma olhada?

    Obrigado , e mais uma vez parabens.

    Abraço

    Dessiner:
    Beleza! A dica do cabelo é muito boa mesmo, da um efeito incrivel. Blz, manda o desenho que faço uma avaliação!

    Curtir

  73. Adorei as dicas! Ainda estou no início, aprendendo a pôr em prática, mas as dicas realmente são de incentivar o trabalho com o grafite. Parabéns!!!!!!!!!
    dessiner:
    Mas é do inicio mesmo que se começa!!srsrsrhuahua
    Continue desenhando, ainda vamos ouvir falar de você…
    Ornam MMaia

    Curtir

  74. nossa adorei suas dicas, nunca tive aulas mas consigo fazer alguns rabiscos ta no meu orkut os primeiros desenhos que fiz, espero um dia te um décimo do seu talento!!!!!!!
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Dessiner: Com certeza, se continuar praticando, um dia vc pode ser muito melhor do que eu! Valeu!!

    Curtir

  75. Parabéns ,!!!
    Sua iniciativa de expor suas técnicas grátis saõ muito importantes para nós.
    Meu obejtivo é conseguir reproduzir cenas bíblicas,sei que não será fácil, mas vou insistir, e com seus ensinos, me animei mais a continuar!Obrigada

    Dessiner:
    Nossa, muito legal a sua causa! gostaria de ver alguma qnd estiver pronta!! Espero ter ajudado de alguma forma!

    Curtir

  76. Parabéns!!!!!!!!!!! Sensacional!!!!
    Essa técnica também tem os mesmos efeitos em Mangás??? se tiver vou refazer alguns meus!!!!!!
    abraço!! Muito bom, parabéns mesmo!!!
    Dessiner:
    Concerteza vc pode usar essa tecnica tbm em mangas, é so adaptar. é claro que no mangá vc nao precisa ser tão “preciso”.
    Obrigado…

    Curtir

  77. Nossa, nunca consegui desenhar imagens realistas da forma que eu queria.. Vi muitas dicas aqui, e tô praticando bastante.. Realmente me ajudou MUITO.

    A única coisa que não consigo fazer são os cabelos. Nossa, não sei nem por onde começar.
    No seu ‘tutorial’ tá bem explicado, mas ainda assim, tenho medo de jogar o grafite e estragar o desenho..

    Ainda assim, MUITO obrigada.. Me ajudou MUITO.
    Dessiner:
    Pode ficar tranquila Tah, vc nao vai estragar seu desenho jogando o pó de grafite! faça uns testes antes só para vc ver como funciona, e depois tenta aplicar no desenho!

    Curtir

  78. Ola..
    tudo bem?!
    adorei isso aqui..hehe
    muito obrigada pelas dicas..vao ser bem úteis!:D
    abraço
    Dessiner:
    De nada… logo teremos mais atualizações…pelomenos espero!!sr

    Curtir

  79. incriveu….nossa de boca aberta…..
    vc desenha muito…..
    eu senpre tenho dificulda de de comesar um desenho….
    Dessiner:
    A coragem para começar é o de menos, duro é ter coragem para terminar!!srsr

    Curtir

  80. olaa agradesço por responder em primeiro lugar, e sim tenho sim, o problema eh q por foto nao fica tao bom de ser ver, mais tenho sim, se vc tiver um email ow algo do tipow eu posso te mostrar pra vc ter noçao de como sao…

    mais uma vez obrigada!

    Beijos!
    Dessiner:
    Ok, e-mail enviado! Ficarei aguardando retorno

    Curtir

  81. Nossa realmente adorei suas dicas, não posso dizer que sou uma desenhista amadora, porq to meio longe de alcançar a perfeição ou talvez não, mais rabisco um pouco e apesar de gostar muito de paisagens tenho feito muito desenho ” de fotos ” e cabelo era meu ponto fraco, com suas dicas eu consegui melhorar pelo menos os cabelos femininos, rsrsrs mais ainda tem duvidas quanto ai realismo do rosto e tals, nao consigo deixar como os teus totalmente sem riscos e pior o desenho acaba sempre não parecendo com a foto, fica bem diferente totalmente descaracterizado entende ? queria algumas dicas pra melhorar isso quanto ao resto ate q não esta tao ruim ^^ mais uma vez gostaria de dizer que adorei seus desenhos, suas dicas, e principalmente sua iniciativa de nos ajudar, so pra lembrar não fiz cursos so pego pequenas dicas pela net a fora.. o que é bem dificil de se encontrar… se puder me ajudar obrigada…

    Beijos!
    Dessiner:
    Entendo perfeitamente! Todos nós, desenhistas, passamos por isso, pois ninguem nasce sabendo. Não se preocupe, exercitando você consegue aperfeiçoar seu trabalho. Posso sim te dar dicas, mas gostaria de saber se vc tem alguma foto de seus desenhos para que eu possa ver! Desta forma poderem te ajudar melhor, se tiver algum desenho, gostaria de ver…
    e agradeço pelas considerações, …

    Curtir

  82. É… Não tinha visto mesmo este tutorial antes… Tipo, só um pitaco: a caixinha do search ali em cima ta escondendo um pedaço do link pra essa página… Não sei se é só no meu navegador… Acho que se a configuração do blog permitisse vc chegar aquela caixinha um pouquinho pro lado ia ficar mais visível 🙂
    Abraços!
    Dessiner:
    Valeu ana, obrigado pela dica, vou dar uma alterada sim!!!
    Obrigado pela sugestão!

    Curtir

  83. pow, parabens pela iniciativa cara… e o tuto fico muito bom *—–*
    to me ajudando bastante o Tuto, abraço.
    Dessiner:
    Legal, fique a vontade para voltar qnd quizer entao!

    Curtir

  84. Oi
    Entrei aqui pela sua resposta no passo a passo da Sandra Bulock e valeu muuuuito a pena!!!
    Parabéns e obrigada de novo : )
    Vou experimentar!!!
    Abraços!
    Dessiner:

    É, coloco as vezes os links, pois muitas pessoas nao percebem que tem outros tutorais no site! Experimente sim, veras que não é tão dificil fazer um bom desenho! Abraços…

    Curtir

  85. Pingback: Baixando os artigos « A EXPRESÃO DA ARTE

  86. Olá, Ornam.
    Estou aqui para lhe dizer muito obrigada pelas dicas de desenho. Super valiosas.
    Eu sou desenhista amadora, nunca fiz curso nenhum.
    Atualmente tenho vagado por blogs, comunidades e sites à procura de dicas para melhorar minhas técnicas.
    Aqui eu pude clarear algumas dúvidas e ter uma melhor noção de como usar o esfuminho.

    Valeu mesmo.
    Obrigada!
    Dessiner:
    Eu tambem sempre procurava algo em outras sites quando estava aprendendo mais nunca encontrava algo satisfatório, então resolvi fazer algo, um pouco mais pratico e claro, para auxiliar novos desenhistas.
    Entao agora que ja conhece o site, qualquer dúvida, só entrar em contato!

    Curtir

  87. Olá, gostaria de saber se ao fazer o cabelo, poderia espalhar o pó de grafite com algodão.

    E tbm, se depois de ter feito as mechas c a borracha, se seria bacana escurecer c a ponta do lápis mesmo as partes mais escuras do cabelo, já q quando espalho o pó do grafite é tendência ficar mais claro do q como se tivesse sido feito c a própria ponta do lápis.

    Desde já, grato.

