Como usar o Boleador em desenhos à Grafite

“Alguns desenhistas não conhecem os  benefícios que o uso do boleador proporciona, e por isso acabam tendo muito trabalho para reproduzir um efeito no desenho que poderia ser feito facilmente com o auxilio de um boleador.”

boleador Para quem ainda não conhecia, na imagem à esquerda temos um modelo de boleador. Ele parece uma caneta, e tem na ponta metálica no formato de uma bolinha.

No Desenho Realista à Grafite, usamos muito o boleador para fazer detalhes, como: Os fios de cabelo brancos e grisalios, barbas, os sulcos das rugas entre outros detalhes.

.

.

.

Como posso usar o Boleador?

drawing_of_clint2site

Nesta imagem acima podemos ver situação onde ele é frequentemente utilizado no Desenho a Grafite.

Perceba pequenos fios de cabelo e de barba no desenho. Veja como eles são delicados. Imagine se o desenhista fosse pintando com o lápis, com muito cuidado, sempre deixando os pequenos fios brancos sem pintar! Pois bem, é ai que entra o boleador.

O boleador cria pequenos sulcos ou valetas no papel (Deve ser um papel de maior gramatura que o sufite) , desta forma, quando passamos o lápis ou esfuminho no desenho, as pequenas valetas feitas pelo boleador não são pintadas ficando como pequenos fios brancos.

A utilização do boleador poderá ser muito diversificada, vai depender um pouco da criatividade do artista. Mas vou exemplificar como já o utilizei:

Eu o usei em um desenho onde havia muitos fios brancos. Então, antes de começar a passar o grafite na parte do cabelo, pequei o boleador, fiz os riscos referentes aos fios brancos, colocando força suficiente para que fazer as canaletas. Deve-se fazer todos os traços dos fios brancos antes de começar a passar o grafite. Como esse risco com boleador é um risco pesado, devemos ter cuidado para fazer os traços dos fios sem sair tremidos ou tortos. Procure fazer o mais regular possível.

Então resumindo, no desenho realista dá para usar o boleador para fazer fios brancos e outros detalhes pequenos brancos no desenho, simplismente passando o boleador na área antes de aplicar o grafite.

Caso tenha ficado alguma duvída ou você conheça outra utilidade no desenho realista, favor comentar abaixo.

By. Ornam MMaia  (Dessiner)

Anúncios

54 comentários em “Como usar o Boleador em desenhos à Grafite

  1. não conhecia esse instrumento de trabalho deve ajudar muito, pena que onde eu moro não consigo achar materiais adequados para esse tipo de trabalho, não aqui não tem nem papel com uma gramadura um pouco melhor, só desenhei até hoje em cartolina e A4 70g/m

    Curtir

  2. Origado Ornam pelas dicas, como é que eu um cara de 78 anos, desenhando desde os 10, nunca soubesse disso ? Se os comentaristas acima quiserem ver o meu blog, é dilalemos.blogspot.com.

    Curtir

    • Eu uso lápis Faber Castel para cabelo HB. E 4b aí se quiser efeito mais escuro use o 6b a graduação vai até 9 b se conseguir compre o esfuminho ajuda a espalhar o grafite deixa o desenho liso

      Curtir

  3. Caramba , não conhecia essa técnica , eu desenho com realismo um pouco , mas sofro pra dar alguns efeitos como barbas e fios claros bem retinhos , mas agr vão mudar da água pro vinho os meus desenhos ! muito obrigado men !

    Curtir

  4. Ornam, muito obrigado pelas dicas
    E parabéns pela iniciativa do site! 😀
    Dica: Cara, hoje eu descobri que dá para usar concha como boleador!!
    Já testou?
    Abraço!
    Obrigado, Deus te abençõe!

    Curtir

  5. Pingback: Tutorial – Como desenhar um Rosto Passo a Passo | A EXPRESSÃO DA ARTE

  6. Olá Ornam, rpz eu gostaria de saber se há diferentes numerações de boleador, tipo: 0,07m… Gostaria de fazer um pedido tbm, to tentando desenhar uma pessoa pela foto que ela me deu, então seria melhor que essa foto fosse preto e branco? Porquê?

    Curtir

  7. Caro colega Ornam MMaia. Minhas considerações.
    Gostaria de saber qual o tipo melhor, como também a numeração ou as numerações adequadas para serem usadas em desenhos de grafite, ou se é melhor usar apenas uma numeração. Exemplo: o.o5mm,

    ou a 7.00mm, o,o3mm. o,o9mm Qual a mais ideal para que o desenho fique bem realista? Quanto ao BOLEADOR. Existe algumas numerações. Uns que tem a bolinha da extremidade bem pequena e outra um pouco maior, a qual eu tenho um, mas não consegui usar ainda. Gostaria de ter todo o material para desenho artistico, mesmo ainda faltando muito para a PERFEIÇÃO. Mas chegarei lá com a vontade Divina e a ajuda de grandes profissionais, como por exemplo, VOCÊ, que admiro muito.
    Te peço. Me oriente que DEUS iluminará todos os seus passos em todas as suas realizações, disso eu tenho a certeza.

    Obrigado pela atenção

    Denis Marques Aguiar
    denism.aguiar@gmail.com
    28-11-2011
    Santana do Ipanema – Al

    Curtir

  8. Irmão, vc não tem noção do quanto estas dicas estão me ajudando, assim q possível vou postar meus trabalhos pra vcs darem uma olhada, parabéns Ornam.

    Curtir

  9. Pingback: Tutorial – Como desenhar um Rosto Passo a Passo « A EXPRESSÃO DA ARTE

  10. ai blz?

    gostaria de saber se o lapis staedtler quando nois pintamos as partes preta
    ele fica preto ou brilhante que nem o Faber-Castell ? se puder me ajuda agradesso vlws

    Curtir

  11. oi tudo bem primeira mente seus desenhos lindos perfeitos .ei amigo me ensina a fazer o cílios dos olhos sou fraco nessa parte por causa desse plobrema me extresso e jogo fora a minha obra ajuda ai da uma dica .valeu abraço.

    Curtir

  12. Olá..Fmz? Eu comprei o boleador e estou fazendo um desenho do meu primo ai no cabelo dele eu passei o boleador precionando forte de pois o grafite mais mesmo assim o grafite entra no risco do boleador! isso éra para acontecer ou o grafite ñ era pra entrar no risco do boleador? espero uma resposta em falow

    Curtir

    • Isso pode ocorrer normalmente por dois motivos simples. 1. Se você usou o boleador com excesso, ou seja, se você fez muitos fios com ele no papel em uma pequena região; 2. Se o papel que você utilizou tem uma gramatura pequena. Descubra se foi alguns desses o motivo e tente corrigir nos próximos desenhos.

      Curtir

  13. Pingback: Tutorial – Como desenhar Nariz « A EXPRESSÃO DA ARTE

  14. tudo belesa?
    queria saber oque tem na pota do boleador se e uma borracha ou tinha
    eu ainda não comprei esse tão de boleador
    quero saber a diferessa entre lapiz borracha e o boleado ?

    Curtir

  15. Fala ai cara beleza? po eu to com algumas dúvidas com relação ao uso do boleador.
    por exemplo, depois de usa-lo no cabelo eu devo passar a grafite riscando os outros fios ou arrastando o lapis? E para fazer fios loiros eu uso o boleador ou a caneta-borrcha?
    se pudesse me responder eu agradeceria!!!
    abraço!!!!

    Curtir

    • Sim, o boleador é o primeiro que você passa. Somente depois de você fazer as marcações com o boleador que você deve passar o lápis para fazer os demais riscos. Para fazer os fios loiros, é mais interessante usar a caneta borracha. O boleador deve ser usado para fazer apenas alguns fios mais claros, não pode ser usado para fazer uma mexa inteira, acho que não ficaria legal.

      Curtir

  16. Primeiro parabéns pelo trabalho!!
    agora eu queria saber se tem algum outro lápis bom além do staedtler e do bruynzeel, pois eu não consigo encontra-los com facilidade! se tiver me responde ai!!!! valeu abração!!!!!

    Curtir

  17. Muito obrigada! Meu material ainda não chegou, assim que chegar tentarei usar o boleador.
    Parabéns pelo seu trabalho, assim como a mim acredito que você ajuda muitas pessoas com o site!
    Muito obrigada, abç.

    Curtir

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s