Materiais p/ desenho

Aqui estão sugeridos alguns dos melhores materiais para se trabalhar no desenho à grafite. Importante lembrar que não tenho objetivo de fazer “merchandising”, até porque se paga muito pouco atualmente por isso (srsr), mas sim  mostrar opções para quem desejar conhecer um bom material, o que é essencial para o desenho realista.

Lápis

Os lápis são fundamentais. Dependendo da técnica utilizada, eles farão muita diferença no resultado final, principalmente para quem não gosta de trabalhar com esfuminho (citado logo abaixo).

Quando comecei a desenhar, só trabalhava com os lápis Faber Castell,  que para mim eram os melhores (pelo menos era o melhor dos que eu conhecia). Sei que o Faber Castell é o xodó de muitos desenhistas, pois a maioria de nós aprendeu “empunhando” um destes. Mas, fiquem tranqüilos e não se aborreçam, concordo que este material é bom, mas vou dar ênfase em outros que considero superiores.

As marcas que mais se destacam são a Koh-i-Noor e Staedtler. As duas são muito boas, mas gosto mais da primeira. A grande diferença de um bom lápis para um comum está na sua consistência. Geralmente lápis comum, tem uma ponta mais rija, tornando mais difícil o sombreado.

Estojo da Koh-i-Noor

Estojo da Koh-i-Noor

Os lápis são divididos em graduações:

dura                                              média                                                  macia
8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, HB, F, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B

Por “H” entende-se “Hard” – uma mina dura.
Por “B” entende-se “Brand” ou “Black” – uma mina macia ou preta.
Por “HB” entende-se “Hard/Brand”- uma mina de dureza média

A diferença entre eles está na graduação e rigidez. Analisando os tipos citados, são mais macios e tem uma graduação mais forte (mais escuro o risco) da esquerda para direita. Então, para cada sombra, existe um lápis proporcional à sua intensidade. É claro que você não precisa ter todos, mas uns 4 ou 5 tons seriam essenciais.

Escala de graduação dos lápis Staedtler

Escala de graduação dos lápis Staedtler

A grafite do lápis é composta por uma mistura de carvão e argila. O que determina a sua graduação e maciez é a proporção dessa mistura. Quanto mais carvão e menos argila, mais macio e negro fica a grafite, e quanto menos grafite e mais carvão, ela fica mais rija e clara.

Borracha

No desenho artístico, temos uma gama de borrachas bastante variada para diversos tipos de uso. A mais utilizada é a famosa “limpa-tipos”, borracha que foi criada para limpar erros de datilografia (em máquina de escrever).

Tipos de borracha para desenho
Tipos de borracha para desenho

O nome limpa-tipos vem do termo tipos, que é o nome dado a letra da máquina de escrever. Está borracha é totalmente maleável, semelhante a uma massa de modelar. A sua textura extra suave permite absorver as partículas mais pequenas sem danificar o papel. Com isso, pode-se moldar a borracha na forma desejada, ajustando a necessidade do momento. A sua outra vantagem, é que ela é uma borracha que não borra, e sua finalidade básica é de retirar o excesso de grafite do desenho. Considero-a indispensável.

A borracha plástica também é muito importante, pois permite apagar traços mais fortes e principalmente na hora de dar forma ao cabelo (ela é a grande responsável pelos efeitos de brilho e “ondulação”). Por ser uma borracha dura, que permite um acabamento muito bom, nos cabelos como em várias outras partes que se necessite.

A caneta borracha é útil para apagar lugares com muitos detalhes, como os olhos, a boca, enfim, lugares que necessite de mais precisão. Mas, tenho usado a limpa-tipos e ela me tem sido de grande valia até o momento.

Existem outros tipos de borracha, mas as principais são estas. Acredito que seja o suficiente para se trabalhar. É claro que isso vai depender da característica de cada artista.

Papel

O papel mais utilizado pelos desenhistas é Papel Dessin – O tradicional “Papel Canson (papel com uma gramatura maior). Canson, na verdade, é a marca que produz o papel, mas pelo seu “monopólio”, o papel passou a ser conhecido por esse nome. Mas existem outros como: vegetal, sulfite, jornal, manteiga e isométrico. Vale a pena fazer testes para, assim, descobrir qual papel é mais apropriado ao seu estilo.

Esfuminho

Técnica de esfuminho
Técnica de esfuminho

Como mostra a imagem, o esfuminho serve para espalhar uniformemente a grafite, dando um aspecto real ao desenho. Ele é feito de papel jornal compacto enrolado.

Para o esfuminho não existe marca melhor que a outra, pelo menos nunca vi diferença nos que já usei. Mas, anote aí. Para você que quer melhorar seus desenhos e ainda não usa essa ferramenta, vale a pena conferir.

Há pessoas que preferem fazer esse trabalho com o dedo. Com o dedo também dá para fazer, mas o problema é que com o dedo é mais fácil de borrar, principalmente se a pessoa transpira pelos dedos. A grafite se junta com o suor fazendo uma “tinta” que borrará seu desenho que dificilmente se conseguirá corrigir.

O efeito do esfuminho no desenho
Técnica de esfuminho com o dedo

Iluminação

Não poderia deixar de falar da importância da iluminação do ambiente. Deve-se escolher um local bem iluminado ou, ainda, com uma luminária. Existem vários detalhes na imagem que só podem ser vistos com uma boa iluminação. E, além do mais, ela preserva sua saúde, pois o ambiente pouco iluminado fará com que force mais os olhos, o que pode lhe trazer problemas oftalmológicos pelo fato de se passar muitas horas no exercício do desenho.
Por último, deve-se ter muita paciência. Às vezes, queremos terminar um desenho logo e acabamos pecando no acabamento. O meu conselho é: está cansado, de saco cheio? Então, pare e relaxe um pouco. Tenho certeza que isso contribuirá para uma maior valorização da sua obra.

***DOWNLOAD ***

Se gostou desse forum, você pode baixa-lo gratuitamente para seu computador em formato PDF.

Obs. Caso o Link não esteja mais disponível, favor deixar um comentário avisando, que enviarei uma notificação no seu email quando disponibilizar.

136 comentários em “Materiais p/ desenho

  1. Simplesmente fantástico, olha to cinquentinha e comecei a desnhar agora…rs… to sempre procurando aprender, só via net…a gana é curta…e matérias como estas tuas são simpelsmente um presente…
    Acima de tudo, MUITO OBRIGADO, e por favor, não pare!!!…rs/
    [

    Curtir

  2. Eu gostei muito de suas dicas e com certeza elas são reais, pois desenhos a algum tempo e fui descobrindo certos instrumentos de trabalho como esses que citaste acima.
    Eu procuro não só técnicas novas, como outros tipos de materiais que possam auxiliar meu desempenho.
    Sou autodidata e não fiz curso(ainda), aproveitando teu conhecimento, gostaria de saber se existem outros tipos de materiais que ajudem a fazer um bom trabalho durante e no retoque final?
    Desde jpa abradeço!

    Curtir

  3. Olá Dessiner.

    Gostaria de saber algo sobre o esfuminho. Tenho utilizado algodão no local do efuminho e gostaria de saber se a diferença entre eles é realmente muito grande. Se n for fico com o algodão.

    Fica bem.
    Dessiner diz:
    A diferença entre o esfuminho e o algodão é na forma de empregar cada um. O esfuminho eu utilizo mais para detalhes pequenos ou quando exige um grau de fricção um pouco maior. O algodão é para texturas com menos detalhes, onde você pode passar sem medo de errar, ex: nas bochechas de um rosto, testa…, e o esfunho seria bem utilizado para fazer o nariz, ollho, boca… . Compreendeu? se você usar corretamente cada uma das ferramentas terá um resultado.

    Curtir

  4. esse ano farei um trabalho na escola e terei que grafitar alguma coisa na parede da quadra. E quero saber qual o melhor lugar para comprar esprei.

    Dessiner diz:
    Em boas papelarias e lojas especializadas para produtos artisticos.

    Detalhe, trabalho com lápis Grafite, e não Grafite em sprey. srsr espero ter ajudado mesmo assim.

    Curtir

  5. Gostaria de saber se essas marcas são facilmente encontradas aqui no Brasil ou se devo comprar de fora? Se der para comprar aqui, pode me recomendar algumas lojas?

    Obrigado.
    Dessiner diz:
    São, mas não em qualquer papelaria. Você encontrará em lojas especializadas em materiais artísticos. voce pode encontrar em sites para venda tbm. Existe o site do charles lavesso, procura por esse nome no google que vc vai achar, em seu site ele tem esses materiais a disposição.

    Curtir

  6. Esses lápis são ótimos mas eu prefiro os da Faber!! A madeira não esfarela!!
    Dessiner diz:
    bom, cada artista tem suas preferencias. eu já usei muito o faber, mas quando conheci o staedtler fiquei impressionado com ele! Mas é claro que cada artista procura o material que se adapte melhor para seu estilo de desenhar!

    Curtir

  7. Pingback: Baixando os artigos « A EXPRESÃO DA ARTE

  8. Pingback: Cabelo dourado, porque roubas o brilho do sol? « A EXPRESÃO DA ARTE

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s