    Flw!
    Dessiner:
    Você até pode usar o algodão qnd se tratar de pó de grafite lixado com uma lixa de unha, por exemplo(pó fino). Mas se for um pó mais grosso, como o resultante do apontar o lápis, seria mais facil dissolve-lo com o dedo, principalmente pelo fato de o dedo ter uma humidade natural que ajuda nessa hora.
    Se vc colocar a qnd de grafite correta nas partes mais escuras do cabelo, nao vai precisar escurecer mais com o lápis, pois qnd passar a borracha ele vai ficar mais escuro ainda, dai é so vc ir controlando com a borracha, clareando se for o caso(se passar muitas vezes começa a clarear) até chegar ao tom desejado.
    Mas se depois de ja ter feito todo o processo com a borracha, vc quizer realçar alguns fios ou mechas com o lápis, pode ser feito sim, fica muito bom, mas deve tomar cuidado para nao tirar o realismo dos traços que a borrracha proporciona! O lapis não passará de um complemento nesse processo!
    qualquer duvida, pode deixar ai…
    Ornam MMaia

    Curtir

  88. estava eu passeando pela net e pensei no meu namorado, e no presente q gostaria de dar a ele no nosso niver de namoro. então pensei em um desenho e pesquisei no google e vi teu site. eu nunca fui de fazer desenho realista, o primeiro q eu fiz sem técnica nenhuma, pois nunca tive interesse em aprender, eu estava na sexta série da escola e foi a reprodução de um dos integrantes da antiga banda backstreet boys (rsrsrs.. q cafona…^^’ ), lembro q a boca ficou péssima, feia msm, pois n tinha nenhuma noção de como fazer. mas axei lindo né, tipow, “nossa, meu primeiro desenho de foto”. é assim q eu xamava na época, “desenho de foto”. rsrs
    mas voltando, qru dar ao meu namorado um desenho dele, ou de nós dois juntos, ainda n decidi, e tuas dicas pra mim foram excelentes, n poderiam ser melhores.
    abraço, e parabéns pelo incontestável talento q vc tem.

    Dessiner:
    legal Mizu,
    Meu primeiro desenho digamos de rosto, foi mais como gosação. Fiz uma caricatura do meu irmão, a idéia era de incomoda-lo, mas ele achou tao legal que me insentivou a continuar desenhando, e estou hoje aqui!!!..srs
    Eu tbm tinha bastante dificuldade em fazer a boca, #@#*..
    Mas isso mesmo, vai em frente, tenho certeza que seu namorado vai se sentir muito honrado em receber um desenho feito por suas mãos, mesmo que nao seja o melhor desenho do mundo, vai ser o melhor “com seu amor” para ele!!!
    Obrigado pelas considerações e mao abra nesse desenho!!
    Ornam MMaia

    Curtir

    • Meu primeiro desenho de rosto foi da minha professora … Fui pra secretária e o diretor falou ki eu tinha muito talento… (pensei ki iria levar 1 advertencia)
      Até hoje nunca fiço 1 curso de desenho e trabalho com desenhos a grafite e Com Acrílica em tela .
      Vc temm MUITO TALENTO Ornam MMaia!

      Curtir

  89. oi td bem?
    nossa parabens pelo trabalho muito boa as dica 🙂
    eu fiz curso de desenho de 2 anos e ñ tinha aprendido essa dica de cabelo
    eu gostei muito disso q vc ensinou , isso nos economiza varias horas 🙂
    xau abraços

    e parabens


    Dessiner:
    Nunca fiz um curso, mas um dia resolvi ir em uma escola de desenho, mas desisti, pois vi que minhas tecnicas estavam superiores, modestia parte falando!!srsr
    eles nao usavam tbm essa tecnica para fazer os cabelos, faziam apenas com o lapis, o que nao dava um bom resultado! ornam MMaia

    Curtir

    • tambem nunca fiz curso ,uma boa parte de se aprender a desenhar é praticamente sozinho, com muito treinamento de varios anos ,claro que as dicas e os materiais sao indispensaveis ,no começo eu era pessimo tipo desenhava nada,e era sempre zuado pelos meus amigos que nem eram lá grande coisa,mas então fiz uma coisa passei a treinar e nunca desisti , e hoje já desenho um pouco to agora treinando pra desenhos realistas coisa complicada,espero um dia chegar ao seu nivel Ornam Maia voçe é muito bom desenhista .Aí posta mais algumas dicas sobre os efeitos no cabelo e a boca ,essa sim tenho dificuldade por causa dos dentes..vlw

      Um Abraço!!

