Tutorial – Como desenhar uma boca e como desenhar os dentes a Grafite

Desenhar bocas, é um grande desafio. Quando comecei a desenhar, não ficava satisfeito com a aparência das bocas nos desenhos, não ficava natural. Posso dizer que apanhei bastante antes de aprender! Este tutorial vai ensina-los os principais pontos, para que vocês não precisem apanhar como eu apanhei para aprender! Principalmente em relação aos dentes! Ornam MMaia

Estou publicando este tutorial para tirar algumas duvidas que temos quanto a alguns detalhes ao se desenhar uma boca, e principalmente os dentes de forma Realista com lápis a grafite.

image ATENÇÃO: Este post ainda não acabou, Continue Lento clicando no Link abaixo!

Acompanhe o Passo a Passo a seguir, e você terá uma boa noção sobre como desenhar uma boca!

image image

Passo 1: Muitas pessoas sofrem para fazer um desenho legal de uma boca. A primeira coisa a se fazer, como para qualquer outra coisa a ser desenhada é o esboço. No esboço deve-se fazer as marcações dos lábios, gengivas, dentes, ou seja, deve tentar fazer as marcações dos detalhes mais significantes. Quanto mais detalhes marcar, mas facilidade terás para acertar os tons nas proporções corretas, quando for fazer o sombreamento.

Passo 2: Eu passei um pouco de grafite acima do lábio superior. A parte lateral da boca, recebe os tons um pouco mais escuros, observe. Não se preocupe muito com o sombreamento detalhado desta área, pois ainda iremos passar o esfuminho por cima.

image image

Passo 3: Com um esfuminho, misturamos o grafite. Você também pode utilizar a técnica do circulismo aqui!
Obs. Lembre-se sempre, o principal aprendizado, está na observação! Posso escrever o mais detalhado possível, mas você irá aprender muito mais, observando essas imagens de cada passo, e procurando fazer conforme você vê!

Passo 4: Agora vamos ao lábio superior. A parte de baixo do lábio superior será sempre mais escura que as outras partes, então você pode usar, por exemplo um lápis 3B ou 4B e estabelecer os tons nesta área.

image image
Passo 5: ainda usando um lápis 3B ou 4B, mas aplicando uma pressão menor, eu comecei a aplicar alguns tons para baixo no lado esquerdo do lábio superior.

Passo 6: Seguindo em frente, eu terminei o lado direito do lábio superior. Neste ponto, você pode ver como o desenho está começando a olhar de dimensão 3 e realistas.

image image
Passo 7: Agora comece a trabalhar a parte da gengiva. Lembre-se que as gengivas têm de ser mais escura do que os dentes para dar o contraste destacando os brancos dos dentes. Eu usei um grafite B para eles.

Passo 8: Depois, comece a trabalhar sobre os dentes. Vejo um monte de novatos pensarem que os dentes são brancos. Os dentes não são brancos. A única coisa que pode ser branca sobre os dentes são os destaques. Os dentes têm destaques brilhantes, então preste atenção ao seu quadro de referência onde mostro como desenhar em torno deles. Se os destaques não destacam-se como você quer, escureça a área ao redor deles. Eu usei uma 2H em todos os dentes.

image image

Passo 9: Eu trabalhei em cada dente individualmente. Quando cheguei mais perto dos dentes da frente, eu usei um toque mais leve. Os dentes devem ser bem suaves. Importante: Nunca faça riscos fortes na separação/contorno dos dentes! Isto acaba com o desenho, os riscos devem sumir no degrade.

Passo 10: Continue trabalhando sobre os dentes. Esta parte pode demorar um pouco, mas o resultado final vai valer a pena.

image image

Passo 11: Termine os dentes e comece o lábio inferior. O lábio inferior pode ser um pouco complicado porque ele geralmente têm vários tons diferentes. Comece estabelecendo os tons mais escuros com o 3B, por exemplo.

