O Autor

Dessiner

Dessiner é desenhar em Francês.

Por que escolhi este nome?

Na verdade não tem uma história fabulosa sobre o porque do nome, nada de impressionante.  Queria dar um nome que expressasse o que faço, de forma mais subjetiva e ao mesmo tempo incomum.

Quem sou?

Meu nome é Ornam MMaia, Casado com 26 anos de Idade. Sou Goiano, natural de Anápolis-GO.

Atualmente moro em Maringá – PR. Tenho o desenho como uma paixão, e Contabilidade informatizada como profissão.

Comecei no desenho artístico incentivado pelo meu Irmão. Uma vez fiz um desenho dele, mais exato uma caricatura para incomoda-lo, e ele viu talento naquele desenho e me incentivou. Desde então tenho desenhado cada dia mais, e sempre aperfeiçoando.

Para mim, DESENHAR é?

Expressar nos desenhos, os sentimentos e expressões que não podem ser expresso com palavras, mas apenas sentidos por olhares que se deleitam ao admirar. Evidenciar o que uma simples fotografia não pode mostrar, dando vida à cada desenho.

Porque Criei esse blog?

Espero ajudar artistas que estejam começando a se desenvolver nesta área  e   divulgar a arte do grafite e por conseqüência, tornar esse site uma referencia quando o assunto for “Desenhos Hiperreais a Grafite”.

Dedico esse blog a todas as pessoas que tem me incentivado e apoiado, e principalmente à minha magnífica esposa Ellen VMaia, que sempre está ao meu lado me dando todo apoio e me incentivando a fazer sempre melhor! Eu digo: “Ao lado de um grande Homem, sempre tem uma mulher maior ainda!”!

Sr. e Srª. Maia


E-mail: ornammm@gmail.comOrnam MMaia

Facebook Orkut Twitter

108 comentários em “O Autor

  1. Bom dia Ornam, parabéns pelos ótimos trabalhos que vc faz, iniciei no desenho realista à um ano, até então meus desenhos eram amadores,busquei algumas técnicas e conhecimentos na internet, até mesmo com vc sobre materiais usados pelos grandes artistas q temos aki hoje no Brasi, parabéns mesmo.

    Curtir

  2. Estou simplesmente impressionada com o seu trabalho. Mais ainda com a sua disponibilidade de ensinar.Tenho já bastante idade, mas como o ser humano não tem limites, juro que vou tentar fazer alguns desenhos. Estou terminando minha Pós em Gerontologia. Assim que terminar iniciarei e provavelmente entrarei em contato. Sucesso……..

    Curtir

  3. Meu prezado Dessiner, sua história é maravilhosa, e seus trabalhos mais ainda. A sua história é meio parecida com a minha. Já faço desenho a muitos anos, mas não chego nem próximo do que você é capaz de fazer. Espero que eu aprenda com você através de seu site. Vamos ficar sempre mantendo contato, certo amigo!

    Curtir

  4. Bom dia !! Ótimo trabalho, parabéns…
    Ja desenhei alguns rostos, mais nenhum se compara com os seus desenhos, as expressões da sua arte ficam idênticas, eu admirei e admiro seu trabalho.
    Torço pelo seu desenvolvimento em todas as áreas, abraços.
    Fica com Deus.

    Curtir

  5. Ola Ornam, também tenho uma paixão muito grande por desenho. Quando jovem desenhei algumas coisas e fui muito elogiado. A maioria dos trabalhos que fiz eu doei para as pessoas que gostaram. Hoje já mais velho quero retomar essa arte e fazer dela minha forma de se expressar e construir a minha obra. Não sei se estou sendo pretensioso demais, porque estou recomeçando. Quero aprender as técnicas e os fundamentos do desenho. E sei que é difícil encontrar um tema e criar. Já iniciei um curso aqui na minha cidade com alguém que tem uma bagagem muito grande em artes em geral. Nos primeiros dias de aula meu professor já aprovou meu começo e já quer me colocar em algo mais avançado. Estou te escrevendo porque achei bacana as tuas dicas e quero me relacionar com um maior de numero de pessoas possível, que fazem do desenho sua paixão. Assim vou aprendendo mais, vendo dicas e outros meios de me aprofundar mais nessa arte. Já penso também na possibilidade, pelo prazer que tenho em desenhar, de fazer dele talvez um meio de vida. Não sei como ainda. Só sei que quero deixar minha obra através do desenho. Parabéns pelo blog. Com atenção. Ricardo Henrique

    Curtir

  6. …olá meu amigo, acompanho suas postagens e também sou amante de desenho, tá no sangue, rsrs…aceitei o desafio de desenhar uma menina para a festa de 15 anos, estou adorando pois com isso tenho que pesquisar e assim aprendo mais. A parte do desenho ja está pronto (entendo que nesta primeira parte o lance é deixar o desenho o máximo parecido com a pessoa) e, agora, é a fase do sombreamento. Apesar de estar pesquisando muito, a impressão que tenho é que quando começo a sombrear é a de que estou “estragando” o desenho, rsrs…Detalhe: fiz o desenho em uma cartolina (grande e branca)….Pergunto: tenho que sombrear, ou seja, bem de leve, o rosto todo e depois trabalhar a luz ou deixo na cor da cartolina (branca) e depois trabalho a sombra? Por gentileza, sua ajuda seria muito bem vinda!!! abração!!!

    Curtir

  7. Olá meu nome é celso tenho 32 anos casado e autodidata enferrujado.. gostei do site, muito bom, e gostaria de saber como faço p te mostrar meus desenhos (antigos) preciso voltar a desenhar…

    Curtir

  8. ola sou joao rodrigues moro em eng beltrao 30 km antes de chegar em c mourao estamos elaborando uma cartilha educativa para a igreja e precisamos de desenhos em forma de revista em quadrinhos, tipo caricatura já que o personagem principal é um leao vc poderia e teria tempo pra fazer esse rtipo de trabalho tem um tel p contatp

    Curtir

  9. Olá Orman muito bom seu trabalho, adorei… até te recomendei verem seu blog… rsrs
    Muito bonito essa sua disponibilidade de ensiar voluntariamente com tão boa vontade…
    tem oito dias que descobri a paixão de desenhar…. Dê uma olhada nos meus desenhos… http://kellydiversas.blogspot.com
    por enquanto tô desenhando apenas com lápis e borracha… rsrs… VI O QUE PoSTOu “material para desenho” agora tô segura sobre o que comprar…. tô ansiosa….

    Curtir

  10. Boa Tarde Orman
    Primeiramente venho Parabeniza-lo pelo Trabalho, e pelo Site.

    Faço um trabalho similar, porem utilizando Caneta ! Acredito que meus traços estão próximos do HiperRealismo, mais numca fiz uma Divulgação, como Você tem mais experiencia, gostaria de um Auxilio, tenho um pequeno Blog

    artebic.blogspot.com.br

    Obrigado !

    Curtir

  11. ola sou Ezequiel Gimenes moro no interior de sao paulo , vi seus desenhos e fiquei impressionados nos detalhes … eu desenho tb comecei agora tenhu mtu oq aprender .. mais gostaria q vc vixe os meus desenhos e falasse sobre oq achou … meu face e msn é gimenes_2010@hotmail.com ou me procura como Ezequiel Gimenes mesmo .. de uma olhada lá ..agradece , abraços ate +

    Curtir

  12. Admiro muito o seu trabalho. Sempre desenhei por hobby e por uns anos havia parado. Hoje, me interessei novamente pelo desenho e o seu Tutorial está me ajudando bastante com as técnicas. Nunca fiz nenhum curso, mas gostaria muito de um dia poder fazer. Por enquanto, não tenho os materiais necessários, mas faço os desenhos mesmo assim… rsrsrs eu tento. Espero um dia poder fazer trabalhos lindos assim como os seus *-*. Parabéns.

    Curtir

  13. cara tu é um artista nato, me tornei seu fan me ajudou bastante suas dicas e tecnicas esse blog é um pote de ouro pra qem curte desenho cara valeu sucesso nos seus trabalhos me adiciona no face mandei o convite : francisco skatista de alma esse é meu nome de usuario abraço.

    Curtir

  14. Obrigado Ornam ! li sobre como fazer as sombras com o PH agora eu só queria saber mesmo fazer as proporções que fiquem igualzinhas a pessoa algumas dicas de esboço e proções por que as vezes eu desenho dai o resultado final fica parecendo que é a pessoa só que mais adulta ou mais nova kkkk mais o sombreamento meu esta ficando bom depois das suas dicas ..OBRIGADO!!! espero reposta …

    Curtir

  15. oi ornam, tenho 13 anos a alguns tempos faço desenho realista mais nao tao proficionamente como vc hehe acompanho seu trabalho a muito tempo e sempre quando vejo os tutoriais etc.fico com vontade de fazer algumas perguntas mais essa é a primeira vez que eu Queria tirar algumas duvidas desesperadamenteee!
    por favor responda ..bom eu queria saber :como eu faço um sombreamento bem suave e realista no rosto de mulher , bebs , pessoas idosas etc ..mais que fique bem natural sabe no rosto inteiro , e eu uso esfuminho (partes pequenas ) e um mais grosso pra fazer o resto do rosto ,bochexas etc . gostaria de saber como usar o papel igienico ,o dedo, e o algodao ,ou algum metodo mais proficional sabe natural e realista , e melhorar para fazer as proporçoes no rosto da pessoa que fica mais igual ao o original e as partes do rosto ficarem mais proporcial a face do meu desenho e parecido com o original ..obrigadooo ornam poor favor responda isso é muito importante pra min ..obrigado de verdade sinceramento e que Deus te abençoe na sua vida e no seu trabalho de desenhista….meu email é rezinho.2010@hotmail.com

    Curtir

  16. nossa era tudo o que eu procurava amo pintar e desenhar mas com a sua ajuda do passo a passo se DEUS quiser eu vou longe vc é maravilhoso parabéns pela a sua arte é realista mesmo vou fazer e dar para o meu neto de 11 anos que adora desenhar vai ser otímo para ele também, onde posso encontrar esses lapis magicos além de suas mãos moro em quintana .sp uma cidade pequena é raro novidades e temos pouco acesso a novidades só faber mesmo .eu gostaria de ter esses já que confirmou ser os melhores .que DEUS te abençoé a ti e aos seus sua esposa é linda grata´HELENA

    Curtir

  17. Dessiner.

    Parabéns por sua arte. A busca pela perfeição sempre inspirou e seguiu todos os grandes artistas.

    Meu nome é Rui, tenho 17 anos e desenhar faz parte de mim. Nunca tive nenhum treino técnico, nunca me instruíram sobre essa arte. Entretanto, sempre busquei evoluir. Se puder dar uma olhada nos desenhos que faço e me der alguma dica específica quanto aos meus erros. Realmente, meus desenhos não ficam tão semelhantes mas sei que posso evoluir e ganhar dinheiro e realização pessoal com isso. É meu sonho. O link é do Facebook, o álbum é aberto a meu amigos, por isso o adicionei (Rui Cesar Possodelli), se puder olhar, agradeceria muito mesmo!

    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.233394930030940.50215.100000813051425&type=3

    Parabéns mais uma vez.

    Obrigado.

    Curtir

  18. Senhor Ornam MMaia você e seus desenhos conseguiram fazer eu voltar a desenhar depois de 3 longos anos de pura depressão.Meus desenhos eram horríveis (não só eu achava isso como muita gente ao meu redor) e sempre que eu desenhava ficava desanimado e triste,mas com os seus desenhos resolvi me esforçar e praticar ao máximo a arte de desenhar.Em 2 semanas consegui com as suas dicas fazer uma gigante mudança e até os meus amigos que não gostavam dos meus desenhos já estão me pedindo para desenhar-los rsrs.Espero que eu possa aprender cada vez mais com os seus desenhos e desejo chegar á onde você chegou.Aliás me desculpe por não ter me apresentado da devida forma rsrs.Meu nome é Matheus,tenho 15 anos e moro em Brasília.Sei que a jornada não será fácil mas a chegada valerá a pena. Muito Obrigado.

    Curtir

  19. oi td bem? meu nome é mariana, tenho 13 anos, eu também quero desenhar assim eu to conseguindo, eu desenho bem mas nao real,meus desenhos se parecem com a pessoa objetiva mais quando eu vou tentar fazer um desenho de verdade eu nao consigo eu nao sei porque… eu não tenho todo o kit de desenho mais eu tenho o basico como o lapis 6b,4b e HB, eu queria umas dicas nao sei usar muito bem o fumegino,alguma coisa assim, pode me dar umas dicas?Pq eu amo desenhar, desenhar é minha paixão!

    Curtir

  20. Olá, Ornam desenho há algum tempo, mais vejo que preciso me profissionalizar, utilizando materiais profissionais mais ai que ta o problema num sei qual o melhor para fazer os meus desenhos que tipo de papel e etc… Gostaria muito que vc me desse algumas dicas para assim eu poder focar e seguir com meus desenhos
    att…

    Curtir

  21. Ola Sr e Sra Maia, cada vez mais publicando a arte para pessoas como eu que os admira tanto, cada vez mais me aprofundo em seu desempenho em querer levar ate nos iniciantes e amante da arte seus respectivos matérias seja através de vídeo aulas, aulas ilustrativas e tudo mais, que Deus continue o abençoando para que através de pessoas como você, possam se encontrar também neste mundo da arte a quanto eu tanto admiro e me inspiro,tenho 22 anos e ha 3 anos que estou desenhando e foi aqui que meus desenhos tomou um rumo diferente, parabéns por todo seu esforço…!!!

    Gostaria de estar postando alguns de meus desenhos em seu blog também, ao qual consegui fazer através de seus tutorias e ensinamentos aqui postados que me ajudou a chegar onde cheguei muito obrigado, e a jornada não acaba pois estamos apenas começando…

    Curtir

  22. Pô meu amigo li logo acima que você tem só 23 anos, que idade maravilhosa ! já faz tempo que completei os meus 23, meu filho mais velho já esta com 25 e o mais jovem vai fazer 20 tenho uma inclinação para desenho à lápis de grafite desde a adolescência mas motivado por outros interesses acabei abandonando mas sempre que posso faço um desenho aqui e outro ali, hoje com 55 anos de idade olho para trás e vejo o tempo que perdi hoje poderia estar desenhando como os mestres já que desenhar é pratica e tempo de experiencia no desenvolvimento e domínio das técnicas e associa-las à arte que já nasceu com você . O meu conselho ou o meu incentivo é que mesmo que você se realize em alguma profissão seja ela qual for nunca abandone a sua arte, seus desenhos já são ótimos e a cada dia melhorarão ainda mais, a vida é um eterno aprendizado e retratar o real com alguns lápis em uma folha de papel também.
    Os grandes mestres um dia também foram aprendizes . E toda caminhada por mais longa que ela seja se começa pelo primeiro passo, e cá entre nós você já deu muitos deles, Boa Sorte para você e sua companheira ( eu acho mais charmoso chamar assim) e PARABÉNS !!

    Curtir

  23. Ornam MMaia.

    Sinto muita insonia, e em meio a uma dessas mexendo na net encontrei seu site e sem querer encontrei a pessoa que sempre imaginei para desenhar-me se for possível a sua pessoa vou deixa meu contato de msn e e-mail ( principezalyly@yahoo.com.br ).

    Parabéns.

    Atenciosamente.
    Aguardo seu contato.

    Curtir

  24. Olá
    Parabéns!!! Vc desenha muito mesmo. Gostaria de agradecer pelo espaço e pelas dicas. Vc é um grande artista. Eu tbm desenho e adorei os teus desenhos. Moro em Paranavaí-Pr, é bem próximo de Maringá-Pr, faço um curso de Arte-Educação aí. Espero podermos trocar idéias sobre esta maravilhosa Arte!!!

    Curtir

  25. e ai Ornam,como vai?Conheci o seu trabalho faz pouco tempo…mas o suficiente pra me tornar fã.Mas então brother,eu tenho 19 anos…sou formado em DESENHO ARTSTICO e tbm em MANGÁ(mais pro estilo gekigá)e futuramente pretendo fazer HQ…por uma escola aki de Piracicaba.Possuo dominio de tinta óleo,acrilica,aquarela,nanquim,pastel e guache,além de desenhos à grafite!
    Enfim,eu sou apaixonado por desenho hiperrealista(e pretento chegar um dia através de treino e dedicação dia após dia perto do resultado dos desenhos do grande ARMIN MERSMANN) e queria saber qual o caminho mais fácil pra entrar nesse ramo,e como ganhar dinheiro com isso?
    Obrigado pela atenção!

    Curtir

  26. ae cara muito bacana esse blog, queria saber se vc tem alguma tecnica pra me ajudar,sou iniciante e queria saber como faço pra desenhar uma foto grande olhando por uma pequena, como por exemplo gosto de desenha realismo de um metro,o desenho.
    mas e dificil por conta do tamanho, não conheço nenhuma tecnica que me ajude a elaborar, acho muito bonito quem ama essa arte, vc ganhou um fan…….

    vc manda bem pra caramba vlw!!!!!!!!!!

    Curtir

  27. Ow eu to começando a desenhar.
    so q eu moro numa cidadezinha.
    ai nao tem muitos materiais.
    =/
    Eu queria comprar um boleador e um Esfuminho trident… mais nao acho mais no site q vc coloko. do PapeldePapel ='(

    Curtir

  28. Cara… fikei muito impressionado com a qualidade deste site. realmente tem muitas informações para que quer aprender a desenhar.
    Quero dizer que estou a disposição para contribuir com o pouco conhecimento que tenho nesta arte.
    Quero parabeniza-lo pela iniciativa.
    Abraço

    Curtir

  29. ola sr. maia.
    tambem faso desenhos realistas,porem como os seus eu jamais havia visto.
    atualmente eu uso o paple fabriano, mas não consigo chegar nesse tem de brilho.
    que papel vc usa?
    e quando vc cobraria para faser um desenho de duas pessoas em uma folha a3?
    agradeso desde já.

    Curtir

  30. Olá Ornam,
    Obrigado pelo comentário em meu blog.
    Parabéns pelo seu, realmente muito bom…
    Sucesso ai com o concurso de desenhos realistas! Vou me inscrever e participar!
    Abraço!

    Curtir

  31. Parabéns pelo blog e os tutorias que são muito interessantes. Sempre busquei informações sobre como desenhar, e nem sempre fui bem sucedido. Sou fascinado pelo desenho, e posso dizer que muitas vezes parei de prestar atenção na aula para ficar rabiscando o caderno. Criei um blog e postei alguns desenhos, depois deixa lá sua avaliação. (francicarlos.blogspot.com)

    Curtir

  32. Olá Ornam,

    Curti mto seus desenhos e a iniciativa do blog é realmente louvável…
    Faz uns 4 dias que eu estou visitando seu blog, to curtindo bastante, até me identifiquei com a história de algumas pessoas aqui. Sempre desenhei só como hobby sem uma técnica ou estilo definido, parei de desenhar há um bom tempo e estou voltando agora (mta gente me incentivando). Sempre tive vontade de aprender a desenhar desse jeito que vc desenha, mas sem $$ pra fazer um bom curso, por isso adorei a ideia do blog, vai me ajudar bastante. Pretendo comprar os materiais e ir tirando as duvidas com vc. Vou te adicionar no orkut e te mando alguns desenhos (inclusive um olho que vc postou aqui e eu fiz só com lapiseira mesmo).

    Mto obrigado e até mais!

    Curtir

  33. oi ornam, uma vez tentei fazer contato com você, mas não recebi resposta. Você ainda ia se casar, achei lindinho ver você fazendo sua noiva. Moro em Colinas do Tocantins. também gosto de desenhar. mas não tenho informações de bons materiais. Principalmente papéis adequados. Realmente, sua atitude de ajudar os outros artistas com sua experiência é muito bonita e Deus vai te recompensar por isso. Meu sonho é ser amigo seu (e de sua esposa) pelo menos virtualmente. Me dê essa chance, me responda. eu e sua esposa, poderemos ser boas amigas. Sou casada, tenho dois filhos, 35 anos, sou professora.

    Curtir

    • Olá Sirlene,
      Desculpe-me por demorar a responder, final de ano é uma correria tremenda!
      Claro que podemos ser amigos, com certeza. Se quiser me add nas minhas demais redes sociais, facebook, orkut, … os links estão acima, antes dos comentários…
      Então você é professora, de artes?
      Muito obrigado pelos elogios, é bom saber que meu trabalho faz a diferença para alguém!
      Seja sempre bem vinda, qualquer coisa, estamos aqui!!!

      Att. Ornam MMaia

      Curtir

  34. Parabéns pelo trabalho cara, vc é mto talentoso e admiro demais isso, mas uma dúvida? como funciona? eu quero tatuar um avião em mim, esses aviões comerciais, mas quero um desenho mais para o realismo, até achei um desenho legal na net, mas é do estilo avião antigo, tipo segunda guerra. Então, vc poderia me mandar um desenho assim? vc cobra? como funciona? pode me explicar por favor? gostei mto do seu trabalho…e pode mandar a resposta para o meu e-mail se puder ok? fica com Deus e parabéns mais uma vez…

    Abçs Marcelo de Souza

    Curtir

  35. Então…tem algumas dicas para fazer os fundos de cenários?
    Meu estilo de desenho é mangá, mas cenário é uma coisa que eu gostaria de fazer o mais realista possível.
    E você realmente desenha muito bem, e tomou uma ótima iniciativa criando esse blog

    Curtir

    • Kouzuki,
      Amigo, postado neste site, acredito que ainda não tenha nada falando sobre cenário!
      Mas vou pesquisar, e semana que vem posto alguma coisa sobre senário, se encontrar algo relevante! Ok!!
      Cadastre seu e-mail no rodapé deste site, fazendo isso, vc receberá no seu e-mail automaticamente notificações (apenas um resumo, do que encontrará na integra aqui) semanais de minhas publicações! Assim, vc não perde nada!

      Curtir

  36. Ola! vc mora em Maringa? eu moro em Maua da Serra, conhece ou ja ouviu falar? gostei muito dos seus desenhos. Eu sempre tive muita vontade de aprender a desenhar, comprei os dvds do Charles Laveso, ele e muito bom, mas nao da pra aprender muita coisa, minha maior dificuldade e desenhar cabelos e barbas como a do Lula por exemplo, axo muito dificil, vc tem alguma dica?

    Curtir

    • Edermarins,
      Então, moro em Maringá sim, e já conheço Maua da Serra, mas só conheço de nome, nunca fui lá!
      Cara, se quer aprender a desenhar, tudo o que pode encontrar, tutoriais, Dvds, … só podem te dar o caminho! Os passos e como vão ser os passos, é você que tem que dar e determinar!
      Essa sua dificuldade é uma dificuldade que eu tbm tenho, e que a maioria tem! Para conseguir fazer perfeitamente barbas como a do lula, de forma mais facil você pode aplicar a técnica com o boleador. Se não conhece, aconselho a ver um pegueno tutorial sobre este assunto, que fiz:
      Aprenda a usuar o Boleador

      Curtir

  37. Estava me referindo na resposta anterior, a qual você não entendeu muito bem, o comentário do ” Mestre do Lápis” que em minha opinião não foi muito feliz….

    Curtir

    • Ola Carlos,
      eu utilizo um pincel para poder retirar as fuligens da borracha que fica no papel, e outros resíduos que possam ficar sobre o papel. Passar o dedo pode borrar o desenho, por isso a melhor opção é usar um pincel bem macio.
      Agora quanto a essa lixa, eu nunca utilizei. Uso uma lixa de unha as vezes para fazer pó de grafite para usar nos sombreamentos…

      Curtir

  38. Só comentando…A questão do desenho realista, está justamente na perfeição que procura alcançar, vejo que a questão estética se volta em um propósito extremo, copiar a natureza. Agora creio que nosso amigo que tão gentilmente nos deixa abastado de informações procura sem obrigação nenhuma trazer tecnicas de hiperrealismo . Acho que sem ofender seu ponto de vista Mestre do Lápis, cada um faz o que lhe dá mais prazer.

    Curtir

    • Gianni Faria,
      Sinceramente não entendi muito bem a sua mensagem. Fiquei meio confuso!! srs
      Mas concordo com a parte que você que cada qual, faz o que lhe da mais prazer! É essa a idéia mesmo! Encontre algo que goste de fazer, e não terá mais dificuldades em “Trabalhar”!

      Curtir

  39. Ei cara, vem cá! Foste tu que criou uma comunidade que diz que um bom desenhho não deve ter linhas? Um desenho sem linhas perde parte do que o torna propriamente um desenho. E a busca por uma cópia empecável do real é uma atividade deveras inutil. A verdadeira beleza do desenho está em suas expecificidades, nas imperfeições dos traços, no melhoramento estético da realidade. Um desenho feito a pincel e sem esboço é mais belo do que o desenho mais realista do mundo.

    Curtir

    • Tens razão no seu ponto de vista amigo.
      Mas quanto digo que um desenho não pode apresentar riscos, é em relação a um desenho cujo objetivo seja deixa-lo realista! ou seja, o mais real possível.
      Entendeu a diferença?!

      Curtir

  40. ola Ornan…eu me cadastrei no deviantart..mais não sei como ultilizar…pois é tudo ingles…e não consigo tambem por a foto de perfil e tambem não consigo por os meus desenhos no album…me surgere ae , o que eu deve fazer ?? abraço

    Curtir

  41. Olá!
    Tenho 15 anos e sempre gostei de desenhar. Venho dedicando mais tempo e esforço aos meus desenhos desde o ano passado quando resolvi testar a fundo o quão bem eu desenhava. Vi que se eu continuasse desenhando poderia melhorar, e estou continuando 🙂
    Bom, se voce puder olhar meus desenhos e conseguir dar alguma critica construtiva, mostrando onde eu possa melhorar, para saber onde devo me concentrar mais,etc eu ficarei muito feliz!
    Além do orkut tenho este blog, com basicamente os mesmos desenhos (apenas algumas mudanças) :
    {http:endereço suprimido}
    Parabéns pelos otimos desenhos e organização desse site!
    Obrigado pelo espaço,
    Thiago S.