      Curtir

  90. ANDERSON:
    Olá Ornam, tudo bem?
    Bom, eu participo de uma comunidade de desenho onde vc tbm participa e em um dos fóruns, vc sugere o seu site…
    Eu entrei e gostei muito, vc é bem talentoso…
    Bom, o negócio é o seguinte…
    No tópico do seu site q é “como desenhar com grafite”, eu segui corretamente as suas dicas,mas eu estou com uma dúvida e não estou conseguindo fazer o efeito nos cabelos…
    Lá vc explica q pra dar um efeito legal nos cabelos, 1° temos q espalhar o pó de grafite onde vai ser os cabelos…
    Eu fiz isso, só quando eu fui passar a borracha como vc fala no site, no meu caso fica um risco preto onde eu a passo…
    Pq não estou conseguindo dar o efeito desejado?
    Aguardo sua resposta
    Dessiner:
    Legal,
    para dar esse efeito no cabelo vc deve espalhar o grafite com os dedos de forma que o papel fique pintado (borrado pelo grafite), depois de espalhado, vc tem que soprar o pó que ainda tiver sobre o papel, deixando somente a mancha negra feita pelo pó de grafite ao fricciona-lo com o dedo no papel.
    voce deve usar uma borracha boa, aconselho uma borracha plastica da faber castel, igual tem demostrado no site(materiais para desenhos).
    Na hora que vc passa a borracha, o risco fica mais escuro mesmo, vai ficando cada vez mais escuro. Mas por isso, vc nao deve ter posto muito grafite a ponto de impossibilitar fazer os riscos. O melhor mesmo é pegar o pó que sobra ao apontar o lapis e esfrega-lo no papel até pinta-lo todo. Pois que se lixa o grafite numa lixa de unha ele fica muito fino e por isso, muito facil de manchar demasiadamente o papel.
    Mas voltando, como disse nao deve escurecer o papel demasiadamente. Qnd passar a ponta da borracha vai escurecer mesmo, e é assim que deve acontecer. Mas vc deve continuar passando a borracha, riscando até conseguir o ton desejado. Conforme vc for passando a borracha com certa força, o efeito vai surgindo. Dai vc pode ir fazendo mexa por mexa, deixando umas partes mais claras que as demais, que dará um bom efeito!
    tente novamente e me escreva caso nao tenha dado certo!
    Colocarei sua duvida no site para que sirva para demais pessoas que venham a ter tbm!
    Ornam MMaia

    Curtir

  91. Suas dicas resumiram muito bem o que procurava em diversos sites.
    Explicação clara e objetiva.
    Parabéns.

    Dessiner:
    entao acho que consegui chegar onde eu queria!! Muito obrigado

    Curtir

  92. Parabens muito boas as suas dicas sobre o realismo dos desenhos isso vai me ajudar bastante, diante do seu auxilio neste blog pude ver o quanto é importante o papel da paciencia no desenho ainda mais no meu caso que sempre tento fazer o sombreado todo de uma vez e com tons fortes de lapis


    Dessiner:
    Exatamente, paciencia, e muita passiencia é preciso ter! e o ton, deve mesmo ser bem moderado para nao perder o realismo, e é claro, nunca deixando um risco aparecer, apenas a sombras…
    Valeu…
    Ornam MMaia

    Curtir

  93. Amadora,
    O Ornam é um bom desenhista, O Ornam é um bom desenhista, O Ornam é um bom desenhista!!!! Ninguém pode negar….

    Gostei muito, parceiro!

    Dessiner,
    que nada, assim vou ficar me achando muito!!!…

    Curtir

  94. Iglesiasאיגלסיאס
    oi Ornam,

    pow dei uma olhada no seu blog e é muito interessante as dicas principalmente Como usar o grafite,nota mil por sua atitude de ensinar as tecnicas até então desconhecia por minha parte. sou amador, desenho pouco,mas valeu mesmo pelo incentivo…

    forte abraço.

    Dessiner:
    obrigado colega, entao quando aprender tecnicas diferentes, nao esquece de compartilhar aqui tbm em!!srs

    Curtir

  95. Pingback: Ornando um casamento « A EXPRESÃO DA ARTE

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio