Tutorial – Como desenhar Nariz

 

Neste tutorial  feito por mim inspirado no tutorial original de Brian Duey (todas as imagens exceto a primeira, são de autoria de Brian Duey), podemos tirar uma idéia de como se desenhar um nariz realista. Aqui não está apresentado uma regra, e sim uma forma, de muitas formas de fazer. Cabe a cada artista adaptar ao seu estilo de desenhar! Ornam MMaia

Varias pessoas me perguntam aqui no “Expressão da Arte” dicas sobre para poder aperfeiçoar seu desenho de nariz, por isso, resolvi publicar este tutorial.

Passos para o desenho realista de Nariz

Passo 1 Primeiramente faça o esboço, ou seja, o contorno do nariz. Esse contorno deve ser feito com levesa, para que desapareça quando for sombrear

nose drawing tutorial nose drawing tutorial

Passo 2 Em seguida, pegar um lápis 3B (ou outro de sua escolha) e ir passando o grafite nas partes mais escuras do nariz. Não importa se ficou bom ou não, desde que fique homogênio, pois será esfumado depois.

Passo 3 Esfumar a parte que passou o grafite, buscando alcançar o tom original da imagem.

nose drawing tutorial nose drawing tutorial

Passo 4 Repetindo os 2 últimos passos, eu trabalho em outra área escura do nariz. Neste desenho, a fonte de luz está vindo da direita, então toda a sombra mais escura fica do lado esquerdo.

Passo 5 Agora começamos a trabalhar a área próxima à narina. Este é um dos lugares mais escuros em um nariz, porque ali está sendo recebida a sombra da narina. Esta parte também deve ser esfumada usando um esfuminho igual os passos anteriores. Ao trabalhar em um desenho, sempre tente lembrar-se qual a direção da fonte de luz está vindo.

nose drawing tutorial nose drawing tutorial

Passo 6 Em seguida, comece a fazer a parte de cima do nariz, onde a textura também é mais escura. No desenho realista geralmente é assim: Fazemos uma pequena parte de cada vez! é isto que garante um bom resultado!

Passo 7 O lado esquerdo do nariz fica sombreado. Com o esfuminho vou espalhando o grafite das partes escuras para as partes claras, fazendo um degrade. Se achar que deve escurecer mais alguma parte, basta aplicar mais grafite e esfumar mais um pouco.

nose drawing tutorial nose drawing tutorial

Passo 8 A parte mais escura da narina, esse lado esquerdo, geralmente uso o lápis 3B e em seguida uso o esfuminho para dar o acabamento.  Quando temos áreas muito escuras, como por exemplo o “buraco do nariz”, e precisamos fazer pelos, eu os faço apos escurecer, usando uma borracha plástica com uma beirada bem fina, passo a borracha com o objetivo de tirar o excesso de grafite. Outra opção seria passar o boleador antes de escurecer.

Passo 9 Depois de passar a borracha, faço alguns retoque com um lápis de ponta fina, caso a borracha tenha tirado mais grafite que deveria.

nose drawing tutorial nose drawing tutorial

Passo 10 Voltando-se ao nariz, começo a espalhar o grafite para as outras áreas com o esfuminho.

Passo 11 Vou espalhando, formando o tom mais leve que existe do outro lado do nariz. Mas eu também uso um pouco de lápis no lado direito, pois as vezes é preciso colocar um tom mais forte em algumas áreas, e nesse caso, uso o lápis.

nose drawing tutorial nose drawing tutorial

Passo 12 Agora começamos a trabalhar na parte do olho do lado direito.

Passo 13 O nariz já está basicamente pronto. Tudo o que você precisa fazer é refinar seu desenho, colocando alguns detalhes sutis, mas essenciais para deixar seu desenho com aspecto realista.Você pode adicionar poros para o nariz, os cabelos, as imperfeições, o que você queiser, até mesmo uma verruga. Os mais jovens estão mais propensos a ter uma pele mais lisa, e os mais de idade uma pele com imperfeições. lembre-se sempre disso, e terás sucesso.

nose drawing tutorial nose drawing tutorial

Passo 14 Nesse exemplo, escolhi fazer um desenho de um nariz de idoso, de forma que fosse visível os detalhes que podemos colocar, para tornar o desenho real. Então eu adicionei poros, sardas, luz, pelos, rugas e alguns para ele.

Espero que este tutorial tenha ajudado você de alguma forma ou de outra. Eu posso explicar como eu faço as coisas todos os dias, mas a idéia básica do desenho é apenas para entender como fazer os tons de fluxo e para treinar o olho para ver o que os outros não vêem. Pratique!

FONTE:Este artigo foi baseado na obra de Brian Duey. Aqui adaptei o texto com minhas próprias interpretações, com o intuito de torná-lo mais didático.
Siga-me:

Facebook
Orkut
Twitter

.

Se gostou desta dica, deixe seu comentário!

++ vEjA mAiS ReLAcIonAdOs

>>Desenhando Elipses<<

>>DESENHANDO GRAMA E CAPIM – “Desenho Negativo”<<

>>Desenhando Pelos de animais – Dicas de MJ Sibley<<

++ vEjA mAiS diVErsOs

>>Seja Assinante desse Site Gratuitamente<<

>>Me siga, Me adicione nas maiores Redes Sociais<<

37 comentários em “Tutorial – Como desenhar Nariz

  1. Ai, o nariz e o mais dificil!! Mas nenhum desenhista aprende a fazer desenhos realistico em 2 dias!!! Obg por dividir seus conhecimentos com a gente! Mt perfeito seus desenhos!!

    Curtir

  2. muito bom , desenho é prática , mas com certeza aliada a dicas maravilhosas como estas , tudo fica ainda mais fácil. pois desenho fascina a qualquer alma carente de arte.

    Curtir

  3. Nossa… PERFEITO!!
    Sou iniciante nesse lance de desenhos realistas e retratos, seus tuto tiraram dúvidas de vdd! Parabéns pelo lindo trampo, Ornam!

    Outra dúvida: estou levando desenho á sério agr, e esse ano presto vestibular. Claro, quero faze algo envolvido nesse meio! Existe esse curso em alguma universidade? vlw pela atenção!

    Curtir

  4. Muitas pessoas preferem assistir à vídeos para aprenderem com mais facilidade…
    Eu também achava, mas esse tutorial é excelente! Muito obrigada! É realmente muito bom! Quem precisa de vídeos?! Rsrsrs. ^^

    (saindo do pc, pegando lápis e papel…)

    Curtir

  5. Pingback: Tutorial – Como desenhar um Rosto Passo a Passo | A EXPRESSÃO DA ARTE

  6. oi, achei seu tutorial incrivel, eu desenho só por diversão mais que sabe no futuro se torne algo sério. vc é de grande ajuda pois é dificil achar cursos de desenho na minha cidade e os que existem são muito caros. obrigada e continue publicado.

    Curtir

  7. Pingback: Tutorial – Como desenhar um Rosto Passo a Passo « A EXPRESSÃO DA ARTE

  8. Pingback: Tutorial: Como fazer um desenho Realista usando Pastel « A EXPRESSÃO DA ARTE

  9. Pingback: Tutorial – Como desenhar superfícies Metálicas « A EXPRESSÃO DA ARTE

  10. Olá Ornam MMaia vc é muito bom eu sepre quis entrar em um curso de desenho mas vendo esses tuturiais eu nem preciso mais,só acho que vc devia publicar tutoriais de como desenhar manga por favor plissssssssssssss

    Curtir

  11. Show de bola seu site cara. Eu já possuia uma noção basica de desenho, porem seus tuto me ajudaram demais. Sou estudante de designer grafico e acho que o desenho a mão é fundamental para o desenvolvimento de um bom designer. Fiz aqui esse nariz… rsrs para mim ficou aceitável, porém não sou profissa nesse aspecto. Gostaria que dessem uma opnião.

    Me desculpe se for proibido por links aqui. ^^

    Curtir

    • Daniel,
      Muito obrigado! é sempre bom saber que os tutoriais estão sendo úteis!
      O nariz que você fez ficou muito bom, diga-se de passagem, pois você colocou os efeitos que o tira do artificial e o faz parecer realista! Meus parabéns, você está no caminho certo!

      Curtir

  12. Pingback: Tutorial – Como desenhar uma boca e como desenhar os dentes a Grafite « A EXPRESSÃO DA ARTE

    • Carlosbld,
      Ajudamos, claro!! mas lembre-se, nós só disponibilizamos o líquido, a “solução”, mas quem tem que coloca-la no copo, é você! Enquanto não fizer isso, não experimentará mudança!
      sucesso

      Curtir

  13. um copo considerando cheio não pode ser enchido
    saber admite que este copo esta vazio e um bom conselho
    opa ! o que você quis dizer com isso!?
    quis dizer que e preciso admite as coisas pra si mesmo para evoluir

    obrigado por posta o que eu lhe pedir
    obrigado Ornam MMaia

    Curtir

  14. O nariz tal qual os olhos são partes essenciais para a identificacão da fisionomia.Com essa dica do esboco percebi como adicioná-la em outros ângulos,gratidão pela dica.Quando admitimos que não sabemos nada já recebemos a primeira licão.

    Curtir

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio