Tutorial – Como desenhar superfícies Metálicas

Eu estou publicando este tutorial para mostrar os diferentes passos que se pode dar na elaboração de um desenho metálico realista. Existem vários métodos diferentes, por isso, lembre-se que o esboçado aqui não é uma regra, e sim, mais uma idéia para auxiliar aos que buscam aperfeiçoar suas técnicas!

 

Abaixo apresento um passo a passo ilustrado, está preparado para coloca-lo em pratica? Vamos lá então!

ATENÇÃO: Este post ainda não acabou, Continue Lento Clicando no Link abaixo!

still life drawing tutorialstill life drawing tutorial

Passo 1 – Para dar vida em um desenho de metál, escolhi um clássico isqueiro Zippo. O primeiro passo foi criar o esboço. No esboço marque os traços do desenho, para que o mesmo fique proporcional quando for sombrear.

Passo 2 – Você pode começar a desenhar a partir da esquerda para a direita, de cima para baixo. Trabalhando desta maneira, nunca terá que descansar as mãos em uma parte acabada do desenho, correndo grande risco de borrar. Cuidadosamente começo a fazer as partes mais destacadas com um 3B.
still life drawing tutorialstill life drawing tutorial
Passo 3 – Termine a pedra do isqueiro e pode iniciar no metal. Eu notei alguns destaques em torno dos furos no metal, perceba que ficou um brilho nestes detalhes… Não negligencie estes pequenos detalhes, pois são estes pequenos brilhos que conferem o efeito metal. Para faze-los, basta deixar nesta parte, o papel virgem de grafite. Ao fazer os destaques, compare-os  para se certificar se devem ser puramente brancos, ou não.Você vai descobrir que alguns destaques não são o branco puro, e por isso, devem receber uma sutil sombra.

Passo 4 – Observe que agora aparece uma faixa brilhante de uma ponta a outra da parte de cima do objeto. Esta parte quando comparada com as outras partes de luz, eu vi que os buracos no metal devem ser levemente sombreados, enquanto que esta faixa deve ter um branco puro, se destacando mais que os demais brilhos.

still life drawing tutorialstill life drawing tutorial

Passo 5 – A parte superior do isqueiro será finalizada neste momento. Compare os tons, com o modelo original. Veja se precisa clarear ou escurecer alguma parte.

Passo 6 – Agora comece a parte de baixo do isqueiro. Comece estabelecendo um tom mais claro, use o lapis HB por exemplo. Por ter uma mina mais dura, ele possibilita um blilho muito bem vindo, quando se desenha um metal. Observe que a superficie do objeto não é lisa, tem algumas imperfeições, riscos… e eles devem ser feitos, para manter a realidade do desenho. Para fazer esses detalhes mais escoros, você pode usar um lapis com uma mina mais escura, como o 2B por exemplo.

still life drawing tutorialstill life drawing tutorial

Passo 7 – A parte inferior do zippo é mais leve do lado esquerdo e mais escuras à direita. Muita atenção neste degrade! Neste desenho não foi usado o esfuminho, salvo em umas pequenas partes. Houve alguns destaques no lado mais escuro / para a direita também, mas não tão brilhante como na esquerda. A parte mais clara você pode usar um Limpa-Tipos para poder clarear mais, caso precise.

Passo 8 – Neste momento, trabalhe criando os arranhões no isqueiro por um bom tempo até que goste resultado. Não tem magica, se quer um efeito realista, tem que ser detalhista e paciente! Os efeitos mais escuros, você pode fazer com o lápis, e os mais claros, com uma ponta fina de uma borracha. Tenha a certeza de realmente olhar mais atento sobre a referência para ver como ela realmente é. Observe parte das laterais, onde inside uma luz direta, veja como deixei branco…

still life drawing tutorialstill life drawing tutorial

Passo 9 – Agora você já pode começar a tampa do objeto no topo do zippo. Fiz questão de desenhar o contorno dos destaques na rebite.

Passo 10 – Em seguida, comecei a desenhar as partes mais escuras da tampa criando um destaque.
still life drawing tutorial
Passo 11 – Eu preenchi o resto da tampa usando um 3B com uma técnica de cruzamento de incubação. Observe que no centro da tampa existe uma ligeira claridade em relação as beradas, esse clariamento sutiu você pode fazer apertanto sutilmente uma limpa tipos, como se tivesse mergulhando uma bolacha no leite.  Quase pronto agora.

Passo 12 – Termine fazendo o fundo do isqueiro. Use um lápis HB para isso. Espero que tenham gostado deste tutorial.

metal1

Espero que este tutorial tenha ajudado você de alguma forma ou de outra. Eu posso explicar como fazer as coisas todos os dias, mas a idéia básica do desenho é apenas para entender como fazer os tons e para treinar o olho para ver o que os outros não vêem.

FONTE: Este artigo foi baseado na obra de Brian Duey. Totas as imágens são de sua autoria. Aqui adaptei o texto com minhas próprias interpretações, e adicionei mais instruções com o intuito de torná-lo mais didático.

Siga-me nas minhas redes Sociais:

FacebookOrkutTwitter

..

++ vEjA mAiS ReLAcIonAdOs

>>Tutorial – Como desenhar uma boca e como desenhar os dentes a Grafite<<

>>Tutorial – Como desenhar um Olho Realista<<

>>Tutorial – Como desenhar Nariz<<

++ vEjA mAiS diVErsOs

>>Seja Assinante desse Site Gratuitamente<<

>>Agora você já pode encomendar seu Desenho Realista<<

Replubique isto, nas suas redes sociais abaixo.image

20 comentários em “Tutorial – Como desenhar superfícies Metálicas

  1. amei me ajudo muito esse tutorial tetei fazer o desenho e saiu bom vooç esta de parabéns pelo seu talento gostei mt.achei realista os efeitos e as tecnicas intão e só beijuhh!

    Curtir

  2. Gosto muito de desenhar especialmente mangás , mais quero cada vez torna-los mais realísticos fiz o tutorial do isqueiro e fiquei impressionado com o resultado ficou muito realista você está de parabéns e obrigado pelas dicas curti muito o site . vlw

    Curtir

  3. Olá, gostaria de lhe parabenizar pela sua incrível habilidade.
    Ta na hora de Postar Tutoriais em videos, pois axo que seria mais didático vermos como vc maneja os grafites, qual a direção em que traça certas áreas.
    Abraços…

    Curtir

    • experimente o site DRAWSPACE.COM lá tem muitas mas muitas dicas mesmo
      são verdadeiras aulas de desenho tenho certeza q vc vai gostar muito são gratuitas.

      Vai em frente! Desenhar é a primeira das artes, antes da escrita o homem começou à se comunicar desenhando.

      Curtir

  4. Sem duvidas um excelente tutorial para quem pretende desenvolver cada vez mais técnicas, percebo sempre suas observações ao descrever o objeto de analisar tudo como o maximo de precisão acho que esse é um dos passos fundamentais antes de se iniciar um trabalho como esse, agora ficou mais fácil desenvolver desenhos realistas em relação aos metais com todas suas explicações.
    Muito obrigado !
    _

    Passo 8 – (…) tem que ser tetalhista e paciente (…)
    Observei um pequeno erro .-.

    Curtir

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio