Cabelo dourado, porque roubas o brilho do sol?

Por: Ornam MMaia. Revisão: Rubens MMaia.

Loira
Loira

Olhar firme e determinado, um belo retrato que expressa a junção de todas as lindas mulheres. Mulheres que conseguem ofuscar o sol com seu brilho…

Este desenho ficou em 3º lugar no concurso nacional “Rei do Desenho Realista”, concorrido entre os melhores desenhistas do Brasil.

Neste desenho, utilizei bastante as técnicas com esfuminho, que é um dos requisitos fundamentais para um bom desenho. Mas, para nossos amigos que não conhecem, o esfuminho é um material feito de papel enrolado compactado, em formato de lapis, utilizado para fazer o sombreamento, ao qual podes ter mais informação na págna materias para desenho.

Bom, já que esteve aqui, e teve paciência para ler este texto também, deixe um comentário, nem que seja só para marcar presença.

Anúncios

27 comentários em “Cabelo dourado, porque roubas o brilho do sol?

  1. lindo ,maravilhosos seus desenhos .não tenho pratica alguma ,mas e meu sonho aprender .vou comprar os matérias ,vc pode me dizer por onde começar .tem algum vídeo seu que ensina ,desde já obrigada

    Curtir

  2. Gostei, magnifico seu trabalho, seu blog cara,Parabéns!
    Como é que você faz esse efeito luminoso? contornos? Tenho tenho grande desejo de aprender essa tecnica de fazer cabelo loiro, pois tenho maior dificuldade nesse tipo de cabelo com esses contornos luminosos. ja vi sua tecnica do desenhando a grafite e muito aprendi com ela em pouco tempo, Você recomenda algum outro tipo de leitura para buscar um aperfeiçoamento? algumas sugestões de livros além destes citados para estudar?

    Curtir

  3. Parabéns!!! lindo seu desenho. Tomara que um dia eu consiga desenhar assim.

    Fica bem.
    Dessiner diz:
    obrigado DAnda!
    Com certeza você pode desenhar muito melhor do que isso!

    Curtir

  4. Olha alguns que fiz na época q fazia curso de manga no estilo simples com 6b








    Dessiner diz:
    Muito bacana sua arte. Esse tipo de arte não consigo fazer, pois não tenho muita imaginação para criar.

    Curtir

  5. Ola ,vendo seu desenho novamente tem que melhorar muito ainda o meu, vou tentar fazer de novo escureçendo mais, e essa semana vou comprar o material certo ,canson e os lapis que vc indicou, os meu são muito fracos da faber castel,assim que chegar o material vou fazer bem caprixado e com calma ai te envio de novo para ver a evolução , olha eu tenho outro que fiz a bastante tempo ja do mj >> http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=100970897_2464.jpg&v=O
    t++
    grande abraço 🙂
    Dessiner diz:
    Beleza cara, isso mesmo, adquira o material certo, que ele ajuda a ter um efeito melhor mesmo. Faz o desenho novamente com calma e envia para mim, para que eu possa avaliar, e dar dicas no que podes melhorar!
    O desenho do Michael Jackeson ficou legal

    Curtir

  6. ola adorei esse seu desenho e suas dicas ,eu desenho animes, mas as vezes tento fazer realista, eu estou tendo dificuldade nas texturas, não sei se é por causa do papel que estou usando sulfite 🙂
    eu tentei fazer um parecido com o seu mas não cheguei nem perto da uma olhada >> http://img684.imageshack.us/img684/7476/17811413.jpg

    http://img695.imageshack.us/img695/8158/63937003.jpg <<
    em qual partes acha que tenho que melhorar, o conhecimento que tenho desse tipo de desenho eu aprendi aqui 🙂
    t++
    grande abraço
    Dessiner:
    Ola Welton,
    Primeiramente gostaria de dizer que fiquei muito feliz em receber esse feedback! é muito gratificante saber que as pessoas estão praticando conforme as dicas passadas!
    Para quem está ingressando no mundo do realismo, seu desenho ficou muito bom. É claro que tem algumas falhas, mas não se aprende tudo na primeira vez mesmo.
    Percebi que você teve dificuldade com relação ao cabelo. O problema foi que você não escureceu o suficiente antes de começar a passar a borracha plastica. Com isso, ao passar a borracha, ela tira facilmente o grafite, não fazendo o efeito esperado. Deves escurecer mais com o pó de grafite, e tirar o excesso passando repetidas vezes o excesso do grafite e com isso, o efeito do cabelo ficará melhor. Tente usar as quinas da borracha plástica, se elas já estiverem redondas, corte um pedaço da borracha para conseguir as quinas. Você perderá um pedacinho de borracha mais ganhará no resultado do desenho. Seu efeito de luz e sombra está bom, mas pode melhorar colocando mais sombra em pontos mais escuros, e principalmente no lugar exato, pois isso pode distorcer o desenho. Se quizer fazer outro, levando em consideração o que sugeri com relação ao cabelo, faça, e mande para que eu faça uma nova crítica.
    Gostaria de acompanhar o seu desenvolvimento. Acho que daria um bom post, quando você já estiver dominando a arte, fazer um mostrando sua evolução. o que acha?

    Curtir

  7. Perfeito! fiquei de boca aberta cara, tu desenha pra caramba! Vi também teu post
    na comu de desenhos, onde disponibiliza o material de aprendizado para os demais (onde me incluo) terem mais conhecimento sobre o mesmo.
    Show de bola teus trampos meu bom.
    Forte abraço e agradeço por disponibilizar sua arte pra todos nós.
    Dessiner:
    Valeu Jerry,
    A paixão que tenho pela arte, me faz não ser egoista, e busco ajudar as pessoas a terem a mesma emoção que tenho, a cada desenho realizado, cada obra sendo criada atreves de minhas mãos!
    Este site ficou sem post novos por um período, mas esse ano terei mais tempo e estarei disponibilizando mais informações de cunho artístico, que tenho certeza, ajudará muitas pessoas!

    Curtir

  8. Sensacional o teu desenho! Show de bola, principalmente nos cabelos, que particularmente acho a parte mais dificil de fazer o realismo. Parabéns
    Dessiner:
    Valeu Luiz! Realmente o cabelo é uma das parte que merece uma atenção especial…

    Curtir

  9. Meus parabéns….

    Fantástico, continue aproveitando esse dom lindo q Deus lhe deu, eu tb gosto muito de desenhar, e logo mais estarei publicando alguma coisa tb.

    Q Deus te abençoe sempre…

    Jair Vieira
    Dessiner: Obrigado Jair,
    boa sorte nas suas publicações e manda o link depois para que possamos ver tbm!
    E que Deus te abençoe tbm!

    Curtir

  10. FANTÁSTICO este trabalho! PARABÉNS, na verdade só estou lendo as técnicas que por sinal são ótimas, para mais tarde coloca-lás em práticas, estou naquela etapa de desenhos “tipo” anatômia do corpo humano, boca, olhos, nariz etc…
    principais né?
    Estou lendo e praticando os livros “DESENHANDO FIGURAS” de Ray Smith e “À MÃO LIVRE” de Philip Hallawell.
    Você me recomendaria para lê um livro chamado “LUZ E SOMBRA SEM DIFICULDADES”?
    Você tem algumas sugestões de livros além destes citados para estudar?
    E os materiais por exemplo: estou rabiscando com lápis 6B, 4B, 2B e o grafite 0.5 para o esboço certo.
    Ah, o esfuminho “tipo 1” recomendaria outros?
    estou só na fase de treinos “BASTANTE” com ele.
    Sou reiniciante parei aos 13 anos, hoje com 30. rs,rs,rs
    Grande abraço.
    Dessiner:
    Ola Adelson, eu não conheço esse livro “Luz e Sombra …”, então não posso dar boas recomendações. Mas um conselho, evite livros com muita teoria, desenho se aprende praticando, muita pratica mesmo. Caso não tenha visto ainda, tenho o tutorial “Como usar o grafite” nessa site, nele vc vai encontrar um passo a passo bem pratico.

    Curtir

  11. Grande obra. Rica em detalhes. Somente um artista e profissional para realizar. Continue assim, pois desta forma sempre teremos artistas que nos inspirem. Eis algumas perguntas : Como usar proporções (fotos menores para desenhos grandes)? Qual foi o material utilizado nesta obra? Um gde abraço pra ti. Valeu.

    [blue]Dessiner:
    Você pode começar praticando o quadriculado, e depois teras mais facilidade de ampliar um desenho e mante-lo proporcional.Existem alguams revistas de desenho que ensinam a fazer o quadriculado…(veja “como usar o grafite”)
    O material foi todos os que eu mensionei no turorial “materiais de desenho”…

    Curtir

  12. po axei muito interesante a tua tecnica
    bom eu adorei o brilho que vc deu no desenho
    ficou muito espressivo a definisão do desenho
    um bom efeito vc pode usar esta tecnica tambem no
    desenho com algodão e pinsel
    tambem adortei sua tecnica
    como senpre as munheres são as que
    chamam mais a atenção para nós que somos deseistas
    è verdade, quer fazer um bom desenho?! – Desenho um mulher!!!
    As mulheres são a fonte de inspiração da maioria dos artistas!
    Não conheço essa tecnica com pincel…
    Falou entao…

    Curtir

  13. Putz, muito bom! Como é q tu fazes esse efeito luminoso? E os contornos? Tenho uma foto de loira aqui e queria fazer esses contornos luminosos. Parabéns!
    Dessiner:
    Se quer fazer esse efeito luminoso, deve olhar a o link, aprenda a usar o grafite nessa página, lá vc vai encontrar as dícas, se ainda tiver duvidas depois, pode perguntar!

    Curtir

  14. ficou muito bom mesmo…
    fico aqui pensando (como ele consegue)meus parabens o desenho é muito limdo a lias os denhos
    meus parabens!!!!!
    Dessiner:
    obrigado, fico satisfeito em saber que ficou bom!

    Curtir

  15. Bom sou suspeita para falar dos seus desenhos amigo queridissimo. Na verdade não tenho nem o que falar, fico sem palavras.
    E pra quem não te conhece aproveito pra dizer que ele “É O CARA”, afinal se dá um show com o grafite nas palavras então… vc arrasa.

    Grande beijo amigo e muito sucesso e felicidade!!!!

    Dessiner:
    Estou lisonjeado, muito obrigado pela consideração. Mas sobre o que disse em ser suspeita, vai depender da sua sinceridade!! (srsrsr) Brincadeira, sei que vc é muito sincera! E digo mais, admiro muito isso em você, e principalmete toda essa sua simpatia natural. Resumindo, ter uma amiga como você é fantástico!
    OrnaMMMaia

    Curtir

  16. Olá meu amigo Ornam! o seu blog é muito legal, parabéns! gostei dos desenhos, em especial, este. Cara, vc desenha muito bem, de fato. A paz de nosso Senhor e Deus, Jesus Cristo!!!!

    Dessiner:
    Obrigado Andre, que bom que tenha gostado. E agradeço a visitinha tambem, apareça mais vezes!!
    E que a mesma paz esteja com todos nós!
    Ornam MMaia

    Curtir

  17. Parabéns pelo desenho. Muito, muito, muito bom mesmo.
    Também desenho, porém fiquei algum tempo parado por motivos de trabalho e estudo e recentemente estou retomando, mas percebo que tenho muito
    trabalho pela frente. Parece que por vezes tenho dificuldade em passar
    a idêntica expressão da foto e isso me chateia bastante.
    Você recomenda algum tipo de leitura para buscar um aperfeiçoamento?
    Obrigado e parabéns novamente.


    Desssiner:
    Ola, tenho um post publicado neste mesmo sit que da algumas dicas de como desenhar, e quais materiais podem ser usados. Mas caso queira mesmo sugestoes de materiais, livros, enfim, deixe seu e-mail que lhe enviarei algumas.
    Ornam MMaia

    Curtir

  18. Noooosaa! muito bom!
    Analizando o desenho, percebi que no mesmo, existe uma noção de profundidade, luz incrivel! Os detalhes dos olhos sao magnificos, nao pude deixar de perceber que a imagem em seu cabeçalho, foi tirada desse desenho, a la podemos ver com mais detalhes a perfeição que ficou. A sutileza da correntinha no pescoço, mas neste ponto acho que faltou um brlho a mais nela, pois ela provavelmente é um metal, e metal brilha muito mais que uma pele, e nesse caso, poderia ter ficado ainda melhor. O conjunto todo ficou bom, posso dizer que vc foi muito feliz ao escolher a imagem para desenhar, parabens,
    palavras sinceras de outra amante da arte!
    Flavinha…


    Dessiner:
    Brilhante observação Flavinha, vejo que vc é bem entendida no assunto, e concordo com vc em relação ao efeito da correntinha, da proxima vez, terei esse cuidado!! Agora sobre a esclha da imagem, foi como se diz, amor a primeira vista, qnd a vi, tive certeza na hora!!srs

    Curtir

  19. mermão!
    quem diria que um cara que vivia me sacaneando nos desenhos de infância se tornaria um desenhista tão talentoso?!
    tenho muito orgulho do seu trabalho.
    ps: a propósito, o desenho é sensacional e, se ele ficou em terceiro lugar num concurso nacional, isto somente comprova sua perspicácia.

    abraço!
    Dessiner:
    Pois é né, lembra daquele desenho do papagaio na sua orelha!!??srsr (foi mau, tinha que colocar isso!!srs). É, mas a verdade é que vc me insentivou bastante mesmo, o que me deu gosto para continuar desenhando… (chega de rasga ceda)
    Bom mano, volte qnd quizer, a casa é sua!
    Ornam MMaia

    Curtir

  20. Olá!!! 😀
    puxa..que bacana!!! PArabens a você e ao seu irmão!!!!
    😀

    Obrigada por adicionar a seus favoritos!! Esse é o tipo de coisa que nos ajuda a crescer!!
    Então… eu costumo atualizar os dois sites, mas eles tem um layout um pouco diferente… um tem layout mais para exibição mesmo….e outro algo mais particular… no caso, o do blogspot é mais organizadinho…é mais bonito, entao costumo passar esse para as pessoas… e lá eu não posto coisas muito pessoais… é mais ou menos essa a diferença!
    um beijão pra ti!! e eu quero ver mais desenhos seus por aqui!
    té mais!

    Dessiner:
    Pode deixar que vai vir muito desenho sim, é so aparecer de vez em quando que sempre terá uma coisa nova!! srsrs
    to atualizando essa pagna agora, entao, logo colocarei os links!!
    Ornam MMaia

    Curtir

  21. Caramba!!! Que bom que você achou meu blog por acaso…por acaso tudo de bom acontece nessa vida!!
    Você desenha muito bem!!!
    Quem sabe um dia não te convido pra desenhar em algum livro que eu venha publicar?!! quem sabe…
    se gostou de minhas poesias, continue lendo!! Seja bem-vindo!!

    Dessiner:
    Nossa, seria um grande prazer!! to ficando impressionado, ja é o segundo convite para fazer a arte visual de um livro que recebo recentemente!!srssrs
    Posso dizer tbm que adorei suas poesias, muito boas mesmo! entao, nao demora para publicar esse livro em!!

    Curtir

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s