Cabelo à Grafite

Técnica de Sobreposição de Grafite

Por Ornam MMaia

Essa técnica consiste em se fazer o cabelo usando três lápis com diferentes graduações, basicamente o HB, 2B  e 4B. Começamos com o lápis mais leve, o HB conforme o exemplo. Deverás passar por toda a parte a ser feito o cabelo  (Pode-se dividir em etapas) de forma firme, e suave nas partes de grande intensidade de luz . Como ele é mais claro, podemos forçar um pouco nos riscos em quase toda a área do cabelo. Lembrando de sempre fazer, acompanhando o penteado, ou seja, o sentido dos fios.

Em seguida, com um lápis de uma graduação um pouco maior, 2b conforme exemplo, ir “riscando” por cima da primeira camada feita pelo HB, deixando as partes mais iluminadas sem essa segunda camada. Ou seja, a intenção é escurecer somente a parte que necessite, o que for para ficar claro deverá passar apenas  pela primeira camada com o HB.

E para finalizar,  com o 2b mesmo, ou 3b se necessário, fazer as partes mais escuras, forçando um pouco mais o lápis. Lembrando que essa terceira camada deverá ser aplicada somente nas partes mais escuras, ou seja, naquelas partes do “penteado” onde quase  não exista luz.

É claro que para um bom resultado vai depender da sua paciência em fazer os riscos na graduação certa e principalmente ficar atendo ao “penteado”.

Não tirei fotos das etapas desse cabelo, infelizmente não lembrei e por isso as imagens aqui apresentam apenas o resultado final, mas vou fazer um tutorial mais elaborado sobre essa técnica e postar nesse site em breve.


50 comentários em “Cabelo à Grafite

  1. Cara quanto tempo levou pra fazer o cabelo todo? Um dia inteiro eu vou precisar…

    Dessiner diz:
    Vai depender de como é o cabelo, se for liso, em média 2 hs, e se for bem ondulado, pode levar de 4 a 5 hs. Se for cabelo curto, pode ser bem rápido. Enfim, tudo depende dessas variáveis.

    Curtir

  2. poxa muito bom mesmo cara parabéns eu também desenho muito bem mas gostaria adquirir mas algumas técnicas principalmente a do cabelo exemplado acima obrigado “Gabriel”
    Dessiner diz:
    Ola Gabriel, eu ainda não tenho um material especifico sobre cabelos, mas é meu intento faze-lo. Recebo muitos pedidos referentes a esse assunto, mas ocorre que esse ano, termino da faculdade não está me sobrando tempo. Mas logo estarei fazendo esse material, conforme os demais que já estão disponibilizados para download na pagida Download do site.

    Curtir

  3. Oi, Ornam. Me chamo Nicolas, sou paulista tenho 14 anos e sou apaixonado por desenho desde os 4 anos de idade e sou um desenhista realista amador e também adorei usar a técnica do esfuminho!! Em 1º lugar, quero lhe parabenizar pelo talento enorme que você tem com o desenho realista, eu realmente adoro seus desenhos e você é meu novo ídolo…parabéns mesmo!! E também estou grato por suas dicas que estou aproveitando-as ao máximo…eu gostaria de saber mais umas dicas sobre cabelos…gostaria muito de algumas dicas sobre cabelo “arrepiado(masculino)” e cachiado(feminino)…agradeço mesmo de coração. Abraços do seu novo fã…. (^^)

    Dessiner diz:
    Olá Nicolas, peço desculpas por ter demorado tanto a responder. Por esses dias, as coisas andam muito corridas.
    Agradeço muito pelos elogios, muito obrigado mesmo! Fico feliz em saber que gostou dos desenhos.
    dicas sobre outras formas de cabelo será um próximo material que estarei preparando quando tiver tempo! fique atento ao site, que em breve terá atualizações.

    Curtir

  4. Olá!
    Eu novamente…
    Fiquei tão deslumbrada com este site e ainda tinha tantas coisas a fazer que acabei ficando meio atordoada e não consegui me expressar de forma objetiva…rs…
    Na realidade a pergunta era a seguinte:
    Como representar graficamente olhos verdes e azuis? Será que esta mesma técnica que vc aplicou no desenho dos cabelos pode ser utilizada no desenho dos olhos também?Enfim,gostaria de obter maiores detalhes sobre isto.

    Abraços

    Mais uma vez,parabéns e obrigada!

    Dessiner diz:
    Para ter uma boa noção de como fazer um olho, ou como expressar tons diferentes em um desenho, de uma boa olhada nesse tutorial, ele explica todos os processos de um desenho:

    http://dessiner.wordpress.com/como-usar-o-grafite/

    E você pode baixar, se quizer, o tutorial, e algumas vídeo aulas que encontrei na internet e reuni no site, para quem quizer fazer o download:

    http://dessiner.wordpress.com/downloads/

    E se mesmo assim, ainda restar alguma dúvida, fique à vontade para questionar novamente! Espero ter ajudado!

    Curtir

  5. Olá, Ornam!

    ÓOOOtimoooo !!!!

    Parabéns pelo talento e pela nobre atitude de empenhar seu tempo mantendo um site em prol da difusão da arte e do conhecimento, além de ter a paciência de disponibilizar passo a passo e de forma compreensível todos os “truques” do desenho realístico.
    E abusando ainda mais da sua paciência,como fazemos para dar esse tom “colorido” no desenho a grafite? Ou melhor,aproveitando esta mesma foto como exemplo, os olhos parecem claros,como conseguir esse efeito? Gostaria de saber se temos que usar algum tipo de grafite específico ou se obtemos esse efeito apenas alterando a pressão.

    Abraços
    E muiiiiito obrigada
    Dessiner diz:
    Ola Daniella,
    Na verdade para você conseguir esse efeito “Colorido”, você deve usar pelo menos 4 graduações de lápis diferentes. Sugiro o lápis Staedtler nas graduações: HB, 2B, 3B e 4B. Para cada graduação da imagem use o lápis correspondente! As graduações diferentes dos lápis permite um efeito muito melhor do que usar apenas uma graduação e alterar apenas a pressão colocada ao friccionar! Explico o porque: Porque a mina do lápis é composta por carvão e argila. Os lápis mais claros e mais duros, tem mais argila na sua composição, e os mais escuros e macios, tem mais grafite na composição. Se usamos um mesmo lápis, estamos usando a mesma composição, e a cor embora, com um degrade, será a mesma, agora alternando o grafite, podemos gozar das diversas tonalidades que essas composições resultam!

    Curtir

  6. Olá Ornam
    pow suas dicas são muito boas, pois desconheço essas técnicas + já desenho um pouco.
    Eu fiz um desenho meu e de minha namorada que modestia a parte fikou bom pelo menos recebi bastante elogios rsrs.
    Como eu disse suas dicas tem sido de muita valia pra min muito obrigado.
    abraço vlw.
    Dessiner diz:
    Parabéns pelo desenho da sua namorada! Com certeza você deve ter ganhado muitos pontos com ela, através disso!! Que bom que tenha gostado das técnicas também!!
    Falow.

    Curtir

  7. Olá de novo ornam

    Essa sua técnica de fazer cabelo é muito PERFEITA!!! Até eu estou tentado copiar, pena que não estou tendo muito progresso. Aqui vai uma pergunta: Qual a dica que você dá para fazer metais (armaduras, espadas, etc) com perfeição? Será que dá pra fazer com Nankim tão bem como no grafite?
    Dessiner diz:
    É uma boa questão, pode deixar que essa vai entrar na lista de tutoriais que ainda pretendo fazer sobre desenhos. Fazendo o efeito metálico.
    mas sobre o material, acredito que o grafite seja melhor, pelo brilho que ele apresenta.
    fique atento ao blog, e logo terei um tutorial a respeito!

    Curtir

  8. caro ornam ,
    muito bom mesmo os seus desenhos e quanto as dicas sao bem massa.
    se seguidas corretamente e com paciência sairá um bom resultado.
    vou participar deste concurso e vou ficar em 1° Lugar rsrsrs.
    se tu puder dá uma olhada nos meus desenhos o meu orkut é jorgecolleman@yahoo.com.br
    forte abraço
    fica com Deus.
    Dessiner diz:
    Beleza, Jorge. Quero ver você em primeiro lugar então! Mas até agora, não lembro de ter recebido desenho seu para o concurso. fique atento pois as inscrições vão apenas até 05 de fevereiro.

    Curtir

    • Boas, gostei muito das explicações. Gostaria imenso de ter a sua opinião sobre os meus trabalhos. è nunca frequentei num curso nem coisa do genoro. Entao…desde já, gostaria que me informa-se qual o melhor papel pra desenhar a graffiti. Sei que tenho algo mais que aprender em alguns toques como o cabelo por exemplo.

      Os meus amigos dizen-me…porque nao vais fazer desenhos pra rua? Eu digo…épa..,´há pessoas melhores que eu, e mais preparadas, eu nao acho que seteja. Gostaria da sua opinião, em tudo o que oçe achar que deve ser mais trabalhado. Abraços,m aguardo respostas.

      Curtir

  9. Pingback: Técnica – Sobreposição de Grafite « A EXPRESSÃO DA ARTE

Deixe seu Comentário, Crítica ou Elogio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s