    Curtir

  42. Oi designer tb, achei muito boa sua ideia de criar este blog, saiba desde já que esta sendo de grande importancia pra mim, muitas curiosidades que eu tinha, já estou conseguindo matar nesse blog, estou tb iniciando esta técnica realista, não conhecia, meus desenhos são meu do tipo jardim de infancia rsrsrs!
    Gostaria de desenhar com o realismo de seus desenhos, esta de parabéns!
    Se possível quero contar com sua ajuda, pois da pra ver que vc parece ser uma pessoa muito prestativa e que gosta de ajudar o próximo. Um grande abraço! Deus te abençõe. Fábio Luiz.

    Curtir

  43. Olá Ornam,

    Gostei mto de seus desenhos e de sua tecnica com estes.
    Me identifiquei mto com sua historia e por isso estou aki primeiramente
    para parabeniza-lo e dizer que jah virei seu fã ^^

    Bom, eu gostaria de divulgar meus desenhos tbm que se possivel vc desse uma avaliada nele
    ( se vc quizer ), nao tenho eles divulgados em sites e blogs, teno apenas no meu orkut

    Aki esta o Link: (link suprimido)

    Enfim, eu agradeço pelo sua atenção =)

    Atenciosamente

    DIE
    Diezynho@hotmail,com

    Curtir

    • Ola, seu endero de orkut na verdade não está correto. O endereço que você postou direciona para o perfil de quem está logado. Ou seja, quando entro no meu orkut e coloco no endereço o link que você me enviou, ele direciona para a minha pagina inicial.

      Curtir

  44. Olá Ornam,

    cara gostaria de aprender a desenhar com grafite para pegar a noção do desenho realista e passar para a tatuagem, claro e tambem continuar de senhando porque sou fã de desenhos realistas mas não tenho noção alguma de qual lapis usar para fazer o traço do desenho e por fim todos os outros, se puder me responder ficarei muito grato…..abraço amigo,, há e se puder me add no msn alex_sandromaciel@hotmail.com

    Dessiner diz:
    Para tirar suas dúvidas relacionadas a desenho a grafite realista, você pode ler esse tutorial e baixa-lo se quizer.
    https://dessiner.wordpress.com/como-usar-o-grafite/

    Caso mesmo lendo esse material ainda reste alguma dúvida específica, fique avontade para perguntar novamente!

    Curtir

  45. ola como vai ?cara queria ter contato com vc para descutimos tecnicas me de um toque no meu celular que retorno 0146599345180 .trabalhava fazendo magica hoje sou desenhista valeu ai pelas disca me liga hein
    Dessiner diz:
    Ola Wesley, desculpe não ter respondido antes, é que estou iniciando o meu último ano de faculdade e as coisas começaram corridas esse ano.
    Se você quizer, você pode enviar suas dúvidas por email ou postar no meu site, que eu respondo o mais rápido possível. Se quiser mesmo um contato on line, podemos combinar um horário no msn. Qualquer coisa, fique a vontade para expor sua dúvida.
    Att. Ornam MMaia

    Curtir

  46. Oi amor
    Imagina é um prazer poder estar ao seu lado e lhe incentivar é mais que obrigação, visto o tremendo talento que você tem.
    Espero que DEUS me dê ainda mtos e mtos anos ao seu lado pra acompanha-lo em tudo e ver seus sonhos todos tornados realidade!
    Eu te amo demais!!!
    Com amor e carinho Ellen Maia
    Dessiner diz:
    Muito obrigado minha linda, por ser maravilhosa, como somente você sabe e consegue ser!! Te amo!
    Ornam MMaia

    Curtir

  47. ORNAM…MUITO LEGAL A INICIATIVA DE CRIAR UM BLOG…..AMO SEUS DESENHOS…..VC EH UM GRANDE ARTISTA!!!……..UM ABRAÇO…

    A.P
    Dessiner diz:
    Ola Ana Paula, quanto tempo em garota!!?
    Muito obrigado pelos elogios! Acho que esse ano nos veremos mais na faculdade!
    Grande abraço!

    Curtir

  48. Olá, Parabéns pelo blog… mto legal!!
    Mas o que realmente me impressiona é o seu talento… vc é realmente mto, mas mto bom… PARABÉNS!!!
    Poxa foi legal ler um pouquinho sobre vc…
    Bjinhos…
    Dessiner diz:
    Muito obrigado pelos elogios, fico muito lisonjeado!
    \o/ \o/

    Curtir

  49. Tudo certo?
    Ai, tenho que agradecer pela resposta ao comentário que deixei, parabéns também pela atenção que vc da à quem passa por aqui.
    Eu ja desenhava um pouco mas havia parado, e quando vi esse seu espaço ja corri atrás dos materiais que disponibilizou para o conhecimento de todos e os comprei.
    Gosto muito de desenhar rostos, tenho uns desenhos no meu orkut. Até baixei aqui o que vc disponibilizou pro pessoal, um tutorial de técnicas à grafite e os vídeos sobre como desenhar o rosto humano, este ultimo infelizmente nem com meu programa pra rodar este tipo de arquivo eu consegui abrí-lo. Mas ta bom, eu vou passando por aqui e sempre pegando mais dicas.
    Muito obrigado, fica em paz ai.
    Abraço.
    Dessiner diz:
    Não foi nada! sobre os arquivos, você tem que descompacta-los, e talvez, para rodar, precisara atualizar seus codecs. Baixe o K-lite codecs.

    Curtir

    • ornam, tenho doze anos e queria saber se destacar os principais traços da imagem(rosto), passando por cima, melhora a composiçao do esboço, e se fazer isso é correto. seu desenhos sao maravilhosos!! me inspiro em vc e em Chanles laveso, pois estou “viciado” em desenhos realistas
      espero resposta!!
      até mais

      Curtir

  50. Olá…obrigada pela dicas…com certeza serão de grande utilidades e a do papel eu já até usei algumas vezes justamente pela questão do suor como vc mencionou, ajuda bastante!
    Gostaria de enviar alguns desenhos meus pra que vc avaliasse e fizesse suas críticas mas não sei pra onde enviar!
    Abraço!
    Dessiner diz:
    você pode enviar seus desenhos para o Meu email.
    ornammm@gmail.com

    Curtir

  51. Ornam, meu amigo, neste momento que visitei seu blog fiquei muito grato a Deus por sua humildade em nos ensinar tanta coisa gratuitamente. Sua cinceridade mostrando seus trabalhos sem truques também me imprecionou. Deus abencoe você verdadeiramente. preciso muito de sua ajuda com algumas dicas de como desenvolver e vender meus trabalhos.
    Eu desenho desde os 14 anos de idade ( hoje tenho 29 ), moro em uma pequena cidade no interior de Pernambuco chamada Glória de Goitá. Seria uma bênçao se vc respondesse realmente meu e-mail e mantesse contato comigo daqui pra frente. Quero considerar essa descoberta
    on-line, uma chance que Deus está me dando de melhorar o talento que ele me deu.
    Por favopr responda meu e-mail.
    Uma pergunta: Os desenhos a lápis 6B são respeitado para encomendas no mercado?

    Dessiner:
    Ola Alexandre:
    Muito obrigado pelos elogios, mas na verdade, o que faço, foi por intemédio desse dom maravilhoso que vem de Deus.
    Olha, sobre desenvolver e vender, se você valoriza seus desenhos, vai encontrar quem valorize! Não tenha medo de cobrar o que você achar que eles realmente valem.
    Eu ja fiz muitos desenhos por encomenda, no início cobrava muito barato, com medo de que as pessoas não aceitassem outro valor, mas com o tempo, comecei a valorizar meu trabalho, o público muda um pouco mas para melhor!
    sobre manter contato, estamos sempre a disposição!
    Os desenhos feitos a grafite são muito respeitados, lembrando que não existe apenas o lápis 6b, como você pode verificar na pagina materiais de desenho . Existem muitas pessoas que admiram essa arte! Você pode, por exemplo, fazer um quadro bem bonito e pedir para deixar em exposição em uma loja que vende quadros, veras que aparecerão interessados. Qualquer coisa, é so entrar em contato

    Curtir

  52. Oiiiiiiiiiiie
    Adorei seu Site,Voce desenha maravilhosamente bem *–* Vc já fez curso ? Poxa eu também desenho , mas nunca fiz curso sempre que posso vou aprendendo olhando de revistas , fotos e até referencias.
    E achei lindoooooooooo a sua fonte de inspiração , eu também encontrei a minha e olha que essa pessoa também desenha O.o Destino? Não sei ! Mas a felicidade que importa.
    Gostaria de não perder contato com você ok !

    Dessiner: Desculpa não ter respondido antes, é que estou terminando faculdade e é uma correria muito grande!
    Então, eu também não fiz curso, tudo que sei aprendi praticando! concerteza poderemos manter contato, trocar idéias, …
    vc tem alguns site? se quizer enviar, seria um prazer poder ver sua arte!

    Curtir

  53. Olá Dessiner, obrigada por responder!!! Bem, como eu disse tenho várias perguntas a serem feitas mas irei aos poucos rs…primeiramente eu gostaria de saber qual a maneira correta de usar o limpatipo, pois sendo muito sincera só vim a saber da existência desse material lendo aqui suas dicas rs…uma outra pergunta é como eu faço pra não sujar tanto meus desenhos, por mais que eu tenha cuidado, fica sempre umas manchas de grafite, não é nada exagerado…mas acaba aparecendo um pouco principalmente quando o desenho é escaneado…mais uma perguntinha…qual a numeração ideal do lápis pra fazer rostos?….sou viciada no 5B e 6B mas vejo que muitos artistas conseguem um resultado mais suave ,acredito que talves seja por usarem uma numeração menor tipo 2B ou 4B…seria isso?…eu poderia mandar pra vc alguns dos meus desenhos ( treinos) rs…pra que vc dê um olhada, assim poderá analizar quais os pontos a serem melhorados pode ser?…caso queira, diga pra qual e-mail seu eu posso enviar ok!…Abraços!!!

    Dessiner: Bom como vc mesmo disse, vamos por partes…srs
    não deu para responder antes, muita correria essa vida!!!srs
    A maneira correta de usar o limpa típos depende de cada necessidade, vou citar duas, por exemplo:
    1° Caso você queira tirar o excesso de grafite de uma determinada area do desenho, você faz uma bolicha da borracha, e vai precionando-a com movimentos leves repedidas vezes na área onde deseja retirar um pouco do grafite, como que tivesse carimbando o desenho. Dessa forma a borracha tira o excesso de grafite.
    2° Para apagar regiões pequenas, como por exemplo, detanhes no olho, você pode moldar uma ponta na borracha de forma que você consiga atingir somente a pequena área desejada!
    Para não sujar tanto os desenhos, eu costumo desenhar com um papel em cima, principalmente que quando esta calor transpiro pelas mãos e a humidade prejudica o desenho, então sempre protejo com um papel onde apoio as mãos (Cuidado para não arrastar muito o papel no desenho pois vc pode borrar )
    A numeração correta na verdade depende do ton que vc quer dar ao desenho. Eu costumo usar o 2b para testuras claras, 4b para médias e 6b/8b para escuras. É importante usar pelomenos duas ou três texturas diferentes.
    Adoraria receber seus desenhos, pode mandar sim que dou uma boa olhada!
    No mais, estamos ai !

    Curtir

  54. Dessiner, Td bem cm vc?
    Bem , antes de qualquer coisa gostaria de parabenizar vc pelo seu trabalho, vc tem muito talento e desenha muuuuito!! e quero tbém agradecer pelas dicas preciosas que infelizmente muitos profissionais na mairoria das vezes preferem não revelar mas que vc gentilmente veio compartilhar, Obrigada!
    Sou uma desenhista auto didata digamos assim rs…nunca frequentei aulas de desenhos mas desenho desde criança…as pessoas sempre gostávam do que eu fazia e me incentivavam, e foi dentro das necessidades que surgiam que fui inventando minhas próprias técnicas pra obter um melhor resultado nos desenhos.( como eu sofri viu rs )….mas por motivos pessoais acabei ficando um bom tempo sem desenhar…pode se dizer que mais de 10 anos e só agora resolvi voltar à ativa…desenho apenas por lazer…é uma terapia pra mim, mas gostaria de me profissionalizar…por isso vim aqui pedir uma ajudinha, tenho algumas peguntas à fazer mas primeiro aguadarei resposta à essa mensagem pra então fazer minha lista de perguntas rs rs! Abraço!

    Dessiner:
    Ola Vivian, posso dizer que nossa história tem alguns aspectos em comum, pois eu tbm sou um artista auto de data, e acabei sendo influenciado a desenhar pelo meu irmão, que gostou de uma caricatura que fiz dele qnd criança.
    é bom que vc volte a ativa, e em relação as perguntas, pode fazer, responderei na medida do possível!!srr
    Abraços…

    Curtir

  55. Dessiner, visitei seu site, adorei td que vi, copiei algumas coisas, e espero não peder contato, um dia vou desenhar perto do que vc faz, bjs em seu coração.
    Dessiner:
    Muito obrigado Denise,
    nesse dia quero poder ver seus desenhos tbm! Qualquer duvida, ja sabe onde procurar…

    Curtir

  56. olá amigo tudo bem? gostaria que vc visse meus desenhos e pinturas no site que escrevi aí pra vc, adoraria sua opiniao sobre meus trabalhos, espero seu contato por favor, é importante para mim pq mano tu manda demais, e tem muita técnica apurada, deve desenhar desde pequeno hein, rs ave maria, vc é muito bom, Deus lhe deu talento, agora dá uma luz aí pro brother, vc nao perde nao, deposi até lhe mando uma gravura pelo correio, se gostar é claro, há tem o blog tambem
    http://www.galeriaharrison.arteblog.com.br
    Harrison Brasilia-DF

    Dessiner:
    Po cara, muito bacana mesmo!Gostei da sua arte, tem umas gravuras muito boas, e agora que eu vi, vou cobrar a tela que prometeste me enviar…
    deixei na sua pagina um post falando sobre seus desenhos…
    E obrigado pelos elogios, o reconhecimento é bom para um artista!!srsr
    Mas vc manda muito bem no que fáz tbm!

    Curtir

  57. o que posso dizer? só que vc é profissional!!! também desenho… gostaria de me comunicar com voce… trocar idéias, ou melhor.. me dar idéias…gostaria que você visse meus desenhos… me responda vai…

    Dessiner:
    Ola Sirlene, Legal que desenhe e gosto disso!!srs Podemos trocar ideias sim, e sempre bom ver tecnicas novas. Como posso ver seus desenhos?

    Curtir

    • Muito legal o site.
      A sua foto com sua esposa é interessante.
      O braço esquerdo dela parece que é o seu braço, saindo da manga de sua camisa e entrando no corpo dela, como se fossem um só.
      Acho que meu olhar artístico já está melhorando, a minha percepção visual. rs

      Curtir

    • Dessiner, seu blog é um dos mais bonitos e bem organizados que já vi com referência a desenho.Sei quanto o incentivo é importante para nós desenhistas e demais artistas, por esse motivo lhe dou meus parabéns e votos de admiração, tanto por sua arte como também por seu blog.Desejando que você continue sempre assim e ainda com saúde para continuar seus trabalhos, aqui me despeço.Pedro

      Curtir

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio