10 Mandamentos para Desenhos à Grafite

Dicas do Artista Brian Duey

10-dicas-para-blogueiros

Aqui você irá encontrar várias dicas extremamente úteis! Umas eu acrescentei, ouras foram dicas de diversos artistas divulgadas por Brian Duey. Meu trabalho, além de acrescentar alguns detalhes, foi de traduzir esse material.

.

.

.

Quando trabalhar em um desenho, sempre compare os tons do desenho com outros tons, para verificar se está mantendo a proporção.

Se uma parte do desenho deve ser destacada, isso pode ser alcançado fazendo a circunferencia dessa área com tons mais escuros

Nunca toque em uma área do papel que ira receber grafite. Sua pele tem óleos, e quando passar o grafite pode borrar, aparecendo as impressões digitais, por exemplo. Trabalhe uma pequena área de cada véz.

Lembre-se de fazer uma graduação suave quando sombrear. Na maioria dos casos, os tons escuros não fluem diretamente em tons mais claros, há uma grande quantidade de tons médios entre os dois.
Com o branco dos olhos não são brancos, eles vão sempre receber o tom e muitas vezes destacados, conforme dica nº 2.

Dentes não são brancos, eles vão sempre receber um tom e muitas vezes tem algumas partes brilhantes que receberam o destaque.

Deve haver muito poucos, caso necessite, linhas solidas em um retrato. Os retratos são feitos com tons de grafite, não linhas. O cabelo não deve ser desenhado com linhas, mas desenhado com tons. Uma borracha limpa-Tipos ou qualquer massa adesiva funciona bem para tirar os tons, ou uma borracha.

Certifique-se não borrar os destaques. Devê mantê-los limpos para melhores resultados.
Use um lenço de papel para apoiar as mãos em cima do desenho, e nunca o arrante, se precisar mudar de posição, levante a mão e mude o papel para o outro local desejado.

Limpa Tipos  e borracha plastica pode adicionar um bom realismo aos cabelos.

Para alcançar um fundo escuro com um brilho mínimo, use um lápis grafite 3B.  A ponta fina da lapiseira cria rupturas nas fibras do papel, um lápis de madeira é mais indicado para essa parte do desenho.
Quando você coloca o desenho em um quadro, o brilho do grafite será menos evidente por trás do vidro.

10º Use um spray de verniz no desenho finalizado. O spray ira ajudar a proteger o desenho e diminuir o brilho do grafite. Lembre-se:
Escuro não é sempre preto e luz nem sempre é branco!

Anúncios

6 comentários em “10 Mandamentos para Desenhos à Grafite

  1. Já ouvi falar que usar spray fixador de cabelo (laquê) também funciona da mesma forma que o spray próprio para finalizar desenhos, é verdade? Isto funciona? Tem algum contra?

    Curtir

    • nada a ver,esse tipo de escolha compromete a arte manual e desrrespeita o conhecimento do quimico que estudou e desenvolveu a formula para nós artistas,lembre-ce :papel tem póros e não capilares perifericos,rsrs
      rs

      Curtir

  2. Adoro desenhar em especial o realismo, tenho pratica mas desejo aprendermais, principal mente tecnicas comrelação a tipos de cabelos e barba onde tenho grandes desafios!

    Curtir

  3. Estou no começo , já faço alguns desenhos mas ainda não consigo chegar ao realismo , não tenho pressa, vou buscando sempre informações na internet ou alguem que desenha.
    Adorei seus desenhos fique deslumbrado, mas não vejo a hora de desenhar o realismo como uma foto preto e branco ou até melhor.

    Obrigado pelas dicas.

    Marques
    Designer de moveis

    Curtir

    • Olá Antonio,
      Isso mesmo cara, para se chegar ao realismo você realmente não precisa de pressa! Muito pelo contrario, precisa de paciência!
      Continue treinando, o resultado vem com a prática e a observação!

      Curtir

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s