Materiais p/ desenho

Aqui estão sugeridos alguns dos melhores materiais para se trabalhar no desenho à grafite. Importante lembrar que não tenho objetivo de fazer “merchandising”, até porque se paga muito pouco atualmente por isso (srsr), mas sim  mostrar opções para quem desejar conhecer um bom material, o que é essencial para o desenho realista.

Lápis

Os lápis são fundamentais. Dependendo da técnica utilizada, eles farão muita diferença no resultado final, principalmente para quem não gosta de trabalhar com esfuminho (citado logo abaixo).

Quando comecei a desenhar, só trabalhava com os lápis Faber Castell,  que para mim eram os melhores (pelo menos era o melhor dos que eu conhecia). Sei que o Faber Castell é o xodó de muitos desenhistas, pois a maioria de nós aprendeu “empunhando” um destes. Mas, fiquem tranqüilos e não se aborreçam, concordo que este material é bom, mas vou dar ênfase em outros que considero superiores.

As marcas que mais se destacam são a Koh-i-Noor e Staedtler. As duas são muito boas, mas gosto mais da primeira. A grande diferença de um bom lápis para um comum está na sua consistência. Geralmente lápis comum, tem uma ponta mais rija, tornando mais difícil o sombreado.

Estojo da Koh-i-Noor

Estojo da Koh-i-Noor

Os lápis são divididos em graduações:

dura                                              média                                                  macia
8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, HB, F, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B

Por “H” entende-se “Hard” – uma mina dura.
Por “B” entende-se “Brand” ou “Black” – uma mina macia ou preta.
Por “HB” entende-se “Hard/Brand”- uma mina de dureza média

A diferença entre eles está na graduação e rigidez. Analisando os tipos citados, são mais macios e tem uma graduação mais forte (mais escuro o risco) da esquerda para direita. Então, para cada sombra, existe um lápis proporcional à sua intensidade. É claro que você não precisa ter todos, mas uns 4 ou 5 tons seriam essenciais.

Escala de graduação dos lápis Staedtler

Escala de graduação dos lápis Staedtler

A grafite do lápis é composta por uma mistura de carvão e argila. O que determina a sua graduação e maciez é a proporção dessa mistura. Quanto mais carvão e menos argila, mais macio e negro fica a grafite, e quanto menos grafite e mais carvão, ela fica mais rija e clara.

Borracha

No desenho artístico, temos uma gama de borrachas bastante variada para diversos tipos de uso. A mais utilizada é a famosa “limpa-tipos”, borracha que foi criada para limpar erros de datilografia (em máquina de escrever).

Tipos de borracha para desenho
Tipos de borracha para desenho

O nome limpa-tipos vem do termo tipos, que é o nome dado a letra da máquina de escrever. Está borracha é totalmente maleável, semelhante a uma massa de modelar. A sua textura extra suave permite absorver as partículas mais pequenas sem danificar o papel. Com isso, pode-se moldar a borracha na forma desejada, ajustando a necessidade do momento. A sua outra vantagem, é que ela é uma borracha que não borra, e sua finalidade básica é de retirar o excesso de grafite do desenho. Considero-a indispensável.

A borracha plástica também é muito importante, pois permite apagar traços mais fortes e principalmente na hora de dar forma ao cabelo (ela é a grande responsável pelos efeitos de brilho e “ondulação”). Por ser uma borracha dura, que permite um acabamento muito bom, nos cabelos como em várias outras partes que se necessite.

A caneta borracha é útil para apagar lugares com muitos detalhes, como os olhos, a boca, enfim, lugares que necessite de mais precisão. Mas, tenho usado a limpa-tipos e ela me tem sido de grande valia até o momento.

Existem outros tipos de borracha, mas as principais são estas. Acredito que seja o suficiente para se trabalhar. É claro que isso vai depender da característica de cada artista.

Papel

O papel mais utilizado pelos desenhistas é Papel Dessin – O tradicional “Papel Canson (papel com uma gramatura maior). Canson, na verdade, é a marca que produz o papel, mas pelo seu “monopólio”, o papel passou a ser conhecido por esse nome. Mas existem outros como: vegetal, sulfite, jornal, manteiga e isométrico. Vale a pena fazer testes para, assim, descobrir qual papel é mais apropriado ao seu estilo.

Esfuminho

Técnica de esfuminho
Técnica de esfuminho

Como mostra a imagem, o esfuminho serve para espalhar uniformemente a grafite, dando um aspecto real ao desenho. Ele é feito de papel jornal compacto enrolado.

Para o esfuminho não existe marca melhor que a outra, pelo menos nunca vi diferença nos que já usei. Mas, anote aí. Para você que quer melhorar seus desenhos e ainda não usa essa ferramenta, vale a pena conferir.

Há pessoas que preferem fazer esse trabalho com o dedo. Com o dedo também dá para fazer, mas o problema é que com o dedo é mais fácil de borrar, principalmente se a pessoa transpira pelos dedos. A grafite se junta com o suor fazendo uma “tinta” que borrará seu desenho que dificilmente se conseguirá corrigir.

O efeito do esfuminho no desenho
Técnica de esfuminho com o dedo

Iluminação

Não poderia deixar de falar da importância da iluminação do ambiente. Deve-se escolher um local bem iluminado ou, ainda, com uma luminária. Existem vários detalhes na imagem que só podem ser vistos com uma boa iluminação. E, além do mais, ela preserva sua saúde, pois o ambiente pouco iluminado fará com que force mais os olhos, o que pode lhe trazer problemas oftalmológicos pelo fato de se passar muitas horas no exercício do desenho.
Por último, deve-se ter muita paciência. Às vezes, queremos terminar um desenho logo e acabamos pecando no acabamento. O meu conselho é: está cansado, de saco cheio? Então, pare e relaxe um pouco. Tenho certeza que isso contribuirá para uma maior valorização da sua obra.

***DOWNLOAD ***

Se gostou desse forum, você pode baixa-lo gratuitamente para seu computador em formato PDF.

Obs. Caso o Link não esteja mais disponível, favor deixar um comentário avisando, que enviarei uma notificação no seu email quando disponibilizar.

136 comentários em “Materiais p/ desenho

  1. Pingback: Cabelo dourado, porque roubas o brilho do sol? « A EXPRESÃO DA ARTE

  2. Pingback: Baixando os artigos « A EXPRESÃO DA ARTE

  3. Esses lápis são ótimos mas eu prefiro os da Faber!! A madeira não esfarela!!
    Dessiner diz:
    bom, cada artista tem suas preferencias. eu já usei muito o faber, mas quando conheci o staedtler fiquei impressionado com ele! Mas é claro que cada artista procura o material que se adapte melhor para seu estilo de desenhar!

  4. Gostaria de saber se essas marcas são facilmente encontradas aqui no Brasil ou se devo comprar de fora? Se der para comprar aqui, pode me recomendar algumas lojas?

    Obrigado.
    Dessiner diz:
    São, mas não em qualquer papelaria. Você encontrará em lojas especializadas em materiais artísticos. voce pode encontrar em sites para venda tbm. Existe o site do charles lavesso, procura por esse nome no google que vc vai achar, em seu site ele tem esses materiais a disposição.

    • A melhor marca é a CARAN d’Ache, não tem nem comparação! O problema é que é o olho da cara. =/

  5. esse ano farei um trabalho na escola e terei que grafitar alguma coisa na parede da quadra. E quero saber qual o melhor lugar para comprar esprei.

    Dessiner diz:
    Em boas papelarias e lojas especializadas para produtos artisticos.

    Detalhe, trabalho com lápis Grafite, e não Grafite em sprey. srsr espero ter ajudado mesmo assim.

  6. Olá Dessiner.

    Gostaria de saber algo sobre o esfuminho. Tenho utilizado algodão no local do efuminho e gostaria de saber se a diferença entre eles é realmente muito grande. Se n for fico com o algodão.

    Fica bem.
    Dessiner diz:
    A diferença entre o esfuminho e o algodão é na forma de empregar cada um. O esfuminho eu utilizo mais para detalhes pequenos ou quando exige um grau de fricção um pouco maior. O algodão é para texturas com menos detalhes, onde você pode passar sem medo de errar, ex: nas bochechas de um rosto, testa…, e o esfunho seria bem utilizado para fazer o nariz, ollho, boca… . Compreendeu? se você usar corretamente cada uma das ferramentas terá um resultado.

  7. Eu gostei muito de suas dicas e com certeza elas são reais, pois desenhos a algum tempo e fui descobrindo certos instrumentos de trabalho como esses que citaste acima.
    Eu procuro não só técnicas novas, como outros tipos de materiais que possam auxiliar meu desempenho.
    Sou autodidata e não fiz curso(ainda), aproveitando teu conhecimento, gostaria de saber se existem outros tipos de materiais que ajudem a fazer um bom trabalho durante e no retoque final?
    Desde jpa abradeço!

  8. Simplesmente fantástico, olha to cinquentinha e comecei a desnhar agora…rs… to sempre procurando aprender, só via net…a gana é curta…e matérias como estas tuas são simpelsmente um presente…
    Acima de tudo, MUITO OBRIGADO, e por favor, não pare!!!…rs/
    [

  9. Muito bom seu trabalho! Parabéns, já aprendi muita coisa aqui, porém não encontro ainda um tutorial que explique como usar boleador. Tenho muita dúvida em relação a isso e pretendo comprá-lo com alguns materiais que encomendarei desse site que vc indica.
    Você tem algum tutorial sobre isso, ou sabe me indicar algum site que me auxilie? Obrigada pela atenção.

    • Eu uso os dois lados do papel, cada lado a utilizar vai depender do que eu vou querer fazer! Se quero um desenho mais liso, como por exemplo de um carro, onde o metal é liso e brilhoso, uso o lado liso do papel, mas se vou desenhar superfícies rugosas, uso o lado granulado! entendeu?

    • Bom, considerando que o rosto de uma pessoa é uma superfície porosa, eu prefiro usar o lado poroso! A menos que eu queira que o desenho fique totalmente liso, mas no caso da pele, não é o esperado! Para a pele, espera-se que tenha poros bem suaves!

  10. Nossa adorei essa explicação! Eu estou começando agora no ramo do desenho e estou faminta por informações! Nunca desenhei mas sempre quis desde pequena e agora é um sonho que começa a se realizar! Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco! ^^

    • Oi Karoll,
      Essa fome por informações é muito boa! Aproveite enquanto o apetite está forte para sugar o máximo de informações possíveis, e acima de tudo, não se esqueça de pô-las em pratica!

  11. Inclusive, o lado poroso, pode se usar as próprias hachuras do papel para conseguir um bom resultado com os poros. Estou fazendo isso e conseguindo bons resultados.

    • é verdade!
      As vezes as pessoas me perguntam qual papel é melhor! na verdade não tem um padrão, tudo vai depender do que você deseja fazer, como o papel utilizado pode te ajudar no objetivo!

  12. Estou começando agora e gostaria de saber se posso trocar o esfuminho por alguma outra coisa pois onde eu morro não acho o esfuminho para compra de jeito nenhum.
    E as borracha acima tambem não e nem todas as graduações de lapis posso trocar por outras graduações e marcas que obterie um bom resultado?
    Vlw pelo Site é muito bom mesmo ajudou bastante

    • Olá james,
      Você pode encontrar esses materiais para comprar na página comprar materiais deste site! tem todos os materiais necessários!
      Agora, se conseguir substituir esses materiais por outros de qualidade tbm, com certeza terás bom resultado!

  13. Olá Ornam, gostaria de elogiar seu talento e tb sua humildade no que faz pois vc dá dicas incríveis coisas que desenhistas esconde a sete chaves saiba que vc só tem a ganhar com isso pois adorei seu site e acredito que todos que passam por aqui se sente bem parabéns e continue assim

  14. parabens ORNAM, gostaria apenas de enfatizar o que o colega acima disse, e lhe dizer q DEUS esta vendo tudo o que tem feito, especialmente essa humildade de ajudar-nos com dicas valiosas,principalmente para iniciantes não perderem o folego, gostaria de pedir se possivel um tutorial sobre esboços e proporção correta,abraço.

  15. Oi , Ornam, tudo bem ?
    Estive aqui visitando seu blog e vi que você é um rapaz muito bem informado sobre desenhos e materiais!
    Gostaria de uma informação se você soubesse …
    Queria muito saber qual é o lápis que esse desenhista alemão usa para dar esse emenso brilho em alguns de seus desenhos?
    http://www.dzimirsky.com/

  16. Meu Deus!!! você é incrivel, estava procurando essas informações há algum tempo, vi alguns desenhos do Charles Lavesso, puxa… você nem sabe como me ajudou.
    Há muitos anos sonho em desenhar, e não tenho tempo hábil, só nas horas de folga, aí encontro seu material, nossa!!!! que delícia, muito bom, muito bom mesmo.
    E o Boleador? vai dar as dicas?
    Muito obrigado amigo, você é muito legal por dividir o que sabe.
    Parabéns.

  17. Cara…há algum tempo tinha perdido o interesse por desenho.Desde criança tive este dom,mas trabalho e faculdade não deixavam mais espaço e o interesse acabou;mas quando descobri este site e a graça que é fazer desenho realista,aquela chama reaviveu…obrigado garoto por este avivamento que me deste…agora quero aprender fazer estes desenhos…vc é um artista…que o nosso Senhor Deus todo poderoso te abençoe em nome de Jesus Cristo,nosso único salvador….

    um grande abraço…

    Luís…

  18. olha, vc tem um coração enorme sabia. Um cara q sabe tudo isso e ensina pessoas q ela nem conhece sem cobrar nada. eu gostei muito e vou dizer p/ todos os meus amigos

  19. oi eu amei as dicas mas eu nao encontrei em nenhum site para comprar a borracha que pode modelar e tmb n encontrei o esfuminho … voce pode me passar um site por favor ?
    valeu

  20. oi,eu comecei a desenhar novamente a 2 meses acho que estou no caminho certo , preciso de opinioes de quem entenda melhor do que eu ,vejam no meu orkut (gledenilsonbraz@gmail.com) noto melhoras a cada desenho, obrigado pela atensão,até mais.

  21. Olá Ornam! Tenho uma grande paixão pelo grafitte, já desenho a alguns anos e gostei muito de seus trabalhos, são divinos, meus parabéns!! Abraços!

  22. Fico muito grata pelas indicações, pois até aqui sempre fiz tudo de maneira indevida.
    Parabéns pela iniciativa, pois não são todas as pessoas que se propõem a compartilhar saberes desta forma. Isso é ser um artista.

    P.s.: Perfeitos teus desenhos!!!!!!

  23. ei to gostandu muito das esplicaçoes,a muita coisa que eu nao conhesçia mas tinha uma grande curiosidade.as vezes tinha vontade de perguntar a algunhas pessouas mas nem todu mundo tem essi seu conhesçimento,to facinadu mesmu e queru aprender de verdade.eu espero consseguir tenhu muito interessi.

  24. Muito boa a explicação..sucesso em seu trabalho..
    Ainda tenho 13 anos mas já comecei a desenhar por conta de uma prof que veio nos dar aula na metade do ano. E hoje já fiz vários desenhos , mas minha prima quer que eu faça uma caricatura dela.É a primeira vez que faço e estou com algumas dificuldades em saber o material certo para se começar , qual é a sua dica?

  25. Boa explicação, eu uso esses lápis, mas são caros… Aqui onde eu moro tem muitas papelarias é capaz de eu achar esses lápis na minha cidade, mas eu comprei pela internet.
    O da Faber-Castel e bom, mas eu prefiro esse aqui que eu uso.
    Muito sucesso pra você !

  26. Ornam,
    Saúde e paz !

    Sua generosidade é bela, sua capacidade grandiosa, sua vontade de dividir informações… …….magnifica !
    Comecei a me dedicar pelo desenho / grafite a pouco tempo. Pesquisando sobre o assunto encontrei VOCÊ… como raios de sol invadindo minha sala.
    Proteção Divina,

    Gleide Gavim
    dez. 2011

  27. ai vlw msm pelas dias vou compra çapis por lapis e borracha por borracha mais aew tinha q dizer aii algum lugar ande nos possamos encontrar ja proucurei pra pakas e nada mais vlw e boa sorte ai e q deus lhe de mais talento

  28. Aiiin será que vou conseguiir ? rs, todo mundo diz que levo jeito mas parece ser tão difícil né ? :/
    aah e parabéns pelo site, super informativo *-*

  29. ótimas dicas, quais grafites uso para desenhar retratos, uso o 6b mas não acho que seria o ideal e esfuminho faço com o dedo mesmo, não desenho muito faces trabalho mais com desenhos arquitetônicos, mas me impressiono com o a qualidade dos detales do grafite. abraço, sucesso

  30. Muito obrigada pelas dicas! Tenho 36, desenhei muito quando era criança para aguentar a “barra pesada”. Agora quero recomeçar para ter um lazer. Quero me divertir com isso.
    Obrigada pelas dicas, mais uma vez.

  31. muito boa essas dicas eu praticamente ja me considero muito bom em grafites rostos humanos mas na minha cidade e dificil de acha materiai adequados valeu pelas dica boa sorte com seu trabalhos!!!

  32. Adorei as dicas dadas…nunca fiz curso de desenho estou tentando aprender sosinha, mas com as suas dicas ficou muito mais facil. obrigado pelas dicas!
    Gostaria de saber mais referente a como fazer os sombreamentos adequados.

  33. bem…. comprei o estojo da koh-i-noor de 24 lápis somente esperando chegar … queria saber alguns sites de materias artisticos .. na minha cidade não tem todos materias q eu nessecito …. bom trabalho muito bom mesmo

  34. Amei esseTutorial que você fez. Mas gostaria de saber um pouco mais sobre a borracha Limpa-Tipos. Ganhei uma, ainda não tinha ouvido falar nela, e tenho duvidas na maneira que devo guarda-la ou usa-la. Agradeço desde já.

  35. eu comecei a desenhar realista agora, eu uso lápis da faber agora pois são mais baratos e creio que para começar n adianta gastar um dinherama hehe eu uso a caneta borracha e o esfuminho, mas eu adoro testar materiais novos, vou comprar uma borracha plástica e limpa tipo, para ver como elas podem me ajudar XD (todos sites e artistas falam que elas são indispensáveis Oo tenho que ter né? haha) e vou comprar carvão também, adoro materiais novos, desde que sejam preto e branco XD

  36. Adorei suas dicas!!!’ Estou começando agora com meus croquis, faço eles com uma pegada meio mangá tipo, nos detalhes da face e tal, mais não sei ainda como deixa-los com ar mais realista pois não sei sombrear e fazer texturas na folha, gostaria que você me dissece como deixar os desenhos realistas e que materiais usar. Simplesmente amei o seu blog!!!’ Parabéns!!!’ Ass: Marcella Aiko Burfella, 12 anos.

  37. Vou Começar a usar essas técnicas e esses materiais a partir de hj….rsrsrs…sempre desenhei a lapis normal…Num ficam muito ruim não…mais da pra perceber q com um bom material o nosso trabalho fika melhor….

  38. ola fera tudo bem?gostaria de falar q seus trabalhos são fantástico e os tutorias são de grande ajuda p quem esta começando, no caso eu rsrsrs

    estou começando a desenhar rostos, no começo fazia na sulfite msm,agora comprei um papel da canson 200g/m2 no site q comprei tbm tem um de 140g/m2 gostaria de saber qual dos dois eh melhor p desenhar? e se tem outro melhor q esses ou qual vc usa nos seus desenho p rosto?

    vlw e obrigado

  39. Este site ajudou-me muito. Eu precisa de um material de desenho para melhorar a qualidade, mas não sabia o nome desse tal objeto, e afinal chama-se esfuminho. Podia acrescentar um novo material para as partes das borrachas, agora há uma nova borracha para apagar completamente o carvão, e é feita de pão moído, apaga muito bem. Obrigada.

  40. nossa eu não sabia que existia esse tal de esfuminho eu fazia tudo com lápis 6b e espalhava com o dedo esfregando a folha assim eu estraguei muitos desenhos que poderiam ter ficado perfeitos!!!!!!!!!!!!!!!!!!Parabéns pelos seus desenhos eu fiquei apaixonada por eles,parabéns mesmo!!!!!!!!

  41. Ornan, poderia me ajudar por favor? Quero utilizar um papel mais resistente pra fazer desenhos realistas, porem não sei qual gramatura é a melhor para obter um desenho mais real.. Pois comprei um papel da gramatura 140, e deixou o desenho áspero e não liso como eu esperava.

    • Esses papeis de maior gramatura, tem este aspecto rugoso mesmo, da um efeito diferente no desenho! Se você quer que seu desenho fique liso, naturalmente o papel tem que ser liso também.
      Tem papeis de gramatura maior e lisos, tipo cartolina, faça o teste com eles, talvez obtenha o resultado esperado.

  42. Sou um velho desenhista que procura aprender novas técnicas, como desenhar cabelos por exemplo, gostaria que olhassem o meu blog: dilalemos.blogspot.com e me dessem uma opinião abalizada, ficarei imensamente feliz. Tenho 78 anos e tive um AVC que me deixou com o lado esquerdo sem muita ação. Muito obrigado mesmo e que Deus lhes pague.

  43. Na verdade,eu ja sei desenhar algumas coisas,só preciso aprender a técnica do sfumaço, e com essas dicas de materiais, vou conseguir tornar meu sonho em realidade,assim espero.obrigada!

  44. nossa adorei seu site eu fui enfluenciada pela prof de artes ela me falou desses tipos de materiais e como eu adoro desenhar resolvi entrar em seu site gostei muito explica direitinha obrigada espero q vc veja meu comentario

  45. gostaria de saber qual a melhor marca de lapis de cor profissional ?ou as melhores marcas?tanto faz o tipo ,aquarelavel,normal ,uso todos os tipos de lapis de cor q puder.

  46. Oi, entrei por acaso no seu blog, amei as dicas , faço desenho desde criança mas eu já estava afastada desde mundo do desenho a alguns anos e como meu tempo é curto nas minhas horas de lazer tenha muita vontade de desenhar só eu não tinha toda essa técnica, até fiz um cursinho básico de caricatura mas parei por causa do trabalho. Mas agora que te achei aqui me deu uma imensa vontade de recomeçar tudo de novo. Sou apaixonada por desenho, escultura e pintura. Mas agora que vi seu blog vou arrumar um tempinho e vou praticar essas tão abençoadas dicas que você esta compartilhando com todos. Muito obrigada pela sua generosidade em passar suas técnicas. Você sim é um mestre sabe ouvir e compartilhar a sua sabedoria. Parabéns!!! Silvia Meireles Lemos

  47. existe algum tipo de lapis para fazer a parte branca do cabelo grizalho?
    eu ja faço alguns desenhos mas nunca consegui fazer um grizalho perfeito como daqueles profissionais

    • 2h.HB.H sao uma boa começe pela ordem q eu descrevi pois o H é o tom mas claro. os outros sao mais escuros,começe contornado pelo 2h,depois HB e para deixar bem claro e grisalho o H. espeero que tenha ajudado bjus

  48. que saco nao entendo nada ainda. os efeitos de cada um tem sua caracteristicas. mas é dificil saber qual é o certo para cada desenho

  49. Eu não sei como mas eu na época que estava na escola trouxe uns lápis e nem sabia que aquilo era grafite, nem percebia nada de desenho, a verdade é que fui desenhando e aplicando técnicas e meus desenhos estão cada vez melhores e a verdade é que uso materiais caseiros, limpa-ouvidos papel higiénico, tudo isso para espalhar o grafite.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s