Passo 12: Continuei trabalhando no lábio inferior prestando atenção às variações de tom. O lado direito do meu desenho é ligeiramente mais escuro que o esquerdo. Isto ocorreu nesta imagem que escolhi, não será sempre!

image

Passo 13: Aqui está o desenho acabado. Há sempre uma área escura logo abaixo do lábio inferior. Além disso, os lábios foram misturadas com esfuminho um pouco na pele ao redor. Ajustes nos tons podem ser feitos neste momento e os detalhes podem ser adicionados também.

Espero que este tutorial tenha ajudado você de alguma forma ou de outra. Eu posso explicar como eu faço as coisas todos os dias, mas a ideia básica do desenho é apenas para entender como reproduzir os tons e para treinar o olho para ver o que os outros não veem.

FONTE: Este artigo foi baseado na obra de Brian Duey. Totas as imágens são de sua autoria. Aqui adaptei o texto com minhas próprias interpretações, e adicionei mais instruções com o intuito de torná-lo mais didático.

Siga-me nas minhas redes Sociais:

FacebookOrkutTwitter

..

++ vEjA mAiS ReLAcIonAdOs

>>Tutorial – Como desenhar um Olho Realista<<

>>Tutorial – Como desenhar Nariz<<

>>Desenhando Pelos de animais – Dicas de MJ Sibley<<

++ vEjA mAiS diVErsOs

>>Seja Assinante desse Site Gratuitamente<<

>>Agora você já pode encomendar seu Desenho Realista<<

Replubique isto, nas suas redes sociais abaixo.

47 comentários em “Tutorial – Como desenhar uma boca e como desenhar os dentes a Grafite

  1. Nossa Cara Meus Parabéns, Não ConsiGuia Fazer Nem Um Tipo De Boca, Mas Com Esse Tuto* Me Ajudou Muito…. Vlw Por Compartilhar Seus Conhecimentos Com Nós Todos !!!!

    Curtir

  2. O Ornam do que ajianta você posta mais não responde tira dúvidas mas não responde precisa mais eu aprendi no tempo que eu estava escrevendo eu estava observando…..
    Seu Desenho e, o o e exemplo de marcar os detalhes depois entendi quando eu marquei e e fiz o traço da genuína eu consegui fazer a boca

    Curtir

  3. ola eu tenho uma duvida eu sou novata nos retratos mas como voce faz para que não se note o riscado feio do lapis e fique tudo tão homogeneo? utiliza o esfuminho no fim o dedo ou qual é a tecnica para pintar sem ficar o riscado a vista ?

    Curtir

  4. Olha… Realmente também penei e ainda peno com os detalhes da boca que ao meu ver é um grau bem dificultoso,mas é com amor e paciência que o artista trabalha.Parabéns por sua obra e sua didática!

    Curtir

  5. Parabens, vc é um genio na arte, suas dicas são perolas preciosas para que esta iniciando, sou aposentado e curioso desejo aprender apenas para preencher os momento de mareia, sou seu fã incondiciona. obrigado

    Curtir

  6. Ornam ,tenho muiita dificudade em definir os dentes,e gotaria que vc me ajudase com dicas ,pois muitas coisa a aprendir fazer foi atravez de suas dicas …!
    E Parabéns ,pelo seu maravilhoso trabalho..!!

    Curtir

  7. Eu gostaria de uma dica , que podesse me
    ajudar a desenhar um olho mais realista sem ter que ficar
    apagando ou quebrando a cabeça, porque pra mim os olhos são os mais
    importantes, pois são eles que expressão o rosto da pessoa ou seja
    que mostra que ela é , me ajuda!!! 😦

    Curtir

  8. Nossa vc e muito bom no desenho suas dicas são perfeitas. tenho 12 anos e comecei a fazer realismo a 3 dias ja sei um pouco sobre o realismo mas ainda tem algo que me intriga, sempre que Faso os cabelos ele ñ fica uniforme .Ja tentei de tudo pra dar vida,
    brilho e .
    Etc.mas n adianta só fica parecendo rabiscos tolos.Sera que e o tipo de lápis que uso ????? ou sou eu que n sei fazer cabelos mesmo!!! rsrsrsr.

    Curtir

  9. Pingback: Tutorial – Como desenhar um Rosto Passo a Passo | A EXPRESSÃO DA ARTE

  10. eu fiquei com uma duvida extrema em como posso fazer os cabelos humanos gostaria de um tutorial passo a passo para resolver esse meu problema!!!
    obg pela oportunidade….de esclarecer essas duvidas p favor me responde
    adoro seu trabalho.

    Curtir

  11. Pingback: Tutorial – Como desenhar um Rosto Passo a Passo « A EXPRESSÃO DA ARTE

  12. olá Ornam,
    Desenho desde os 10 anos e estou com 76, gostaria de receber instruções de como desenhar bocas ou lábio com grafite, aliás precisaria receber essas instruções por e-mail, do passo 1 ao passo 13, como vc mostra no seu blog, sei que vc é um artista e não se recusará a me fornecer esses detalhes.Toda vez que faço um desenho o defeito é sempre no contorno dos lábios e dos dentes.Muito obrigado, más, muito obrigado mesmo. Meu blog é: dilalemos.blogspot.com e o e-mail é dilaclemos.@gmail.com

    Dilermando Lemos ( obrigado pela caridade.tive um AVC e só uso uma mão)

    Curtir

  13. não tenho muita coisa para falar mas, resumindo sou sua fã!!!!!! Adoro seu trabalho espero um dia desenhar com vc!!! muito obrigada e parabens pelo seu talento q DEUS te abençoe!!! BJS…….!

    Curtir

  14. Acompanho já faz um tempo o seu trabalho, e aprendo muito com eles. Gosto muito de desenhar rostos, desde os nove anos faço muitas exposições para escola mas nunca tive um curso. Sempre errando e aprendendo em casa e agora tenho que escolher uma faculdade, que satisfaça, e queria tentar o desenho mas tenho dúvidas ainda… não sei sobre o campo de trabalho, moro no Estado de Goias e nunca ouço falar sobre a faculdade de desenho. Você poderia me responder, o nome da faculdade de desenho? me de sua opnião, ficarei muito contente se responder…. Obrigado e parabéns pelo seu GRANDE trabalho… Abraço

    Aninha =^)

    Curtir

  15. ola adoro seus videos sempre espero ancioso para vc postar mais gostaria de saber se vc poderia ensinar a desenhar mãos e pés eu sou muito ruim pra desenhar essas coisas.Desejo muito sucesso.

    Curtir

  16. Pingback: Tutorial: Como fazer um desenho Realista usando Pastel « A EXPRESSÃO DA ARTE

  17. Kara, suas dicas são incríveis, to “detonando” no desenho, talvez o desenho kakakak. qualquer hora tomo coragem e posto algum, valeu?
    abraço

    Curtir

  18. Olá Ornam,

    Gostaria de saber uma coisa sobre a hora de iniciar o esboço. Como ter a noção se aquele esboço(linhas principais) estão mesmo conforme a fotografia? Você usa o método de grade?
    Obrigada, abçs.

    Curtir

    • Olá Júlia,
      Isso mesmo, eu tbm uso o método de grade, ou quadriculado, como é mais chamado! Com esse método é possivel fazer um desenho mantendo suas proporções originais!
      Precisando, estamos aqui para ajudar!

      Curtir

  19. Pingback: Tutorial – Como desenhar superfícies Metálicas « A EXPRESSÃO DA ARTE

  20. Parabéns,sério.Quero agradecer você por oferecer-nos esses tutoriais,tem me ajudado muito!Ainda mais que sou principiante.Todos os tutoriais estão de forma bem clara,e precisa,parabéns.

    Curtir

    • Mélanie,
      NOssa, obrigado, serio mesmo!!! sr
      continue participando, e comentando… é sempre bom receber o retorno quando aos post! srsr
      E você, ja cadastrou seu e-mail no site? Garanta que não vá perder nenhum tuto!

      Curtir

  21. Ornam, todos os tutoriais q vc disponibiliza são muito bons, e vale a pena pra quem ta começando no grafite, confesso a você que vou usar essa técnica de desenhar bocas , dentes , lábios etc… obrigado por dvidir seu conhecimento. Sucesso Rapaz!

    Curtir

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio